Carlos Oliveira leva o Fim do Mundo aos Açores

fim do mundo

Como sabem, no ano passado estive nos Açores a dar uma palestra sobre o suposto fim-do-mundo em Dezembro de 2012, dentro do ciclo de palestras +Luz organizado pelo OASA.

Crédito: Pedro Garcia

“Nesta actividade iremos discutir o suposto fim do mundo que se dará este ano. Uma distinção importante será realçada: profecias vs. previsões científicas.

A humanidade sempre teve um fascínio pelo final dos tempos. Durante a evolução cultural do Homem, o objecto celestial mais temido foi o cometa. A passagem de um cometa pelos céus era considerada por muitos como um mau presságio – um anúncio de que algo muito mau estava para acontecer à Humanidade. O mito associado aos cometas tem-se alargado a outros objectos celestes, e actualmente uma miríade de outros corpos celestes provoca o medo nas pessoas.

Nesta palestra iremos abordar diversos assuntos relacionados com a ideia de fim do mundo. Algumas perguntas importantes serão respondidas: Quando começou o mundo? Quantas vezes o mundo acabou no passado? O mundo acabou quando já existiam humanos? O mundo já deveria ter acabado neste século? Será que o mundo irá mesmo acabar este ano? Que mudanças existirão no final deste ano? Quando se extinguirá a humanidade? O planeta será pulverizado no futuro?

A ideia de fim do mundo será assim contextualizada, num universo quer de profecias quer de previsões científicas, com o objectivo de avaliar a veracidade da Profecia Maia e do propalado Fim do Mundo para 21 de Dezembro de 2012.”

Crédito: Pedro Garcia

Pelo feedback que me deram no final, a palestra terá sido muito boa.
A sala esteve sempre cheia (várias pessoas ficaram à porta e outras não conseguiram entrar) tal era a curiosidade para a palestra.

Crédito: João Porto

Desde essa altura que me esqueci de colocar aqui o vídeo da palestra, mas aqui fica agora para todos comprovarem que afinal eu tinha razão: o mundo não acabou em Dezembro do ano passado.
Por isso, se quiserem acreditar em “videntes”, já sabem, a minha percentagem de sucesso é 100% 😉