A última entrevista de Carl Sagan

sagan

Hoje faz 17 anos que faleceu Carl Sagan, provavelmente o maior nome no que se refere à divulgação científica. Carl sagan dispensa apresentações: foi um dos grandes defensores da educação científica e de levar a ciência para a população em geral, tinha uma luta intensa contra a pseudociência entre suas principais bandeiras e até participou de uma comissão americana que investigou relatos de UFOS (que chegou à conclusão de que não havia nada realmente relevante no “fenômeno OVNI”). 

Em sua última entrevista, em 1996 (ano de sua morte), para Charlie Rose, Sagan fala sobre os temas em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, sobre pseudociência, sobre sobrenatural, superstição, religião e faz um alerta que, mesmo quase 20 anos depois, ainda é uma mensagem profundamente atual sobre como nos relacionamos com a ciência e a tecnologia no mundo de hoje.

Vale muito a pena conferir esta entrevista. As legendas em português do vídeo a seguir não são as melhores, então já peço desculpas, mas prezei por postar com as legendas para aumentar o acesso ao vídeo. Se alguém tiver uma versão com legendas melhores, mandem que eu atualizo o vídeo.

1 comentário

2 pings

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 21/12/2013 at 14:01
    • Responder

    Compartilho inteiramente das opiniões de CARL SAGAN. Não quero dizer com isto que me considere ao seu nível. Nem pensar. Apenas que tenho ideias bem semelhantes acerca da pseudociência e que o admiro. Aliás tenho os seus livros “COSMOS” e” O MUNDO ESTÁ CARREGADO DE DEMóNIOS”. É referida na entrevista uma frase de Thomas Jefferson que me tocou bastante e com a qual também concordo em absoluto- “o povo tem que ser educado e praticar o seu ceticismo e educação”. É essa deficiência nos sistemas educativos que leva as pessoas a confiarem no primeiro charlatão que lhes apareça.Sou bastante pessimista nesse aspeto. Precisamos ainda de várias gerações para alcançar esse objetivo.
    Os meus cumprimentos.

  1. […] da ciência e para o incremento de uma cultura científica. Contudo, no Astropt já há diversas publicações sobre Carl Sagan, aqui, aqui, e aqui, e também aqui, e mais aqui. . De qualquer modo, nesta altura […]

  2. […] Detector de Mentiras. 4ª Dimensão espacial. Superstição. Espiritualidade. Fé. Entrevista (última). Dia (falta). Documentário. Ann Druyan. Contacto. Mundo Infestado de Demónios. Série Sagan. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.