Olimpíadas de Astronomia 2014

Já estão abertas as inscrições para a fase regional portuguesa das Olimpíadas de Astronomia 2014, uma atividade organizada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) e dirigida aos estudantes do Ensino Secundário, diurno e nocturno, de todo o território nacional.

Os nossos leitores brasileiros podem seguir para o final deste artigo para saber como participar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

As Olimpíadas de Astronomia em Portugal são constituídas por uma fase regional, de onde serão escolhidos os 10 finalistas para participar numa final nacional que este ano irá ter lugar no Observatório Astronómico de Coimbra. Os três primeiros classificados desta final nacional e o(a) finalista com a melhor prova prática representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2014 que irão decorrer este ano em Suceava (Roménia).

Toda a informação sobre esta actividade, fichas de inscrição e exemplos de provas anteriores nesta ligação! Ou carregue na imagem deste artigo.

Conforme a SPA, as Olimpíadas de Astronomia são uma atividade que procuram incentivar ao interesse pela ciência e pela Astronomia e promover o contacto com a realidade da Astronomia como ciência e profissão em Portugal. Com um crescimento considerável nos últimos anos, a SPA incentiva à participação dos alunos da secundária nesta actividade, lembrando que “o pior que pode acontecer é perceberes que a Astronomia é mesmo aquilo a que te queres dedicar de futuro.”

Toda a informação sobre esta actividade, fichas de inscrição e exemplos de provas anteriores nesta ligação! Ou carregue na imagem deste artigo.

Para os nossos leitores brasileiros, lembramos que o processo é um pouco diferente, uma vez que as escolas têm de estar “cadastradas na Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) para que os alunos possam participar”. No entanto, a participação dos alunos nesta Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica também dá igualmente acesso às Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2014.

Fica a boa notícia que o cadastramento de escolas brasileiros na SAB está liberado aqui: http://www.oba.org.br/site/index.php

Siga a ligação em cima, ou na imagem à direita, para saber tudo sobre a OBA e como participar.

 

 

 

1 ping

  1. […] – Olimpíadas: Astronomia (2014, 2010, 2009). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights