Micro-chá num Pico-segundo

ebulicao--agua--agua-transparente--gotas_3310253Já repararam que parece uma eternidade aquecer a água para o chá?. Especialmente, com este frio, a eternidade parece, ela própria, multiplicar-se (apesar da inconsistência logico-matemática desta ideia).

Agora podemos fazer um chá, aliás, um micro-chá num pico-segundo a centenas de graus. “Cientistas alemães idealizaram uma nova técnica que permite que a água – 1 nanolitro – 1 bilionésimo de litro – ferva em menos de um picossegundo – 1 trilionésimo de segundo.” Nesta experiência a água deverá atingir 600º C

“A ideia é aquecer o ‘solvente’ de forma que muitas moléculas comecem a reação química desejada ao mesmo tempo, e então acompanhar como a reação se desenvolve,”[…] “A água não é apenas um solvente passivo, ela desempenha um papel importante na dinâmica de processos químicos e biológicos estabilizando determinados compostos químicos e permitindo reações específicas,” disse Oriol Vendrell, do Experimento DESY. (daqui)

“Agora é só esperar o término da construção de todos os equipamentos e instalações que serão capazes de realizar na prática o novo conceito de aquecimento instantâneo – por enquanto a ideia é apenas teórica, porque não existe no mundo nenhuma instalação capaz de testar a ideia.” (Daqui)

Sei que não dá para fazer chá ou café mas, de certo, já tirou o sono a muita gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights