A Terra num céu extraterrestre

Na passada sexta-feira, o Curiosity presenciou um momento mágico na superfície do planeta vermelho. Pouco depois do pôr-do-sol, um pequeno ponto azulado fez uma aparição fugaz acima da orla ocidental da cratera Gale. Esse ponto era um mundo familiar – o nosso planeta espreitando num céu extraterrestre!

Apreciem:

Terra_vista_da_cratera_Gale_Marte_Mastcam34_Curiosity_310114A Terra vista pelo Curiosity, num mosaico construído com imagens obtidas pela MastCam34, a 31 de Janeiro de 2014 (sol 529 da missão), pelas 18:47 na hora local (22:23 na hora de Lisboa). Na altura, o nosso planeta encontrava-se a cerca de 159 milhões de quilómetros de distância de Marte.
Crédito: NASA/JPL/MSSS/Damia Bouic.

Actualização:

Entretanto, a NASA publicou a sua versão do mosaico, onde inclui uma pequena imagem ampliada da Terra acompanhada de perto pela Lua. Vejam em baixo:

IDL TIFF fileA Terra e a Lua vistas da superfície marciana. A imagem no centro foi obtida pela MastCam100 e evidencia a separação e o brilho relativos dos dois objectos na altura, no céu vespertino de Marte.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/TAMU.

3 comentários

1 ping

  1. incrivel como somos tao insignificantes :)somos micróbios inteligentes 🙂

    • Poeira Cósmica on 06/02/2014 at 03:06
    • Responder

    Dá até um desespero…

  1. […] – Escalas: pequenos, insignificantes. Mensagem de Sagan. Escalas no Universo. Pontinho. Ponto azulado. Indiferença Cósmica. Filme para IMAX. Sistema Solar. Perspectiva Temporal. Calendário […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.