Estrelas Hipervelozes com Fuga para Dentro

010130100723-estrela-hipervelocidade-1

Em 2010, o telescópio Hubble fotografou uma estrela hiperveloz expulsa por um buraco negro. É uma estrela que se move com o triplo da velocidade do sol. Há cem milhões de anos, um sistema triplo de estrelas viajava através do centro da Via Láctea “quando passou perto demais do gigantesco buraco negro localizado no centro da nossa galáxia”, atraindo uma para o buraco-negro e expulsando duas para fora da galáxia.

A imagem explica como pode ter ocorrido:

010130100723-estrela-hipervelocidade

Este é o cenário típico que explica a expulsão de estrelas para fora da galáxia: “um sistema binário de estrelas que entram no raio de ação do buraco negro central. Conforme uma delas espirala em direção ao buraco negro, a sua companheira é arremessada para longe com uma velocidade tremenda”. Na sua viagem, as duas estrelas fundiram-se numa gigante azul, a HE 0437-5439. Desde 2005, descobriram-se 16 estrelas em hipervelocidade.

Também já se sabia que estrelas em hipervelocidade podem ser ejetadas da galáxia . Para que isso ocorra têm de ter uma velocidade de escape galáctica, para a nossa galáxia, de velocidades acima de um milhão de quilómetros por hora.

Mas agora algo diferente foi encontrado.

O buraco negro central da galáxia funciona, para as estrelas hipervelozes descobertas até agora, como impulsionador de velocidade.

“As estrelas em hipervelocidade já conhecidas são grandes estrelas azuis e parecem ter-se originado do centro galáctico. As nossas novas estrelas são relativamente pequenas – mais ou menos do tamanho do Sol – e a parte surpreendente é que nenhuma delas parece vir do núcleo galáctico”, referiu Lauren Palladino, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

 Estas novas estrelas movem-se a cerca de 1,6 milhões de km por hora em relação à galáxia. Mas o que é mais curioso é que “Nenhuma destas novas estrelas em hipervelocidade vem do centro, o que implica (…) um mecanismo de ejeção diferente”.

010130140217-estrelas-hipervelocidade-3

Fonte:

Estrelas hipervelozes

Hubble captura estrela hiperveloz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights