Galileu

Galileu Galilei nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa (Itália).

Este astrónomo, físico e matemático italiano foi crucial para exterminar o Geocentrismo. Ele não inventou o telescópio, mas utilizou-o para sistematizar a observação astronómica. Com o seu telescópio, viu 4 luas em redor de Júpiter (provando que nem tudo orbita a Terra), observou manchas solares (provando que os céus são mutáveis), compreendeu as fases de Vénus (provando que Vénus orbitava o Sol, e não a Terra), e percebeu que existiam muitas estrelas no céu impossíveis de ver pelos olhos humanos (provando que as estrelas não tinham sido colocadas somente para os humanos as verem).
Desta forma, abateu de vez os dogmas religiosos do geocentrismo, abrindo os portões para uma revolução científica sem precedentes.
No entanto, os seus contributos não se ficaram pelos céus. Em termos terrestres, Galileu estudou o movimento dos corpos, investigou a inércia, interessou-se pelo pêndulo, inventou o termómetro, e desenvolveu a balança hidrostática.

Galileu também promoveu uma revolução na forma de se estudar os assuntos.
Aristóteles tinha defendido a ideia que para se estudar os assuntos era preciso investigar na prática os assuntos e utilizar a lógica para inferir a verdade sobre eles. No entanto, durante os dois milénios seguintes, esse método aristotélico que privilegiava a observação e a experiência foi subvertido, ficando a liderar a falácia do Apelo à Autoridade (se os livros diziam X ou se Aristóteles tinha dito X, então é porque era X, sem ser preciso observar o mundo).
Galileu fez a procura pelo conhecimento voltar às raízes. O método científico nascia (ou renascia). A experiência voltava a reinar na procura pelo conhecimento. A parte empírica (a experiência) tornou-se crucial no método científico.
Por isto, Galileu é considerado o “pai da ciência moderna”.

Galileu morreu em Florença a 8 de Janeiro de 1642.

Justus_Sustermans_-_Portrait_of_Galileo_Galilei,_1636

2 comentários

  1. Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que descobrir as fases de Vênus não prova o heliocentrismo, até porque o geocentrismo também explica as fases de Vênus. Afinal, é só uma questão geométrica. Prova, no entanto, que é um planeta e não uma estrela. Os satélites de Júpiter eram evidência bem mais forte, mas ainda assim existia a esperança de explica-los com os deferentes e equantes que constituía o geocentrismo. O mundo em sua grande parte ainda era geocêntrico quando Galileu morreu. Foi Newton que, matematicamente, demonstrou que a física do Cosmo e da Terra eram a mesma, e foi isso que encerrou de vez a questão. A ciência ainda estava engatinhando, não tinha toda a credibilidade que tem hoje, mas a matemática já estava bem estabelecida à milênios.

    1. Nenhum destes pontos prova o Heliocentrismo. Isso só foi provado com Bessel, no século 19.

      O que estes pontos mostram são as várias evidências contra o sistema geocêntrico. O geocentrismo estava contra as evidências que nos chegavam do céu.
      No caso específico que menciona, as fases de Vénus mostravam que este planeta orbitava o Sol e não a Terra, contra os dogmas do geocentrismo.

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights