Plano de Defesa Espacial das Nações Unidas

asteroid-apophis-illustration

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma série de medidas – propostas por antigos astronautas – de modo a proteger o planeta do perigo de colisão de asteróides.
As Nações Unidas também planeiam criar um Grupo Internacional de Aviso de Asteróides (International Asteroid Warning Group) de modo a haver uma maior partilha de informação em caso de perigo de colisão.
Por outro lado, o comité das Nações Unidas chamado Committee on the Peaceful Uses of Outer Space pretende coordenar uma missão que leve uma sonda a colidir com um asteróide de modo a mudar-lhe a trajectória. O objectivo é tentar perceber se estamos preparados para desviar um asteróide caso ele venha directo à Terra.

1. Putz, Fernando! E isso lá é possível?

2. Que tal a ideia de se usar vários projéteis sólidos, com diversas toneladas, que aproveitem o efeito do estilingue gravitacional, entre a Terra e Vênus, a fim de multiplicar sua energia cinética para se necessário interceptar um meteoro ou asteroide?