Um pico acima das sombras

pico_central_Icarus_NAC_LROC_010613Pico central de Icarus numa imagem obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 01 de Junho de 2013.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Icarus é uma cratera lunar com cerca de 93,7 quilómetros de diâmetro, situada a oeste da cratera Korolev, nos antigos planaltos do hemisfério mais distante da Lua. Na imagem de cima podemos ver o seu pico central iluminado pelos primeiros raios da manhã.

topografia_IcarusTopografia da cratera Icarus.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Icarus é um raro exemplo de uma cratera lunar com um pico central desproporcionado. A maioria das crateras possuem picos centrais com uma altura inferior a metade da altitude da orla. O pico central de Icarus eleva-se 4475 metros acima do chão da cratera, uma altura que se aproxima à dos pontos mais altos das montanhas da sua orla. Esta particularidade resulta provavelmente do facto desta cratera apresentar um diâmetro próximo da fronteira que marca a transição entre crateras com um único pico no seu centro e crateras com anéis de picos centrais.

cratera_Icarus_WAC_LROC_contextoImagem de contexto mostrando a cratera Icarus e os terrenos em seu redor. A imagem tem uma largura correspondente a 365 quilómetros.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

O chão de Icarus é relativamente brilhante e encontra-se coberto pelos mesmos materiais observados nos extensos planaltos em seu redor. Estes materiais foram, aparentemente, depositados durante a formação de Mare Orientale, uma gigantesca bacia de impacto com cerca de 950 quilómetros de diâmetro, situada 1500 quilómetros a oeste.

Podem ver a perspectiva de cima na sua máxima resolução aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights