Dêem as boas vindas aos hologramas

hologram_starwars

Em Star Wars, as comunicações à distância não eram feitas por telefone, mas sim com hologramas.

Já temos colocado aqui algumas notícias que permitem perceber que dentro de poucos anos teremos algo similar ao que já existe numa “galáxia muito, muito distante”.

Há somente 6 séculos atrás, nem sequer conhecíamos o “resto do mundo”.
Há somente 3 séculos atrás, se quiséssemos comunicar com alguém do outro lado do mundo, tínhamos que escrever uma carta e esperar alguns meses pela resposta.
Há 3 décadas atrás, para falarmos com alguém do outro lado do mundo, telefonávamos e ouvíamos a sua voz.
Actualmente, já podemos utilizar a internet, e assim além de ouvirmos a pessoa do outro lado do mundo, temos a possibilidade também de a ver (vídeo em duas dimensões).

Dentro de alguns anos, será dado mais um passo comunicativo.
Uma empresa polaca de comunicações – denominada Leia Display Systems – vai criar o primeiro telefone em que o emissor e o receptor utilizarão hologramas. A tecnologia já existe, mas é utilizada uma máquina demasiado grande para uso popular. Assim, a empresa está a reduzir o tamanho da máquina, de modo a podermos levá-la para qualquer lado.

hologram machine

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Solaria é o futuro?

    1. O que é a Solaria? 🙂

        • Jaculina on 09/01/2014 at 21:16

        Um planeta “produzido” pelo génio de Asimov.

        http://en.wikipedia.org/wiki/Solaria

    • Sérgio Martins on 09/01/2014 at 14:57
    • Responder

    Muito difícil saber o que a população em geral irá aderir no futuro. Mas acho que o importante é alguém lançar estas ideias.
    Provavelmente, um dos objectivos de tornarem público será alguma multinacional comprar a empresa (e os direitos sobre o conceito) para depois aplicarem eles noutras coisas (como te referes e bem, como exemplo, os vídeo-jogos).

    Ainda há pouco li esta notícia… e uma vez mais, alguém pegou na ideia de outra pessoa e quiçá no futuro, mudará toda a construção civil, tal como a conhecemos hoje: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=678633

    • Marinho Lopes on 08/01/2014 at 23:30
    • Responder

    Embora para a maioria seja um detalhe: isso não é holografia. Imagens 3D, sem suporte “físico”, podem ser obtidas de várias formas, uma delas é através de holografia, mas existem outros métodos, como esse que é aplicado por essa empresa.

    Por outro lado, acho que eles estão a ser muito idiotas, e estão potencialmente a cometer o maior erro da vida deles! 😛
    Eu penso que a tecnologia em si tem bastante potencial, mas não para chamadas telefónicas! Apesar da tecnologia de fazer chamadas estando a ver a outra pessoa já exista há vários anos, ela nunca se afirmou e dificilmente se irá afirmar nos moldes presentes, porque não é prática. Neste caso, as restrições da tecnologia parecem-me demasiado grandes para quem alguém queira usar esse telefone. Uma vez, por curiosidade, talvez, mais que isso não me parece. Convenhamos que a linguagem corporal não é normalmente muito necessária.

    Creio que eles teriam provavelmente muito maior sucesso se se movessem rapidamente para a indústria dos vídeo-jogos… Mas agora provavelmente já é tarde, pois empresas muito maiores já devem estar a pegar na ideia, se realmente for viável fazer alguma coisa de interessante com ela.

    Ou pode ser que eu esteja enganado… Iremos ver…
    Abraço.

  1. […] Porque o céu é azul. Meteorologia. Bússola. Balão de Ar Quente. Fogo. Gerar energia. Holograma (aqui). Criptografia. Lei da Gravitação Universal. Concepções erradas na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.