Sun4All – vamos identificar manchas solares

Como sabem, existem vários projectos gerados a partir da colaboração de cidadãos-cientistas: ou seja, onde a pessoa comum, a partir do seu computador em casa, pode fazer contribuições importantes para o conhecimento científico.
Podem ver alguns desses projectos aqui e aqui.

O Sun4All é um desses projectos. Está a ser dinamizado pelo Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e está a ser divulgado pela Ideias Concertadas, através da plataforma do Socientize (ciência-cidadã) em Portugal, aqui.
No Sun4All, todos podemos identificar manchas solares a partir de 30.000 registos do Sol obtidos no Observatório Astronómico de Coimbra, desde 1926.
Os espectros solares estão disponíveis para qualquer utilizador, aqui.

Leiam mais detalhes, no artigo do jornal Público, aqui.

Só como curiosidade, esta foi a imagem solar feita pelo Observatório Astronómico de Coimbra 2 dias antes do dia do meu nascimento (no meu dia de nascimento, não existe imagem… vou assumir que o Sol explodiu quando me viu 😛 ). Como podem ver, foi um dia com várias manchas solares, e certamente que a “banda” que se vê sobre o Sol é, como diria Percival Lowell, um conjunto de canais de irrigação construídos pelos Solarians 😀

Crédito: Observatório Astronómico de Coimbra

Crédito: Observatório Astronómico de Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights