Chang’E-3 e Yutu fotografados pela Lunar Reconnaissance Orbiter

No passado dia 14 de Dezembro, a sonda Chang’E-3 e seu pequeno companheiro Yutu alcançaram a superfície lunar, marcando assim mais um momento histórico no programa espacial da China. Na altura, a Lunar Reconnaissance Orbiter encontrava-se longe do local de alunagem, pelo que não pode testemunhar a chegada dos novos visitantes chineses. A oportunidade só se concretizou 10 dias depois, quando a sonda da NASA passou directamente sobre a região.

local_alunagem_ChangE_3_Mare_Imbrium_Lua_NAC_LROC_251213A sonda Chang’E-3 e o robot Yutu em Mare Imbrium, na Lua. Imagem obtida a 25 de Dezembro de 2013, pela Lunar Reconnaissance Orbiter (resolução aproximada: 1,5 metros/pixel).
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

local_alunagem_ChangE_3_NAC_LROC_antes_depoisComparação entre duas imagens do mesmo local, obtidas antes e depois da alunagem da Chang’E-3.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

A sonda chinesa e o pequeno robot surgem nas imagens como pontos brilhantes, projectando distintas sombras na paisagem. Ambos repousam sobre um espesso depósito de materiais vulcânicos, em pontos situados a poucas dezenas de metros de distância da orla de uma cratera sem nome, com um diâmetro aproximado de 450 metros e uma profundidade de 40 metros.

local_alunagem_ChangE_3_WAC_LROC_contextoImagem de contexto mostrando o local de alunagem da Chang’E-3 (seta branca grande). As setas brancas pequenas assinalam uma crista sinuosa criada pelo arrefecimento e contracção da lava basáltica que preenche Mare Imbrium. As setas negras mostram a fronteira entre duas unidades geológicas com diferentes propriedades espectrais. A unidade onde poisou a Chang’E-3 distingue-se da unidade vizinha pela presença de quantidades significativas de ilmenite, um mineral formado por óxido de ferro e titânio.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights