Yutu dá sinais de vida depois de uma noite atribulada

nascer_do_sol_Yutu_Don_DavisRepresentação artística de um nascer do Sol lunar visto pelo robot Yutu.
Crédito: Don Davis.

A missão chinesa Chang’E-3 foi ensombrada por uma má notícia no final do seu segundo dia lunar. Aparentemente, o pequeno rover Yutu sofreu uma anomalia mecânica no momento em que se preparava para iniciar a segunda hibernação nocturna. De acordo com fontes não oficiais, um dos painéis solares não fechou correctamente sobre a caixa de aquecimento onde deveriam ficar encerrados componentes electrónicos vitais, pelo que o rover corria sérios riscos de não sobreviver às baixíssimas temperaturas da noite lunar.

Apesar da luz solar ter regressado ao local de alunagem da sonda chinesa na passada segunda-feira, até agora não foi emitido qualquer comunicado oficial sobre a situação actual do pequeno rover chinês. Notícias veiculadas durante a manhã por diversas fontes chinesas davam conta de que o Yutu não teria sobrevivido às provações das últimas duas semanas. No entanto, a principal agência noticiosa estatal chinesa viria a revelar mais tarde informações bastante mais esperançosas. Segundo a agência Xinhua, esta manhã havia evidências de que o rover estaria acordado, pelo que os responsáveis da missão estarão ocupados neste momento a tentar recuperar ao máximo todos os seus sistemas.

Entretanto, um site de radioamadorismo dedicado à monitorização de sinais de rádio espaciais confirmou a detecção de um sinal com origem no Yutu, o que sugere que o pequeno rover está, de facto, “vivo”. Fica, no entanto, por saber se está em condições de prosseguir a sua missão. Vamos aguardar por novidades, para ver se se confirmam estas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights