Mars Reconnaissance Orbiter avista Opportunity em Murray Ridge

Opportunity_Solander_Point_cratera_Endeavour_HiRISE_MRO_140214_anotO robot Opportunity na orla da cratera Endeavour (seta vermelha). Imagem obtida a 14 de Fevereiro de 2014 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. As setas azuis assinalam as marcas deixadas no terreno pelas rodas do robot.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

Na semana passada, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) apontou a sua câmara de alta resolução na direcção da cratera Endeavour para observar o robot Opportunity em Murray Ridge, no extremo sul de Solander Point. Esta observação foi planeada em Janeiro passado, depois da rocha Pinnacle Island ter aparecido inesperadamente junto ao robot da NASA. Na altura, os investigadores da missão ponderavam a hipótese da pequena rocha ter sido arremessada para o local por um impacto nas proximidades do robot, pelo que a nova imagem permitiria verificar se se teria formado uma nova cratera na região.

Como podem confirmar na imagem de cima não existe qualquer evidência da presença de uma jovem cratera nas imediações do Opportunity. Entretanto, imagens obtidas pelo robot no início de Fevereiro tinham já desvendado a origem da misteriosa rocha. Pinnacle Island não passa de um fragmento partido e arremessado por uma das rodas do robot, numa das manobras realizadas dias antes da sua descoberta.