Blaise Pascal – Um Filme

Blaise Pascal (um magnífico matemático francês), nasceu em Clermont-Ferrand (situada na região centro-sul), de onde desde sua juventude demonstrou peculiar interesse por física e matemática, dando grandiosos contributos no que concerne às respectivas áreas.

Seu pai tinha cara de poucos amigos, e, ao que parece, não era muito adepto em solicitar opinião de terceiros, no que Blaise Pascal foi isento de estudar matemática parte de sua juventude. 

Contudo, enquanto a maioria dos seus amigos jovens estavam sendo apenas, naturalmente, jovens, Pascal chutou o pau da barraca começou a estudar matemática aos doze anos, de maneira autodidata. Acabou por “descobrir”, apenas com observação, a 2º afirmativa da 32º proposição de Euclides: a soma de dois ângulos internos de um triângulo é igual à soma de dois ângulos retos.

Blaise Pascal

 

 – Contributos à Matemática

No século XVII, durante uma viagem à cidade de Poitou, centro-oeste da França, Pascal encontrou um notável jogador profissional da época, Antoine Gombaud, conhecido também pela habilidade na matemática. Sendo-lhes apresentados em meio a vinhos, charutos e belas mulheres, Gombaud, que de besta nada tinha, solicitou logo a Pascal a resolução de um problema que fascinava jogadores desde a dita “Idade das Trevas”, no qual outros matemáticos já haviam debruçado:

 

Dois jogadores com igual perícia são interrompidos enquanto jogam um jogo de azar para uma certa quantia de dinheiro. Dada a pontuação do jogo naquela altura, como deve ser dividida a aposta?

Posteriormente, Blaise Pascal enviou uma carta a nada mais, nada menos, Pierre de Fermat, e iniciou-se, entre estes dois cavalheiros, uma magnífica troca de correspondências (a 1º carta, de Pascal para Fermat, já não mais existe: a transcrição destas se inicia com a primeira resposta de Fermat). Com uma belíssima contribuição à Análise Combinatória, estava fundamentada, efetivamente, a Teoria das Probabilidades Finitas e Estatística.

Doravante, Pascal não se restringiu a este e alguns outros problemas: criou a obra Traité du triangle arithmétique (publicada, de maneira póstuma, em 1665) no qual dissertou sobre o que conhecemos, no Secundário, de Triângulo Aritmético: nesta, Blaise Pascal validou identidades referentes aos coeficientes binomiais, assim como aplicou o triângulo aritmético no solucionamento de diversos outros problemas.   

 – Contributos à Física

No estudo da Hidrostática, quando exercemos pressão em um ponto de um determinado líquido, esta (pressão) acaba por se transmitir em todos os pontos deste (líquido). O Princípio de Pascal afirma que:

 

Os acréscimos de pressão sofridos por um ponto de um líquido em equilíbrio são transmitidos igualmente a todos os pontos deste (líquido) e das paredes do recipiente que o contém.

 

Outra valorosa aplicação do Princípio de Pascal dar-se-á no problema duma prensa hidráulica: considere dois recipientes, de formatos cilíndricos, e diâmetros diferentes, unidos pela base e preenchidos por um líquido homogêneo, como mostra a figura abaixo:

Hydraulic_Force_Torque_275px

Aplicando-se no êmbolo de menor diâmetro uma força Fo líquido contido no sistema sofrerá um acréscimo de pressão p1. Entretanto, de acordo com o Princípio de Pascal, a pressão se transmite, integralmente, através do líquido, fazendo com que o êmbolo de maior diâmetro sofra acréscimo de pressão p2. Matematicamente,

 

h1 x A1 = h2 x A2

 

onde he hsão os deslocamentos (unidade: metro) dos êmbolos 1 e 2, respectivamente, assim como suas respectivas áreas (unidade: metro quadrado). Ou seja, os deslocamentos submetidos pelos êmbolos são inversamente proporcionais às suas áreas.

– Blaise Pascal – O Filme

Blaise Pascal é o título da esplendorosa obra do diretor romano Roberto Rossellini, produzido em 1972. O filme traz a “narrativa” sobre temas tais como ciência, filosofia e religião na vida do então jovem francês, já com seus 17 anos, assim como sua relação com o movimento jansenista.

Com monólogos indubitavelmente enriquecedores, este filme leva-nos a uma época, na qual, éramos, simplesmente… sonhadores, com elementos da realidade.

______________________________________________

Desejo-vos um bom vídeo e um Natal repleto de paz, saúde e felicidades.  🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights