Foi encontrada uma lula gigante?

Recentemente, as redes sociais foram inundadas com esta imagem:

enorme lula

Supostamente foi encontrada uma lula gigante nas praias da Califórnia, em que os cientistas afirmam que ela cresceu bastante devido a contaminações radioactivas a partir do desastre da central nuclear de Fukushima, Japão.

A notícia tem sido divulgada desta forma, sem grandes detalhes. Por exemplo, qual praia especificamente? E que cientistas afirmam isso?
Por outro lado, a ideia de incluírem a conspiração da radioactividade deveria imediatamente fazer levantar o Kit de Detecção de Tretas, de Carl Sagan.

Na verdade, a notícia original é do website Lightly Braised Turnip (tradução: Nabo Levemente Assado), que é uma página humorística. As notícias são de humor, nada mais; como o Inimigo Público, G17, ou The Onion.

A notícia original pode ser lida, aqui.
A notícia refere que a lula gigante tem 48 metros.
Refere também o nome dos especialistas Cynthia Beard e Martin Grimm, que não existem. São personagens inventadas.

Na verdade, a fotografia é uma fotomontagem de duas fotos:

Temos a foto feita por Jose Luis Saavedra (Reuters), a uma baleia morta no golfo do Arauco.
baleine-morte

A outra foto utilizada, da lula, foi a partir da descoberta de uma lula de 9 metros numa praia em Espanha.
giant-squid-enrique-talledo

O website humorístico tirou a baleia da primeira imagem e incluiu a lula da segunda imagem. Para montar a notícia falsa, incluiu a informação que a lula era 5 vezes maior que na realidade o era, inventou dois nomes para especialistas, e obviamente acrescentou-lhe uma pitada de conspiração radioactiva.
E pronto, temos a notícia “perfeita” para andar a ser partilhada nas redes sociais por quem não tem qualquer curiosidade em saber qual a verdade dos assuntos.

Para se perceber a falta de literacia funcional que pulula na chamada “era da informação”, veja-se que a notícia mentirosa foi abençoada (com partilha/gosto) por mais de 1 milhão de utilizadores de Facebook, foi partilhada mais de 7.000 vezes no Twitter, e foi transmitida mais de 1.000 vezes no Google Plus.

Agora, comparem com as partilhas (aqui em baixo) que são feitas quando se diz a verdade sobre determinada informação…

8 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. El ejemplar del “fotomontaje” apareció en la Playa de Arenas, en la desembocadura del Río Deva (Cantabria, España) Se trata de una hembra, de 180 kilos de peso. Estuvo a punto de ser “triturada” en un vertedero municipal. Afortunadamente, gracias a la actuación de CEPESMA, ya forma parte de la colección del Centro de Calamares Gigantes de Luarca, en Asturias. Tenemos una página a disposición de todos los interesados en estas criaturas: https://www.facebook.com/amigosdelcalamargigante
    Gracias!

    • Nuno José Almeida on 15/01/2014 at 09:30
    • Responder

    A fotomontagem até é bem fraquinha!!!! Percebe-se tão bem que têm dimensões diferentes, resoluções diferentes, cores diferentes, equilíbrios de brancos diferentes,….

  2. esses são fera eim

  3. É impressionante como tem gente que acredita nesse tipo de notícia sem o menor senso de crítica!! Eu de cara sabia que era uma fraude pelo tamanho discrepante da criatura. Há cefalópodes bem grandes mas não do tamanho sugerido pela foto montada!! Fraude DETECTED!! Rs.

  4. Cara, adoro esse teu blog, sempre com ótimas notícias e com fontes confiáveis (coisa difícil de achar na internet). Eu acompanho a página pelo facebook e sempre compartilho os links. Obrigado pelas informações. Continue assim. Abraço

    1. Obrigado 🙂

    • BetinhoFloripa on 14/01/2014 at 18:44
    • Responder

    Falando em lorotas..
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30391

    • Rodrigo Corinthiano on 14/01/2014 at 16:08
    • Responder

    Achei que o Craken ja tinha sido morto por David Jones. kkkk Essa treta é ridicula! Parabéns ASTROPT por nos precaver dessas imbecilidades na internet.

  1. […] (porque a iliteracia reina nos internautas)… Ninguém quer saber das lições sobre a “lula gigante“, por […]

  2. […] Terra Ôca. Fósseis de Humanos Gigantes. Abominável Homem das Neves. Triângulo das Bermudas. Lula gigante. Megalodon. Partos na Lua Cheia. Mitos da Lua Cheia. Grávida de Chimpanzé. Barbies Humanas. Money […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.