Alan Alda lança desafio para cientistas de todo o mundo

color-question

O ator, diretor, roteirista e escritor norte-americano Alan Alda, que ficou mais conhecido pela série de TV M*A*S*H (se você não tem mais de 40 anos nem é aficcionado pela historiografia da televisão americana, dificilmente você vai lembrar dessa série), faz parte do conselho do Alan Alda Center for Communicating Science, uma organização interdisciplinar fundada em 2009 junto com o Stony Brook University’s School of Journalism, cujo principal objetivo é ajudar cientistas a se comunicar de forma mais eficiente com o público em geral, incluindo políticos, estudantes, patrocinadores e mídia.

Todo ano, o centro lança “The Flame challenge”, uma espécie de concurso que desafia cientistas a formular respostas para questões científicas complexas a partir de perguntas feitas por estudantes de 11 anos. A pergunta deste ano é: “O que é a cor?”. Esta é uma pergunta fundamental nas ciências e pode ser respondida da perspectiva da física, química, psicologia, e até a partir da perspectiva oceanográfica e geológica.

Para escolher o desafio deste ano, o Alda Center coletou mais de 800 questões de crianças ao redor do mundo. Muitas questões diferentes foram feitas a respeito de cor, incluindo “Meu azul é o mesmo azul dele?” “Todo mundo vê cor do mesmo jeito?” e até uma das mais clássicas perguntas infantis: “Por que o céu é azul?”

Podem participar cientistas de todo o mundo para enviar as perguntas e professores também podem inscrever sua escola e alunos para julgar as perguntas, é só acessar o formulário de registro (em inglês)Quem se interessar, pode usar o formulário para emitir as respostas aqui. Confira as regras do desafio e o F.A.Q. Mais informações na página do Alan Alda Center.

Confira o vídeo em que o próprio Alan Alda explica a iniciativa (em inglês):

[vimeo id=”80383916″]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights