Um Sol Virtual? Ou uma virtuosa Campanha?

article-2540955-1AB96BA200000578-505_964x643

Esta semana li uma notícia que parecia um cenário de um filme de ficção-científica. Imaginem o que é só poder ver o nascer do sol por um ecrã gigante. É mesmo verdade! Pequim pode não estar no top das cidades mais poluídas do mundo, mas ficou mergulhada num nevoeiro sinistro.

Os cidadãos de Pequim vêem o nascer do sol por um ecrã gigante. Pelo menos foi o que se leu e se viu em vídeos. Não passa de uma notícia viral. De facto, o Daily Mail lançou um vídeo viral, a que outros orgãos de comunicação se juntaram. Um dos índices que estranham numa notícia destas é que a acompanhar todas as notícias vem apenas uma e a mesma foto. Não há variantes, não há imagens amadoras (podem ler aqui).

É verdade que a poluição em Pequim é elevada e é verdade que os níveis são altos mas não é por isso que se montou uma tela gigante na praça de Tiananmen. Se aumentarem a imagem poderão ver, no canto inferior direito, o logótipo “Shandong amigável” da Comissão de Turismo. Este site também explica.

Por falar em poluição. No dia 6 de Dezembro de 2013, uma cidade chinesa foi fustigada pela poluição (desta vez foi a sério). Em Xangai foi emitido o nível mais alto de aviso sobre saúde e os moradores foram encorajados a permanecer em casa. A cidade chinesa apresenta valores de poluição entre 23 a 31 vezes os níveis recomendados por autoridades internacionais de saúde.

Neste site podemos ver, em tempo real, os níveis de poluição da cidade. Uma das medições mais importantes é o PM 2.5, que são particulas com um diâmetro até 2.5 micrómetros que poluem o ar. “A maior parte desta poluição é causada por emissões de fábricas de geração de energia a carvão, com níveis de PM 2.5 atingindo níveis tão elevados quanto 40 vezes os limites da OMS.”

O smog (misto de neblina com poluição) já forçou os dois aeroportos de Xangai a cancelar ou atrasar centenas de voos. Um deles é o Aeroporto Internacional Pudong, o terceiro mais movimentado aeroporto de carga do mundo em 2011.

Este smog com elevados índices de PM2.5 ocorre, segundo o professor Xu Bin, da Universidade de Tongji, devido a vários factores incluindo a poluição industrial e as emissões de automóveis associados a um clima frio e sem vento.

Em baixo podem ver o vídeo:

Fontes: Aqui, Aqui e Aqui

1 ping

  1. […] costas e queimaduras na pele. Money bag. Disparates Virais. Barulhos estranhos. Triângulo na Lua. Sol num ecrã gigante. Extraterrestres Antigos. Desmistificar. Desenhar. Canal de Estórias. Erich von Däniken. Dogons. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights