Nebulosa Cabeça do Cavalo

Crédito:  John Chumack

Crédito: John Chumack

A imagem mostra-nos a famosa Nebulosa da Cabeça do Cavalo, uma nebulosa de emissão vermelha em que a pareidolia da cabeça do cavalo é uma nuvem de poeira na “frente” (do nosso ponto de vista) da nebulosa de emissão vermelha.
A cor vermelha é fruto dos electrões unirem-se aos protões para formarem átomos de hidrogénio.

Como sempre, esta é uma imagem temporária. Dentro de vários milhares de anos, quem olhar para esta zona do céu, não verá qualquer formato semelhante a uma cabeça de cavalo.

Na secção inferior esquerda da imagem, encontra-se uma nebulosa de reflexão esverdeada que reflecte a luz azul de algumas estrelas próximas.

1 comentário

1 ping

  1. Olá, caro amigo das estrelas, Carlos!

    Venho trabalhando sobre a constelação de Orion ao mesmo tempo que venho observando-a quase todas as noites (sem chuva) do céu do verão do meu Brasil…. E fico sempre tão impressionada pelo fato de que Orion é uma constelação absolutamente surpreendente de ser observada tanto a olho nú – principalmente porque moro na roça, em zona rural – em todos seus detalhes de estrelas formando a figura do Gigante Caçador… como também de sabermos que além de M42 e de Yota Orionis (formando bem claramente o Cinturão do Orion e ainda M43) e de Sigma Orionis e sua Nebulosa tantas Nebulosas imensas e outros objetos fantásticos podem ser visualizados através binóculos e telescópios!

    Orion é uma fábrica de observações! Além disso, existem, a meu ver, duas constelações que são conhecidas por todos daqui do hemisfério sul: Orion (mais propriamente, as Três Marias (Alnilan, Alnitak e Mintaka) e o Cruzeiro do Sul!

    Abraço estrelado,
    Janine

  1. […] Carina. Olho do Gato (aqui). Helix. Olho de Deus. Orion. Cabeça do Cavalo. Cabeça do Cavalo. Cabeça do Cavalo. Borboleta. Águia. Gaivota. Gaivota. Gaivota e Pato. Capacete de Thor. Ampulheta (aqui). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights