Wounda e um Video Simplesmente Emocionante

The Jane Goodall Institute (JGI) é uma organização, sem fins lucrativos, sediada no Condado de Arlington, com escritórios situados em quase todos os continentes. Iniciada suas atividades em 1977, sua fundadora, srta. Jane Goodall, primatologista britânica, é atuante numa “melhor compreensão global e tratamento de grandes símios através da pesquisa, educação pública e defesa (tradução livre).”  

19XR-450x238

Recentemente, foi posto a público um video que mostra a chimpanzé Wounda, após ter sido cuidada e tratada por Jane Goodall, Receba Atencia e colaboradores , sendo libertada em um santuário situado na ilha de Tchindzoulou

Wounda foi encontrada pelo Instituto da srta. Goodall, em  grave estado de saúde, após caçadores terem matado sua mãe. 

Entretanto, Wounda seria mais uma, dentre uma centena de chimpanzés, que vivem temporariamente no Tchimpounga Chimpanzee Rehabilitation Center (TCRC) (Centro de Reabilitação de propriedade do Instituto Jane Goodall), situado  na República do Congo, se não fosse pelo seu singelo sinal de agradecimento àqueles que a cuidaram na sua reabilitação e posterior liberação ao santuário criado pelo Instituto:

[vimeo id=”69485659″ w=”640″ h=”360″]

Não há necessidade de entrarmos na questão da interferência ou não do ser humano, no que se concerne ao processo das comunidades e ecossistemas.

Retirando-se o conhecimento que a natureza, de um modo geral, “desconhece” conceitos, tais como a ética e moral, deixo um questionamento aos leitores: Wounda agiu por instinto ou razão? Sobrevivência é instinto: porém, podemos observar elementos de gratidão no ato da chimpanzé Wounda? Ou seria gratidão também uma forma de instinto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights