Área do cérebro humano única pode ser o que nos diferencia de outros primatas

mri-scan

Pesquisadores identificaram uma área no cérebro humano que nos torna únicos, mesmo para nossos parentes mais próximos. A área em questão está intimamente envolvida no planejamento avançado e no processo de tomada de decisões, ou seja, processos que, por enquanto, consideramos “exclusivamente humanos”.

“Nós tendemos a pensar que ser capaz de planejar o futuro, ser flexível em nossa abordagem e aprender com outros são coisas particularmente impressionantes a respeito dos humanos. Nós identificamos uma área do cérebro que aparenta ser unicamente humana e provavelmente tem algo a ver com essas habilidades cognitivas”, disse o Pesquisador Sênior Matthew Rushworth, Professor do Departamento de Psicologia Experimental da Oxford University.

Pesquisadores compararam imagens de ressonância magnética do cortex ventrolateral frontal de 25 voluntários adultos com imagens equivalentes de 25 macacos. A partir desses dados, os pesquisadores foram capazes de dividir o cortex ventrolateral humano em 12 áreas que foram consistentes entre todos os indivíduos. Os pesquisadores então compararam as 12 áreas no cérebro humano com a organização do córtex prefrontal dos macacos e descobriram que uma área não tinha equivalente nos macacos – uma área chamada cortex do polo prefontal lateral frontal.

“Estabelecemos uma área no córtex frontal humano que não parece ter equivalente nos macacos”, disse Franz-Xaver Neubert da Oxford University. “Esta área foi relacionada ao planejamento estratégico e tomada de decisões, assim como o
‘multitasking'”.

A área do córtex frontal ventrolateral do cérebro só é presente em humanos e outros primatas. Muitos dos aspectos mais elevados de cognição e linguagem são encontrados nesta área, enquanto outras partes estão associadas nas condições psiquátricas como TDAH, vício em drogas ou distúrbios de comportamento compulsivo.

O grupo de pesquisa de Oxford também descobriu que as áreas auditivas do cérebro são melhor conectadas com o córtex prefrontal dos humanos do que dos macacos. Esta área pode ser crítica para nossa habilidade de entender e gerar discurso, disseram os pesquisadores.

18074_human_brain_region

Fontes:
University of Oxford
Eurekalert
Comparison of Human Ventral Frontal Cortex Areas for Cognitive Control and Language with Areas in Monkey Frontal Cortex (Paper original)

1. Parece-me que a Universidade de Oxford, com o seu comunicado, deu a entender se calhar mais do que aquilo que queria…

Vejamos: nós sabemos que, pelo menos, chimpanzés e polvos planeiam ações futuras.
    Assim, esses animais também têm essa secção do cérebro ou não?
    E se não têm, donde vem então esse planeamento para o futuro? 😉

Da forma como está, parece-me que se dá “trunfos” à ideia religiosa (foi Deus quem colocou essa parte nos Humanos porque eles são diferentes dos outros animais) ou à ideia ET (foram os ETs que mexeram com os Humanos e os puseram diferentes dos outros animais).
    Nem uns nem outros vão compreender que esta é uma pesquisa da ciência…

Mas pronto, o que eu gostava mesmo de saber é como isto se compara ao planeamento de ações futuras feitas por chimpanzés e polvos, por exemplo, já que não somos os únicos a planear ações futuras.

No entanto, é realmente uma pesquisa muito interessante, mas parece-me que ainda está a dar os primeiros passos e não fez todas as experiências de controle para poder tirar estas conclusões… penso eu.
    Parece, para já, somente diferenciar áreas do cérebro, e mostrar que os humanos têm mais interações entre áreas (? será isso?). E que essa interação está ligada a funções cognitivas mais complexas (será isso?). E que essas funções cognitivas mais complexas têm a ver com a “manipulação do tempo”, ou seja, pensar a longo prazo e não somente a curto prazo numa questão somente de sobrevivência imediata (será isso?).
    Enfim… estou cheio de dúvidas 😀

abraços! 🙂

2. Sei que existe a hipótese Anunaki e que eles teriam alterado uma espécie antecessora a nossa nos criando.
    E eles enfiaram na história deles a história dos Egípcios também.
    E os egípcios tinham aquela mania de usar chapéus indicando uma deformidade no crânio.
    Que alguns dizem que existe mesmo.
    E ainda tem a mesma mania lá no outro lado do Atlântico também.

Mas eles teriam o cérebro alongado para traz.
    Deduzo pela matéria que para sermos ainda mais desenvolvidos nesta área a parte que seria protuberante seria nossa testa.

Contradizendo a hipótese Anunaki