O lado nocturno de Prometeu

Prometeu_AnelF_NAC_ISS_Cassini_050214aPrometeu e o anel F, numa imagem obtida pela sonda Cassini a 05 de Fevereiro de 2014.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Nesta imagem podemos ver o lado nocturno da pequena lua Prometeu iluminado pelo brilho de Saturno.

Prometeu é a mais exterior interior das duas luas pastoras do anel F, uma das mais dinâmicas estruturas do Sistema Solar. Com uma forma elipsoidal extremamente alongada (135,6 × 79,4 × 59,4 km) , Prometeu aponta sempre o seu maior eixo na direcção de Saturno. A sua densidade é muito inferior à da água (cerca de 0,48 g.cm-3), o que sugere que o seu interior é bastante poroso.

Podem ver aqui uma belíssima imagem de Prometeu interagindo com as partículas do anel F.

3 comentários

  1. Alterei a imagem porque mostrava a lua Pandora, a outra lua pastora do anel F. A actual imagem é a correcta e mostra a lua Prometeu interagindo com as partículas do anel F.

  2. Não sòmente Prometeu deve ser porosa, como também deve ter o interior com densidade variàvel, sendo a parte mais densa a que está mais próxima de Saturno..

    1. Olá António,

      De facto, Prometeu deve ter um interior com densidade variável, no entanto, não há nada que sugira que a parte mais densa esteja deslocada na direcção de Saturno. Neste recente artigo de revisão podemos ver que os dados recolhidos pela Cassini permitem reconhecer pelo menos dois tipos de terreno. Um deles é mais baixo e possivelmente correspondente a fracções expostas de um núcleo interno. Este núcleo deverá ter 2/3 do volume total de Prometeu e uma forma elipsoidal com dimensões aproximadas de 121,0 × 69,4 × 50,1 km. Estas fracções de terreno mais baixo ocorrem, aparentemente, em regiões equidistantes e com áreas muito semelhantes. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights