As Geminídeas em 2013 já caem

E para terminar o ano de 2013 em grande, nada como uma das melhores chuvas de meteoros do ano para encher o céu de espanto e admiração. Neste caso as Geminídeas que decorrem entre os dias 4 e 17 de dezembro e verão o seu pico a acontecer às 05h54 UT (Hora Universal e a mesma hora de Portugal Continental) [03h54 em Brasília].

Esta chuva tem uma boa duração de atividade, podendo ser observada entre os dias 4 e 17 de dezembro, sempre com uma grande produção de ‘bolas de fogo’. A melhor altura para observar será a partir das 22h00 UT do dia 13 de dezembro até ao amanhecer do dia 14. Em locais mais escuros (longe da poluição luminosa das cidades) seria possível observar mais de 60 meteoros por hora, até ao seu pico, às 05h54 UT, onde se esperaria uma Taxa Horária Zenital (THZ) de cerca de 120 meteoros.

O uso do condicional (“esperar-se-ia” e não “espera-se”) é propositado já que nesta madrugado de “chuva de estrelas” a Lua estará a cerca de 91% da sua luminosidade total numa posição próxima da radiante desta chuva de meteoros. Neste caso, a radiante (ponto a partir do qual parecem surgir os meteoros) localiza-se na constelação de Gémeos, o que resulta no nome Geminídeas. A luz “excessiva” da Lua quase cheia irá, obviamente, ofuscar os meteoros menos brilhantes, podendo fazer a taxa horária baixar para metade.

De qualquer forma, e caso as condições meteorológicas o permitam, aproveite para visitar um local mais escuro, de preferência longe da luz excessiva dos grandes centros urbanos, e deleite-se com um espectáculo que promete sempre surpreender. Lembramos que não é necessário material astronómico para observar uma chuva de meteoros, bastando um local escuro, paciência e vontade de se deslumbrar.

Para observar este fenómeno deverá encontrar a radiante que, neste caso, se encontra na constelação de Gémeos. A posição desta chuva de meteoros no horizonte celeste é perfeita, uma vez que a torna visível em todo o globo. A imagem à esquerda mostra o céu de Lisboa às 22h00 locais (podendo servir de referência a todo o hemisfério norte) e a da direita mostra o céu de Brasília às 03h54 locais (hora do pico de atividade das Geminídeas), servindo de referência para todo o Brasil e hemisfério Sul.

 

A constelação de Gémeos vista a partir de Brasília, às 03h54 do dia 14 de dezembro (serve como referência para todo o Brasil e hemisfério sul).

A constelação de Gémeos vista a partir de Brasília, às 03h54 do dia 14 de dezembro (serve como referência para todo o Brasil e hemisfério sul). Carregue na Imagem para aumentar a mesma.

A constelação de Gémeos vista a partir de Lisboa às 22h00 do dia 13 de dezembro (serve como referência para todo o país e hemisfério norte).

A constelação de Gémeos vista a partir de Lisboa às 22h00 do dia 13 de dezembro (serve como referência para todo o hemisfério norte). Carregue na Imagem para aumentar a mesma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lembramos que as Geminídeas, ao contrário das outras chuvas, não resulta de detritos de um cometa mas de um objeto rochoso com o nome 3200 Phaethon, sendo a sua corrente de detritos muito superior às outras chuvas, num fator de 5 para 500. No entanto, esta objecto continua envolto em mistério já que foge a uma consensual definição científica há várias décadas. Saiba tudo sobre as Geminídeas e sobre a sua origem nesta ligação.

 

Recursos:

Mapa do céu de dezembro (hemisfério Norte)

Mapa do céu de dezembro (hemisfério Sul)

Use esta aplicação para saber quantos meteoros poderá ver no local onde se encontra, em qualquer uma das chuvas de meteoros.

 

9 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. ESTAVAMOS EM SETE LAGOAS MINAS GERAIS MG 238 KM23 QUANDO ELA PASSOU FOI INESQUECIVEL…. APROXIMADAMENTE ENTRE 3:30 DA MANHA DO DIA 14/12/2013.COM JULIANA SOUZA E CELSO CUNHA.
    SE A TERRA VAI EXPLODIR COM ELA VAI SER LINDO D+++++!!!!!!!NAO TENHAM MEDO.

    1. A Terra não vai explodir, muito menos com estrelas cadentes…

  2. Outras fontes disseram que começaria às 2:30 e terminaria por volta da 5:40 … Todavia vou fkar esse horário só filmando ^^

    • Emerson Peixoto on 13/12/2013 at 11:38
    • Responder

    Bom dia! aqui no sul do país! qual horário para começar a observar esta chuva?qual o horário de pico?valeu!!!!

    1. Está no texto…

  3. Desde o início da chuva que venho acompanhando. Já vi 24 lindos meteoros. Mas espero chegar aos 100 até o dia 15. Vale lembrar que ao mesmo tempo há outras chuvas ativas (Puppid- Velids,Monocerotids, Sigma-Hyrids, Comae Berenicids, December Leonids Minorids ,Ursids e Quadrantids – em Ingês) o que faz do céu um verdadeiro espetáculo nas madrugadas de Dezembro!!!

  4. Legal

    E algum sinal de alguma chuva de meteoritos derivada do Ison?

    1. especialistas estimam entre so dias 12 a 15/01/2014 uma chuva de meteoros derivada dos detritos do ISON, que será melhor vista no hemisfério Norte .

      1. Quais especialistas? Fonte?

        abraços

  1. […] vídeo). Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009). Dracónidas (e aqui). Leónidas. Geminídeas (2013, 2008). […]

  2. […] semana em que temos a chuva de estrelas Geminídeas, o episódio semanal do Céu da Semana fala-nos desse fenómeno além de nos dar dicas para a […]

  3. […] Na noite da passada 3ª feira, os residentes da cidade de Tucson, no Arizona, EUA, assustaram-se com o enorme estrondo que ouviram vindo do céu. A causa foi vista a atravessar os céus por uma câmera num carro: uma estrela cadente a desintegrar-se na atmosfera. O objecto originalmente de 40 centímetros de diâmetro poderá ter sido um dos meteoros da chuva de estrelas Geminídeas. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.