Diretor da Escola Secundária de Loulé lidera Associação Europeia para o Ensino da Astronomia

Alexandre Costa, atual diretor da Escola Secundária de Loulé, foi eleito para o cargo de presidente do conselho executivo da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia (EAAE), durante a assembleia geral realizada em Enontekio, na Finlândia.
A EAAE é uma associação criada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) para a promoção da educação na área da astronomia nas escolas básicas e secundárias.
O ESO é a organização responsável pelos grandes telescópios europeus existentes no Chile, nomeadamente o VLT e, recentemente, o ALMA, e que se prepara agora para construir o maior telescópio do mundo o ELT, com um espelho primário de 39 metros.
Alexandre Costa, atualmente diretor da Escola Secundária de Loulé, tem, desde a década de 1990 desenvolvido trabalho na área da divulgação científica, em especial na área da astronomia.
O seu trabalho já foi reconhecido em Portugal, nomeadamente pela atribuição da medalha de mérito municipal de Beja (grau prata), em 2000, do Prémio Rómulo de Carvalho, pela Sociedade Portuguesa de Física, em 2005, e do Prémio Nacional de Professor, pelo Ministério de Educação, em 2010.
Alexandre Costa sucede à espanhola Rosa Maria Ros, professora da Universidade Politécnica da Catalunha, de Barcelona, que, por proposta do novo presidente, foi homenageada com o título de presidente honorária pelos serviços prestados à organização desde a sua fundação.
O novo Conselho Executivo da EAAE tem a ainda na sua composição, no cargo de editor/webmaster, o professor Miguel Neta, que ficou conhecido por vencer o Prémio de Excelência da Casa das Ciências em 2011, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

(in http://www.regiaosul.pt/)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights