Dez crenças improváveis que as pessoas ainda defendem

Pseudociências, opiniões baseadas em fundamentalismo religioso, charlatanismo, desonestidade intelectual e científica, e/ou simplesmente ignorância, fazem com que as pessoas, na era da informação, ainda preservem crenças esdrúxulas, bizarras e tudo mais que puderem fazer e manipular para defendê-las. Existem muitas dessas crenças. Não caberia tudo num único artigo. Aqui enumero apenas as dez que considero mais pertinentes.

10 – Criptozoologia

É um estudo direcionado às espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas e avistadas por testemunhas. Comumente as pessoas dessa área de interesse procuram relações entre essas criaturas mitológicas e animais extintos ou desconhecidos. Para biólogos e zoólogos, a Criptozoologia é uma pseudociência. Embora a existência de espécies maiores ainda desconhecidas não seja algo impossível, dado o atual nível de registros e pesquisadores espalhados pelo mundo, é algo improvável.

9 – Homossexualidade comportamental

O preconceito, seja ele algo do jeito de pensar ou um fundamentalismo religioso, leva as pessoas a procurarem motivos e argumentos para justificar a sua homofobia. Um dos argumentos mais comuns, especialmente da parte religiosa, é dizer que a homossexualidade não é natural, mas um comportamento –  ao dizer que não há “ordem cromossômica gay”. Outros argumentos ainda incluem que existe macho (xy) e fêmea (xx), portanto o homossexual é uma abominação, etc… Isso demonstra mais que ignorância sobre ciência e genética, mas uma total desonestidade com os fatos (sendo que há indivíduos xxy, xyy e até x0). Ainda que genética seja sim determinante, e que alguns caracteres que indiquem uma tendência à homossexualidade possam vir a ser descobertos, ela é apenas parte da história. A outra parte é a formação embrionária, onde a genética pode falhar e falha, e mais outra sendo a vida do indivíduo e a influência do meio (não é questão de escolha comportamental, mas de tendência comportamental em função do meio, e ainda querem dizer que é opção? Uma vida em que a sociedade e a religião o desprezam?).

Quando um indivíduo se forma – estou falando do campo intrauterino – as partes dos sistemas de seu organismo se formam separadamente, a produção hormonal, a formação genital, a formação do corpo em si, tudo isso implica no indivíduo final, e pode haver “desencontros”: corpo de um sexo e cérebro de outro (condição transsexual, que chega a causar sofrimentos maiores que o de um homossexual), e corpo e cérebro de um sexo e desejo sexual de outro (esse o homossexual); o cérebro de um homossexual funciona de forma muito parecida à do sexo oposto. Para a biologia, a questão da homossexualidade é simplesmente natural, é um ponto final. O que define um homossexual não é sua opção, nem seu comportamento, mas seu desejo sexual.

8 – Astrologia

Astrologia é uma das pseudociências mais difundidas e populares, sendo por muitos leigos defendida como se fosse ciência – chegam a confundir com Astronomia. Para a astrologia, as posições relativas dos corpos celestes implicam diretamente em sua personalidade, seu destino e outras questões mundanas e pessoais. A astrologia está entre as pseudociências mais testadas, e mais provadas como falsas; mesmo assim, os meios de comunicação em massa ainda mantém essa mitologia viva em publicações, algo que ajuda em muito a mantê-la ativa no quotidiano das pessoas.

7 – Homeopatia

Tal como a Astrologia, homeopatia é um sistema já testado, provado falso, e ainda assim mantida extremamente popular e defendida com fervor por muitos. Consiste num sistema terapêutico de tratamento com doses de medicações contendo substâncias específicas diluídas num nível infinitesimal. Para a questão química, a homeopatia funcionar é algo totalmente inviável – no entanto, para seus defensores, a crença se baseia no fato de que ela já foi vista realmente “funcionar”… Isso é um erro muito comum em medicinas alternativas – o que todos os testes provaram, é tratar-se nada mais que um efeito Placebo.

6 – Sensacionalismos apocalípticos

Mitos religiosos, sensacionalismos midiáticos, planetas errantes, asteróides e cometas, tudo isso figura em mitos de “fim do mundo” sendo difundidos no contexto popular, especialmente no advento da Internet e das redes sociais, que facilitaram imensamente esse processo. Tudo tem duas causas principais: ignorância científica (e falta de vontade de procurar ou sequer ouvir o que dizem os especialistas no assunto) e o desejo profundo de ver coisas extraordinárias acontecerem.

5 – Atividade Extraterrestre na Terra

Seja no presente ou no passado, a atividade extraterrestre na Terra, observando os seres humanos ou mesmo influenciando ou decidindo o nosso destino, tem se tornado cada vez mais uma nova forma de religiosidade. As pessoas alimentam um profundo desejo de ver UFOs, sendo a vasta maioria pareidolia, ilusões óticas ou charlatanismo; mesmo assim, a crença cresce e tende a crescer mais ainda.

É grande a probabilidade de existência de vida fora da Terra (vemos isso na ciência, Astrobiologia), e há possibilidade de contato com alguma civilização inteligente (SETI), no entanto, nada parece indicar interferência extraterrestre em nossa história e nem no nosso presente, de um ponto de vista realmente honesto e científico. Relatos de pessoas não são algo considerável para o ponto de vista científico, uma vez que há relatos de aparições de tudo: lobisomens, vampiros, sereias, dragões, duendes, deuses, santos, Jesus… E há até testemunhas que dizem ser essas coisas… infelizmente, não dá para levar testemunhos de seres humanos sem provas a sério.

4 – Formas Alternativas da Terra

E se a NASA e todas as agências espaciais e cientistas ao longo da história secular estivessem mentindo sobre a realidade de nosso mundo? É isso que ainda defendem algumas religiões, sociedades e até mesmo pessoas com formação científica… Certamente estão entre as mais bizarras teorias de conspiração, vejamos algumas:

Terra-Jovem: O criacionismo de terra-jovem, uma pseudociência baseada no fundamentalismo bíblico, defende que a verdadeira idade da Terra e do Universo é entre 6.000 e 10.000 anos, de acordo com a cronologia bíblica.

Terra-Plana: é uma espécie de criacionismo que defende que a Terra é um disco plano, e o Sol e a Lua orbitam à sua volta, cruzam por baixo dela e assim voltam no horizonte – conforme descrito na Bíblia.

Terra-Oca: A Terra é esférica, mas na verdade seria oca, e em seu interior teria outro Sol, iluminando uma civilização humana ou humanoide avançada, que envia OVNIs à superfície para observar-nos.

3 – Criacionismo

O Criacionismo é uma pseudociência com fundamentalismo bíblico e cristão, que surgiu para negar todas as evidências da Ciência secular, sobre a evolução e origem da vida, e assim indo contra inúmeros ramos científicos, como biologia, genética, química, geologia, paleontologia, etc.

Há diferentes ramos do criacionismo, entre os quais salientam-se o da Terra-Jovem (que nega a verdadeira idade geológica da Terra) e o da Terra-Antiga (que não nega a verdadeira idade geológica da Terra, mas nega a verdadeira idade da existência da vida).

Muitas pessoas, baseadas em pura motivação religiosa e mínima noção científica, defendem pertinentemente o criacionismo como científico, algo que é um engano terrível – pois o criacionismo não passa nem no primeiro estágio para que algum estudo seja científico: a Metodologia. Não existe criacionismo científico, e seus defensores distorcem os factos, negam a ciência em todas as instâncias e não possuem um único estudo ou pesquisa científica aceite no meio académico.

2 – Deus Pessoal

Não, não é um ataque à religião ou ao teísmo. É uma consideração lógica: o deus pessoal. Imagine um deus que está sempre de acordo com você, com o que você acha certo, e faz tudo pra favorecer você – e assim você agradece. Quando algo dá errado, você agradece ao seu deus pessoal (seja qual for a sua religião) por essa lição. Você não gosta de homossexuais, então seu deus também não gosta; você é homossexual, então seu deus te aceita e as religiões que desprezam você por sua condição estão na verdade enganadas sobre deus… Quando alguém mostra descrença sobre seu deus, você se ofende… mas porquê? A resposta é muito simples – o deus que te privilegia, que te salva dum acidente (mesmo que esse tenha matado outras pessoas, teístas e boas como você), que te aceita, e que partilha de seu julgamento sobre o mundo e as coisas, esse deus pessoal é na verdade uma projeção sua – simplesmente, é você mesmo.

Um deus pessoal, gerenciando sua vida, é completamente antagônico a um deus cósmico (deísmo) cuidando de todos – pois muitas vezes a sua “sorte”, depende do “azar” de outro – o que implicaria que o outro obrigatoriamente seria menos bom do que você – esse ideal, extremamente popular, de deus pessoal, é um egocentrismo – e particularmente ilógico.

1 – Teorias da Conspiração

Uma das bases de toda a pseudociência e formas de sensacionalismos e mentiras é a Teoria da Conspiração: e tem se tornado a forma definitiva para negar a verdade dos factos, e negar o que a ciência diz sobre o mundo.

Teorias da conspiração são espalhadas como um câncer sobre o mundo, e quando encontra algo como o fundamentalismo ideológico, fomenta um processo de profunda marginalização em relação à ciência e aos seus governantes.

Algumas teorias da conspiração não são absurdas, como as que dizem que os governos escondem informações da população (e sim, os governos fazem isso). O problema é que elas se tornam absurdas quando dizem certas coisas que supostamente os governos escondem: como tecnologia extraterrestre, aquecimento global, asteroide a caminho da Terra; os conspiracionistas da Terra-Plana, por exemplo, defendem que a NASA forja informações sobre o Universo, e que vigia e proíbe o acesso às fronteiras desse mundo-disco em que vivemos.

Tem coisas que os governos e os cientistas não poderiam esconder das pessoas, nem que quisessem; um asteroide apocalíptico a caminho da Terra, por exemplo, poderia ser observado até mesmo por Astrônomos amadores, de suas lajes com um telescópio comum – e astrônomos amadores até já descobriram asteróides (até mesmo exoplanetas, cometas e supernovas). Para dizer que o Aquecimento global é uma farsa, teria de ter uma vasta comunidade de cientistas, pesquisas e estudos para ser realmente algo com sentido – mas tudo o que tem é defesas flutuantes, estudos inconclusivos e não complementados, e pura negação de factos.

Teoria da conspiração também é um ótimo recurso para a pseudociência – os criacionistas, por exemplo, defendem que a ausência de trabalhos criacionistas publicados em veículos científicos é uma conspiração dos evolucionistas; o mesmo fazem defensores da astrologia, da homeopatia, etc.

70 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Muito bom seu artigo. Parabéns!!!

  2. Boa noite

    Bom Texto Jonatas, deixe-me apenas dar uma achega no capítulo do Deus Pessoal.

    “……………………..É uma consideração lógica: o deus pessoal. Imagine um deus que está sempre de acordo com você, com o que você acha certo, e faz tudo pra favorecer você – e assim você agradece……………..”

    Partindo do principio que se trata de um Deus e estando este acima de qualquer vontade Humana, como pode esse Deus estar sempre de acordo com aquilo que “eu” quero? Essa definição não é de um Deus Pessoal, é antes de um Humano que se habilita a ser Deus. Quando se fala num “Deus Pessoal”, será antes um Deus que “conhece” cada um de nós, ou melhor, será um Deus que converge para cada um de nós, e não um Deus para o qual todos nós convergimos, não sei se me fiz entender……..

    “………….esse deus pessoal é na verdade uma projeção sua – simplesmente, é você mesmo.”

    Isso é como cada um de nós vê o seu universo. Em última análise, nós vemos em todo o lado, aquilo que somos!!!

    “………………..e particularmente ilógico.”

    Sobre este ponto, e independentemente de qualquer opinião sobre aquilo que nos rodeia (eu particularmente não sou apoiante de um Deus Pessoal), não esquecer que as surpresas andam muitas vezes juntas com o ilógico!!! Quero com isto dizer que a Verdade nem sempre apoia a lógica.

    Sobre o que o Leandro disse acima:

    “Mas também existe o mito de que a ciência pode explicar os fundamentos da realidade. Esse mito atualmente se expressa por meio de teorias extravagantes que se sustentam somente sobre a matemática, sem provas empíricas. E a matemática se presta extraordinariamente a criar fantasias. Essa ciência ambiciosa e desprendida da realidade postula universos-membrana, passados infinitos, buracos no espaço-tempo, vibrações de cordas e toda sorte de entidades que pouco diferem dos dragões da mitologia. Estamos diante de um novo totem da humanidade.”

    Pese embora a importância da ciência nos dias de hoje, e sendo verdade que sem ela estaríamos pior, concordo com a opinião do Leandro. Poderei estar enganado, mas não há-de chegar o dia que ela nos explicará tudo.

    Cumprimentos.

    1. “Em última análise, nós vemos em todo o lado, aquilo que somos!!!”

      Precisamente. Daí o deus pessoal ser ilógico: é só uma projeção de nós mesmos… é só o que nós queremos que ele seja (incluindo que nos dê razão)… é um deus que não existe por si próprio.

      “concordo com a opinião do Leandro. Poderei estar enganado”

      Sim, está enganado, porque a opinião do Leandro está errada já que demonstrou não saber o que é ciência.

      abraços

  3. “1 – Teorias da Conspiração
    Uma das bases de toda a pseudociência e formas de sensacionalismos e mentiras é a Teoria da Conspiração: e tem se tornado a forma definitiva para negar a verdade dos factos, e negar o que a ciência diz sobre o mundo.”

    Verdade dos fatos? … Como se nós soubessemos de toda a verdade dos fatos do mundo…rsrs

    1. Não sabermos tudo, NÃO é o mesmo que dizer que sabemos nada.
      Essa é uma confusão comum… uma falácia abençoada por aqueles que seguem as mentiras conspirativas.

      Sugiro que leia os nossos artigos na categoria Literacia Científica.

      Nomeadamente:
      http://www.astropt.org/2013/05/05/nao-sabemos-tudo-mas-sabemos-o-que-nao-e/

      abraços

  4. Gostei das suas considerações sobre o Deus pessoal. Tinha torcido o nariz pelo título, por defender a liberdade de crença de cada um, pensando que seria só mais uma argumentação anti-teísta. Mas foram ótimas colocações, também acho muito irônico quando alguém consegue uma promoção no emprego alegando que foi deus agindo, sendo que existem coisas bem mais sérias a serem resolvidas do que te dar um salário mais gordo.

    • Francisco Gomes on 05/03/2014 at 02:28
    • Responder

    Gostaria de saber se o Sr. já leu ou viu algum material de Graham Hancock a respeito de civilizações pré-diluvianas e suas investigações sobre a ocorrência de pirâmides ao redor do mundo? Ou sobre o trabalho do Sr. John Anthony West sobre os sinais de erosão encontrados na esfinge em Guizé? Tenho quase certeza que não. Recomento também conhecer os ensinamentos de Sócrates. Podem te ajudar muito. Abs.

    1. Será que esses senhores já ouviram falar de mim?

      Será que o sr. Francisco Gomes já ouviu falar do Pai Natal / Papai Noel? É um senhor que é grande amigo de pseudo-arqueólogos…

      Quanto a Sócrates, talvez esteja a referir-se ao antigo primeiro-ministro de Portugal ou então ao antigo futebolista brasileiro.

      De resto, o seu comentário é tipicamente religioso: “Você já ouviu falar da Bíblia? É que se lá diz que as pirâmides foram feitas por galinhas gigantes, então eu vou acreditar nisso.”
      Enfim…

      Quando tiver evidências publicadas em revistas científicas que coloquem em causa a realidade dos factos… participe.
      Até lá, leia os nossos artigos na categoria Literacia Científica. Podem te ajudar muito. Abs.

    2. O que existe de literatura pseudo no mundo, seu Francisco, não está no mapa.

      Se a cada leitura de livros pseudos vamos aceitar tudo como verdade sem provas reais, sem questionar as fontes, se vamos dar crédito a hipóteses pessoais sem análise de pares científicos, sem saber se foram publicados em revistas especializadas com aval de pesquisadores, como vamos ter certeza que aquilo que se lê é real e fará funcionar elevadores ou não prejudicará seus filhos se eles forem tomar vacinas?

      Fazer cIência e escrever sobre conhecimento é coisa séria.

      Dar o real valor ao que vale, também é coisa séria, pois quando você entra num elevador você sabe que não foi uma pessoa qualquer que escreveu um livro qualquer que fez aquele elevador funcionar.

      Se não há nada na literatura oficial de conhecimento centenário de geologistas e antropologistas, de pessoas que realmente sabem o assunto que você falou, ou estão todos errados e só o seu Graham está certo, ou vice-versa. O que você presume? Tende a acreditar nele só porque tem uma novidade esotérica, contrária às evidências, e seu cérebro curte o “diferente”?

      As evidências bem dizem quem está certo e quem está errado, bem dizem quem faz ciência e quem é pseudo.

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 03/03/2014 at 13:37
    • Responder

    Das 10 “pseudociências apresentadas as que eu acho mais comuns e que são aceites até por pessoas com preparação são a astrologia e a homeopatia. Muitas vezes tento esclarecer algumas pessoas que conheço mas é muito difícil combater as ideias feitas. Escrevi isto porque vi publicitada, há dias, em grandes letras e numa farmácia, a homoeptria.
    Ora essa publicidade dá-lhe algum crédito.
    Um abraço.

  5. Bom dia, eu gostaria de publicar seu artigo na íntegra em nosso blog de acordo com seu termo de licença na Creative Commons com crédito ao autor e ao AstroPT na primeira linha do texto e seus respectivos links. Parabéns pelo excelente texto, desmistifica o que muitas pessoas acreditam ser “fatos” e que na realidade são “pseudociência”.

    1. Caro Fabiano,

      Por regra, também pedimos isto em termos de copyrights:

      “É permitido pelo astroPT que pequenas partes (excertos) sejam utilizadas para fazer referência, por meio de link, ao artigo completo no nosso blog.”
      😉

      abraços e obrigado!

    • Nuno José Almeida on 03/03/2014 at 10:34
    • Responder

    Daria um artigo só por si:

    “9 – Homossexualidade comportamental”

    Faltou falar da epigenética.

    off-topic, o blog continua sem a opção se seguir os comentários!!

  6. Mas também existe o mito de que a ciência pode explicar os fundamentos da realidade. Esse mito atualmente se expressa por meio de teorias extravagantes que se sustentam somente sobre a matemática, sem provas empíricas. E a matemática se presta extraordinariamente a criar fantasias. Essa ciência ambiciosa e desprendida da realidade postula universos-membrana, passados infinitos, buracos no espaço-tempo, vibrações de cordas e toda sorte de entidades que pouco diferem dos dragões da mitologia. Estamos diante de um novo totem da humanidade.

    1. ” o mito de que a ciência pode explicar os fundamentos da realidade.”

      Alguém que está na net, a usar os fundamentos da ciência, e escrever esta frase, só denota ignorância e hipocrisia.

      Nos exemplos que dá, percebe-se que confunde teorias com hipóteses e com especulações científicas.

      Antes de comentar, e errar totalmente, sugiro que leia os nossos artigos na categoria Literacia Científica. Bem precisa…

    2. Leandro,

      – por que você leva (ou levará) os seus filhos a tomar vacinas? Pelo valor que você dá unicamente ao “mito da ciência”?

      – por que você leva os seus filhos à escola, só por causa do “mito da ciência”? Na escola se aprende, então, pseudociência?

      – por que você não tem medo de andar de elevadores, e compra ou comprará GPSs? Só pelo mito da ciência de não explicar a realidade?

      – por que você vai querer que os seus filhos façam uma faculdade? Só para passar o tempo ou para terem uma profissão que construirá pontes, prédios, computadores, tratará bem a saúde das pessoas, fará exames clínicos eficientes nelas, assessorá a prática de esportes de forma mais adequada a cada caso, ou tratará os dentes?

      Se ciência fosse só “mito para explicar a realidade”, ninguém teria uma profissão e viveria dela, pois nada funcionaria e as pessoas morreriam com a “irrealidade” da ciência, e os prédios cairiam.

      Você não enxerga que tudo ao seu redor tem ciência, que sabe como desvelar a realidade porque prova todo o dia isso?

      Se ainda não percebeu a sua dissociação da realidade, pare de usar a eletricidade e volte para as cavernas.

    • Caio Archanjo on 02/03/2014 at 23:27
    • Responder

    Eu pensei que não podíamos postar assuntos religiosos no blog.

    Assuntos científicos devem ser seguidos de bibliografia. Há alguns pontos nessa postagem que não passaram de especulação para mim!

    1. Falar só por falar não vale de nada – vá pesquisar pra ver se algo que digo aqui é especulação. Eu não postei referências porque não tirei isso de algum lugar – são coisas que eu mesmo aprendi – é uma lista de crenças improváveis, e não um artigo científico.

        • Marcelo on 03/03/2014 at 13:58

        Caio, também enxerguei da sua forma. Jonatas, sua posição inflexível o leva a ser flexível com o seu aprendizado e ignora o dos demais. Você ser vago sobre seu aprendizado e refutar a necessidade de apoio bibliográfico, é algo incompreensivel. Não é um crítica pessoal, mas postural. Você age tão crente quanto os religiosos. Mas já que você é tão firme de si, tem resposta a todos os fenomenos… conte me então, sua visão lhe diz que os padrões existentes entre piramides em diversas partes do mundo, entre povos que nunca se comunicaram, é fruto de coincidência? Povos arranjaram maneiras de dedicarem gerações a construir “monumentos”, extraindo matéria prima a milhares de quilometros de distâncias, com transporte que ainda hoje não conseguimos fazer, com corte de rochas milimétricamente desenhadas, como ainda hoje não conseguimos fazer, alinhado com constelações em data futura, tudo isso a olho nú…livros relatando explosões com formação de cogumelos, que cegaram os presentes, há milhares de anos, é normal. Um cara falar de matéria escura, quando mal conheciamos “as claras”, é lógico? Um pintor desenhar e tentar construir helicopteros e tanque de guerra de madeira, em uma época que nem carro tinhamos, é tranquilo? A evolução da válvula ao silício ocorre em alguns anos, enquanto do silicio aos supercondutotes( com ajuda do próprio silicio), levam decadas… há tanto a se explicar no mundo e não há doutores que o consigam … na boa, escreve um livro e ganhe dinheiro, Nobel… sei lá… seja mais razoável!

        • Jonatas on 03/03/2014 at 18:35
          Author

        Muito bem, vamos ver:
        Padrão de semelhança das Pirâmides: nada de coincidência, apenas a engenharia humana despertando: o formato de pirâmide, com base maior e topo menor, é a estrutura ideal para grandes edificações serem resistentes, os antigos engenheiro de diferentes povos simplesmente chegaram a mesma conclusão; acreditar em ETs ensinando pirâmides é até um desrespeito ao valor desses povos e à inteligência humana, na minha opinião.
        No resto de seu comentário, além de menosprezar a capacidade engenhosa de nossos antepassados, acho que quer apenas forçar algo transcendental na inteligência, na vida e nas coisas que construímos, isso nada mais é que o efeito que chamo de efeito calculadora: ela é impressionante apenas para aquele que não se dedica a entender a eletrônica, assim como a genética é vista como algo perfeito apenas para aqueles que são leigos no assunto.
        Você sabe o que é astrofísica? hora sabe ao menos como descobrimos planetas? acha que olhamos diretamente? ah por favor, estude, não sabe do básico para criticar os cientistas que calcularam a existência da matéria escura – usando lógica e dados observados – tudo isso é observação indireta, mas eficaz e já revelou muito do mundo e do Universo.
        Eu não citei referências justamente porque não me aprofundei em nenhum dos assuntos no artigo, citei coisas que sei, nada mais – e de boa, o que vocês querem aqui é um autêntico ad-hominen, não têm capacidade de apontar qualquer erro no artigo, por isso atacam ao autor. Dispenso sua crítica, não foi construtiva e nenhum pouco inteligente.

      1. O Marcelo deu exemplos de coisas que já estão explicadas, mas que por preguiça o Marcelo prefere viver na ignorância.
        http://www.astropt.org/2012/10/06/desmistificar-os-extraterrestres-do-passado/

        Suponho que o Marcelo não tenha filhos, porque se der legos a uma criança e a mandar construir o mais alto que puder, ela vai usar a forma geométrica da pirâmide.
        Como é que uma criança de 2 ou 3 anos sabe mais que o Marcelo? Pois… ou a criança está dominada por extraterrestres ou o Marcelo prefere a ignorância dos assuntos.

    2. Alguém dizer que o Criacionismo é só um mito, como milhares de mitos de tribais pré-históricos absolutamente diferentes entre sio, não é assunto religioso, é apenas uma constatação da realidade.

    3. “Há alguns pontos nessa postagem que não passaram de especulação para mim!”

      Caio, quais assuntos?
      Se não diz, assumo que o Caio pensa que a Terra é plana e que a sua esfericidade é somente especulação…

      enfim… que raio de comentário.

  7. Interessante vários assuntos pra debater.

    – Criptozoologia
    Tenho acompanhado o caso das Lulas Gigantes, que eram até a década de 90 consideradas lendas, só foi fotografados nos idos dos anos 2000, posteriormente filmados e até capturados. Hoje em dia nem são mais novidade.
    Mas o aumento de incidência não pode ser explicado só por melhores oportunidades de serem fotografadas e filmadas, elas apareceram mais vezes por aqui mesmo.
    Outra, não sabemos onde elas vivem, sabemos que é em profundidades abismais mas nunca a vimos por lá.
    Recentemente surgiu também uma espécie de agua viva gigantesca, nunca observada.

    Aliado a isto existe um estudo que fala que alguma porção de agua dos oceanos “vaza” para baixo.
    Se vaza .. vai para algum lugar que não a tinha, que só pode ser explicado como uma caverna oca.
    Que pode ser gigantesca, uma vez sendo ocupada por agua, podemos pensar então que pode existir cavernas gigantescas com capacidade métrica equivalente a um pequeno oceano, contendo agua.
    Lá podem existir criaturas gigantescas.. e de lá que viriam as Lulas gigantes e outras..

    Então pode existir daqui a algum tempo uma nova abordagem sobre a Criptozoologia.

    – Homossexualidade comportamental

    Outro dia estava numa discussão tentando entender os motivos da existência do homossexualismo.
    Afinal a princípio não existe nenhuma vantagem biológica em algum membro da espécie ser homo..
    e sabemos que não é uma característica humana mas todos animais mais evoluídos que os Répteis podem ter casos assim.

    Mas pensei uma explicação..
    O próprio fato de eles não procriarem e deram vantagem e outros que podem procriar no seu lugar, é a explicação.
    No caso membros mais propensos a passarem seus genes, que por sí já uma vantagem de uma maior incidência da passagem de seus gametas, porque as fêmeas as escolhem mais facilmente.
    Com essa vantagem indireta provocada pela existência dos homos. isto causa que há uma melhoria genética mais acentuada, aumentando a incidência de indivíduos “normais”, sendo que o “normal” seria o mais próximo daquele que não é homo.
    Mas a cada geração mesmo com este benefício ocorrem novos casos homos, com isso uma nova filtragem e novas melhorias genéticas.
    Resumindo, homos seriam devido a defeitos genéticos, mas a existência deles melhoraria a genética de uma forma geral.. Uma forma de forçação a genética a normalidade entre as gerações.

    – Astrologia
    Sempre fiquei pensando qual seria o motivo de que a astrologia foi criada.
    E cheguei a constatação que notaram similaridades entre as pessoas de acordo com seu período de nascimento.
    E na atualidade também se ve certas similaridades em pessoas com datas de nascimento parecidas, a que podemos associar a signos. Mas na antiguidade as diferenças entre as pessoas, devido a uma cultura menos rica, seriam menores, e as evidências de agrupamentos de datas similares de nascimento seriam maiores, proporcionalmente. Com essas novas evidência se passou a associar a datas de nascimento e posterior combinação das estrenas pelas datas e o horóscopo que conhecemos hoje,.

    Também soube de como os Maias mediam a astrologia deles, que é pelo momento da concepção e não do nascimento.
    Talvez existam fatores aleatórios, que sejam incorporados a nossa célula matriz, e que eles tenham a ver com alguma incidência de raios cósmicos, que sabemos que em alguma porção nos penetram a todos e em todos os momentos.
    Estes raios cósmicos, poderiam ser diferenças medidas de acordo com épocas diferentes, por causa da posição da terra no sistema solar e outros fatores.
    Isto causaria um fator randômico na nossa mutação pessoal, no caso todos somos como que mutantes de um ramo “normal” da nossa espécie.
    Este fator randômico seria uma vantagem pois aceleraria mutações e possíveis benefícios posteriores.
    No momento da decisão entre os conflitos de regras da associação das duas porções de hélices no momento da aglutinação seriam decididas em parte pelos raios cósmicos..

    – Homeopatia
    Cicuta só pode ser utilizada de forma homeopática.

    – Sensacionalismos apocalípticos
    Apesar doq falou, provavelmente algum vai ter razão..vai acertar um dia..

    – Atividade Extraterrestre na Terra
    É outra coisa que em termos de probabilidades é melhor apostar que as evidências existem e só não as encontramos ainda ou não lhe demos o estudo da forma adequada.

    – Formas Alternativas da Terra
    Paramos de discutir as formas da Terra.
    E passamos a discutir as dimensões do universo..

    – Criacionismo
    Eu ainda aposto no Design Inteligente, mas de uma abordagem só minha pelo que sei.
    Que é que não houve alguma outra entidade influenciando, mas que existe algo como uma inteligência a nível de espécie que tomaria certas decisões no rumo dos acontecimentos.

    1. Sua forma de “Design Inteligente” é única mesmo (e nada tem a ver com o criacionismo e religiosidade, mas apenas reflexão) – já pensei também no advento de certas espécies que evoluam a tal nível tecnológico que poderiam se tornar algo comparável a deuses-galácticos. Veja esse meu artigo antigo:

      http://www.astropt.org/2012/07/20/civilizacoes-alienigenas-avancadas/

      abraços

      • António Castanheira on 03/03/2014 at 12:41
      • Responder

      No Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, está em exposição uma lula gigante desde 1972. Tem 8.20 m de comprimento e cerca de 200 kgs de peso:

      http://lusiada.manuka.com.br/2008/11/28/flora-6/

      A página da wikipédia sobre lulas gigantes na versão portuguesa (brasileira) é muito incompleta e induz conclusões erradas, tal como pensar que a existência destes animais só foi confirmada no séc XXI.

      1. Uma descoberta recente, reforça a ideia de que temos mesmo um oceano interior..

        Como qualquer lugar com agua na Terra tem vida, lá deve ter vida também..

        Porque teriam animais gigantes lá, não sei .. mas desconfio que existam sim

        Aqui a matéria => http://www.dw.de/diamante-encontrado-no-brasil-comprova-suspeita-antiga-da-ci%C3%AAncia/a-17495516

  8. Só queria fazer uma consideração sobre Criptozoologia, Se pesquisar um pouco vai notar que algumas especies descobertas hoje, são fruto de trabalhos nessa áreas, podendo citar aqui sem uma boa pesquisa, lulas colossais, o próprio ornitorrinco que por muito tempo foi considerado somente um mito na região onde é encontrado.
    Então criptozoologia é sim algo que tem um fundamento, não todas as pesquisas, mas uma parte tem fundos de verdade.

    1. Esse foi o assunto mais difícil de escolher por isso, uma vez que existem uns meios de pesquisas honestos (sim, descobriram animais tidos como extintos e animais grandes como gorilas) e outros sensacionalistas (como os que procuram o monstro do lago Ness até hoje…) – é complicado a generalização. Mas espero que considere os sensacionalistas e misticistas como sendo criticados aqui. Um abraço

        • Frederico Werneck Lima on 25/04/2014 at 08:37

        O problema dessa “criptozoologia” é que pode ser confundida com espécies crípticas – praticamente o mesmo significado – espécies “escondidas” (cripta). É uma área da biologia que tem ganhado bastante terreno, principalmente pelo desenvolvimento de técnicas moleculares que permitem distinguir espécies aparentemente idênticas (muito insetos), mas que são geneticamente diferentes (molecularmente).

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_esp%C3%A9cies_cr%C3%ADpticas

  9. Você se esqueceu que a maior crença ainda difundida, sem q se haja prova alguma cientifica, é a própria existência de um Deus. Da mesma forma que você afirma, não ser capaz de acreditar em relados dos homens nos casos dos UFOS, também não se pode acreditar nele, quando se diz respeito à bíblia, que foi feita pelo homem, 300 anos após a morte de Cristo, (Se é que ele foi real) pelo imperador de Roma Constantino. Assim sendo, me pergunto, por que dois pesos e duas medidas? Onde está a Crença em Deus na sua lista? A mais difundida “verdade” que existe…

    1. Não descordo de você, considero mesmo que faltou essa, seu ponto de vista está bem correto pra mim. Eu procurei focar nos absurdos – mas faltou mesmo em parte uma especificação dessa crença dogmática.

        • Sidney Ferreira de Paula Júnior on 03/03/2014 at 15:22

        Parabéns pelo artigo, muito legal.
        O medo da morte é o maior motivador da crença em religiões. Nas suas obras “Sandman” e “Deuses Americanos” o escritor Neil Gaiman imagina como criamos os deuses e como eles morrem quando deixamos de acreditar neles. Já os membros da Igreja Luciferiana fundada por Anton LaVey em 1968 pregam que o Demônio é apenas uma representação simbólica de parte do ser humano e que cada um é deus de si mesmo. Eles tem inclusive sua Bíblia Satânica.
        O que é ruim na crença em Deus é a maneira como as pessoas se deixam manipular pelos sacerdotes.
        Eu acredito num Universo equilibrado, onde o meu corpo e “espírito” são energia (portanto serão transformados quando eu morrer, portanto não preciso ter medo da perda da minha individualidade). Não idolatro deuses grotescos, mas admiro a Natureza e as pessoas, pois são reais e não são eternos.
        Gosto do código de ética do Espiritismo de Alan Kardek (“tudo o que você faz volta para você”, portanto pode fazer o que quiser, mas evite os vícios e os pensamentos negativos, pois é auto-destruição).

    2. “por que dois pesos e duas medidas?”

      Se são dois pesos então serão duas medidas…

      • Sidney Ferreira de Paula Júnior on 03/03/2014 at 15:27
      • Responder

      Parabéns pelo artigo, muito legal.
      O medo da morte é o maior motivador da crença em religiões. Nas suas obras “Sandman” e “Deuses Americanos” o escritor Neil Gaiman imagina como criamos os deuses e como eles morrem quando deixamos de acreditar neles. Já os membros da Igreja Luciferiana fundada por Anton LaVey em 1968 pregam que o Demônio é apenas uma representação simbólica de parte do ser humano e que cada um é deus de si mesmo. Eles tem inclusive sua Bíblia Satânica.
      O que é ruim na crença em Deus é a maneira como as pessoas se deixam manipular pelos sacerdotes.
      Eu acredito num Universo equilibrado, onde o meu corpo e “espírito” são energia (portanto serão transformados quando eu morrer, portanto não preciso ter medo da perda da minha individualidade). Não idolatro deuses grotescos, mas admiro a Natureza e as pessoas, pois são reais e não são eternos.
      Gosto do código de ética do Espiritismo de Alan Kardek (“tudo o que você faz volta para você”, portanto pode fazer o que quiser, mas evite os vícios e os pensamentos negativos, pois é auto-destruição).

      • Mario Luiz Alves da Silva on 09/06/2014 at 03:13
      • Responder

      Falcao, a Biblia, na parte que narra a criação não foi escrito 300 anos após Cristo pelos romanos, o chamado Velho Testamento é a mesma Tora dos judeus que é bem mais velha que Cristo.
      No universo não existe verdade absoluta, há muitas teorias, e teorias poder vir a ser desmitificadas. Um dos físicos ganhador do nobel de física de 2011 ou 12, não lembro o nome dele para pesquisar o fato e colocar aqui, mas ele ao ganhar o premio e ser entrevistado por uma repórter disse que nós, humanos e cientistas, não conheciam 5% do universo. Prevalecendo esta opinião, significa que a humanidade ainda terá muito tempo,milhares de anos, até chegar ao conhecimento onde duvidas serão menores que as certezas, pois hoje em dia para cada resposta surgem pelo menos dez perguntas.
      A respeito do físico e os 5% do conhecimento humano, o físico brasileiro Carlos Lenz Cesar que fez parte da equipe que trabalhando no CERN foram os primeiros cientistas no mundo a conseguir dominar, por alguns segundos uma partícula de anti-matéria, em entrevista ao jornal O Povo da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, comentou com o entrevistador sobre a exiguidade do conhecimento humano do universo e usou os mesmo porcentual do cientista americano, antes deste ter dado sua entrevista com ganhador do Nobel.
      Carlos Lens Cesar em sua entrevista também comentou sobre a tal Partícula de Deus, taxando esta busca apenas como prepotência de certa parcela da comunidade cientifica e acrescentando que a ciência humana não tem, pelo menos, não ainda, como provar existência ou não de Deus.
      Mais uma vez, o que existe são teorias, e cada um acredita naquela que lhe parece mais lógica à sua capacidade de raciocínio e inteligencia. Todavia até a mais lógica das lógicas as vezes nos chocam quando elementos novos são inserido no cociente da lógica. E ainda há o principio da lógica, se digo que 2 + 3 = 5 ninguém contestaria isto, uma vez que isto é matemática e é exato para o mais simplórios dos conhecedores da aritmética simples, mas há que se perguntar: De onde veio este 2 e este 3?
      Da mesma forma que as teorias de Freud com respeito a psicologia humana criou a psicanalise mas estudos posteriores e usando técnicas e aparelhos mais modernos e sofisticado mostraram empiricamente que varias de suas teorias não se comprovaram. Situação esta que pode ocorrer em qualquer outro campo da ciência, se o tempo nos der tempo para que a humanidade possa chegar ao ponto.
      A ciência humana é capaz de explicar tudo, se ha algo que a ciência não tem explicação hoje, no futuro terá, pois conhecimento sempre progride, mas ainda é cedo para sermos categóricos para cada situação.
      Pode parecer paradoxal, mas acredito na capacidade da ciência humana, mas ainda tenho minha dose de ceticismo, tenho fé em Deus, mas dúvidas sempre haverá, pois se não tivesse duvida não seria fé, seria conhecimento.
      \mas isto já seria outra longa explanação que é melhor deixar para outra oportunidade.

  10. Ótimo texto, mas ainda acredito na teoria de algum designer inteligente, que tenha construído o universo e tudo que há nele ou um programador, pois a vida realmente parece programada ou que o universo é um ser, assim como a terra e nós.

  11. Entrei aqui para ler ciência não defesa dos homossexuais e ateus, na boa post bem tendencioso com poucos argumentos e referências para isso

    1. É um artigo de top-10 e não um periódico científico – se queria isso é só procurar outras publicações, minhas mesmo. Aqui são dez coisas pra listar “o título do artigo é dez crenças, e não dez ciências”, e pouco espaço pra cada uma, cada texto é apenas um resumo para tal e não mais que isso – você que tem o dever de se informar sobre algo que discorde aqui e ver o porque de serem listadas, se quiser. Não é defesa de ateus nem de homossexuais, são Fatos – e se não concorda, pesquise e mostre que está errado, antes de publicar comentários sem sentido como este. a ciência é factual e não é democrática, portanto se tu não concorda com os fatos que apresento no post, a ciência em nada se importa com isso.

    2. O Jonatas não defendeu homossexuais nem ateus.

      No primeiro caso, defendeu o conhecimento, a ciência, que diz que a orientação homossexual é uma condição natural. Milhares de espécies a têm e não é uma condição de escolha na espécie humana. Só quem pode escolher viver uma polaridade ou outra são os bissexuais que, por incrível que pareça, mesmo existindo numa parcela considerável da população, são sempre esquecidos ou ausentes dessa discussão porque esses, espertamente, por medo ou necessidade de proteção no meio social, têm escolhido viver só a polaridade hétero.

      No segundo caso, é natural que toda a vez que se fala lucidamente sobre o que as religiões defendem, contestando seus mitos, dogmas insanos, a esquizofrenia dos profetas, a causa do surgimento delas devido à ignorância milenar dos pré-históricos, que só tinham a imaginação para ter respostas (mágicas) para explicarem a vida, o universo, a fome, as doenças, ou seja, a “explicação” era o sobrenatural, é obvio que essa contestação científica e racional implode com a base fortificada de crença dos crentes.

      E se sobra só a lucidez dos ateus que, por algum motivo orgânico (de DNA, ou de formação cerebral) são os mais imunes a acreditar em um “Papai Noel divino” na idade adulta, isso não é problema do Jonatas nem dos ateus, mas dos crentes que teimosamente se agarram aos seus mundos imaginários e sobrenaturais.

      À medida que a ciência avança em desvelar conhecimento, prova-se, continuamente, que a homossexualidade é uma condição natural e.que o sobrenatural não é a explicação de nada, é cada vez menos a “razão” para a existência das coisas.

    3. Enfim, a cada passo que a ciência dá, desvelando conhecimento, menos ignorantes seremos e mais justos e mais tolerantes com a diversidade humana, também.

      Por isso tais assuntos são de abordagem da ciência, sim, porque descobertas de conhecimento real que implodem a ignorância, a intolerância e o preconceito, são sempre bem-vindas.

  12. sobrea teoria da conspiraçao .se eu tivesse dito alguns anos atras que os eua tinham instrumentos para invadir a privacidade do mundo,me haveriam de dizer que estava louco

    1. Mentira. Sempre existiram “instrumentos” para invadir a privacidade das pessoas… nem que fosse somente olhar pelo buraco da fechadura.

  13. Faltou o Olavismo: A crença de que Olavo de Carvalho é um filósofo e não um astrólogo medíocre

    • Gustavo Esteves on 02/03/2014 at 18:00
    • Responder

    Um vídeo muito bom que explica bem a questão do homossexualismo

    http://www.youtube.com/watch?v=Gn0R-gb9SMc

    1. Amigo, não se usa mais a expressão Homossexualismo, pois implica como sendo uma doença ou distúrbio, algo que não é. Refira sempre como Homossexualidade que demonstra ser a identidade da pessoa, alguns Homossexuais podem se sentir ofendidos se usar esse tipo de expressão nos dias atuais.

  14. Poderia dar pra curtir os posts. Com certeza eu curtiria esse.
    A parte do “Deus Pessoal” é o que eu disse recentemente em uma conversa em que a pessoa pediu minha sincera opinião a respeito do seu deus.

    No fim da conversa ele achou interessante o que eu disse e até se auto intitulou ignorante kk Mas ele não largou essa ideia, nem a de espíritos, nem a de que possa ter um nível de existência fora do natural e provável.
    Se intitula um cético aberto a opiniões, mas pelo que eu vejo é apenas uma pessoa que aceita ouvir, mas não largar suas logicas falhas, mas ainda considero bem melhor do que fanáticos que chegam até a gritar se você dizer o que pensa. rsrs

    1. No final do post tem a opção de Gosto, ou seja para curtir o post 😉

  15. eu acrescentaria ainda uma boa parte da psicanalise de freud. 😛

    1. bem lembrado

    2. Qual parte?

  16. “Aqui enumero apenas as cinco que considero mais pertinentes.”
    Não sei se entendi errado, mas n seriam “as dez”?

    1. Obrigado, arrumei; originalmente eu pensava em cinco, mas conforme fui escrevendo veio mais em mente e teve que virar 10 🙂

    • Webert Ribeiro on 02/03/2014 at 17:10
    • Responder

    Astrologia?

    A Terra também é um astro, assim, o movimento (rotação e translação) e posição (solstício e equinócio) implicam diretamente em nossa personalidade e destino, pois somos parte deste ecossistema e qualquer coisa que mude o ciclo da vida, mudará a maneira que interagimos e decidimos.

    Achar estamos em outro ‘nível’ de existência aqui na terra é o mesmo que afirmar os princípios do Deus Cristão e homem de barro.
    A história é diferente, mas o principio é o mesmo.

    1. A Terra onde surgimos e vivemos é um astro; o Sol que provê energia pra vida também é um astro; as estrelas que explodiram e liberaram no cosmos os elementos que formam a vida também são astros. Isso é Astronomia, não astrologia – como eu disse, as pessoas confundem muito. O destino é uma questão estocástica – e não é vendo constelações e posições relativas numa mitológica interpretação celeste que se será sequer possível entender questões infinitas de variáveis.

        • Webert Ribeiro on 03/03/2014 at 17:53

        Entendi.

        O problema com a Astrologia é que hoje em dia está muito subjetiva “horoscopo de jornal”, pois deixou de ser usada como uma ferramenta de compreensão da mecânica celestes “Cientistas antes de Copérnico”.

        Um dos fatores que mais certos que classifica a astrologia como pseudociência é o fato de usar a terra como centro do universo “geocentrismo”. Por outro lado o uso do geocentrismo tem sentido, pois hoje em dia ela é usada para o autoconhecimento micro e macro do ser humano em sua vida.

        No texto que você colocou logo acima, é dito que “não é vendo constelações e posições relativas numa mitológica interpretação celeste” – gostaria de pontuar essa observação descrita pelo autor do post que já não se usa a interpretação Sideral dos Signos “Constelação em nosso céu” e que hoje é usada a técnica dos Signos Tropicais (Solstício, Equinócio, Rotação e Translação).

        Por fim, gostaria de dizer uma coisa “literalmente fora da casinha”, pois é a minha opinião como pessoa que gosta de astrologia e astronomia.
        A vida em outro planeta é algo desejado por qualquer pessoa que estude os astros e estrelas do universo…

        Pensando pelo lado da astrologia, entendemos que a existência dos nossos planetas influenciaram o desenvolvimento da vida na Terra, bem como o lado psicológico, tipo, Mercúrio (comunicação/compreensão), Vênus (Sentimento/Afeto), (…);

        Pensando assim, se usássemos essa técnica para encontrar um Sistema Solar com “posições favoráveis dos planetas, certamente a vida seria consciente e inteligente, bom, seguindo as premissas da astrologia. Sabemos que isso já é feito em relação ao tamanho da estrela, terra e distancia para ter água líquida e tal.

        Quem sabe um dia.

      1. Se um dia encontrassemos vida noutro planeta que tivesse essas crenças sobre os astros… então não se poderia considerar inteligente.

        O lado psicológico: Mercúrio é a guerra, Vénus é cleptomania, Marte é o amor, Júpiter é a parvoíce, etc, etc, etc.
        Estas minhas interpretações são tão válidas para qualquer planeta como outras invenções. Nada valem.

        abraços

    2. Só complementando sobre a “desmascaração” da astrologia, por assim digamos, deve-se levar em conta também que, como o universo está em constante estado de evolução, os astros, as estrelas, as constelações não estão na mesma posição que estavam há décadas e séculos atrás. Considerando que a astrologia é uma crença bastante antiga, ser do signo capricórnio, por exemplo, faria com que no começo da história você poderia ser de touros e etc.

  17. Jonatas, você “detonou” (no bom sentido) com esse post., parabéns.

    Aqui vai o item 11: “design inteligente”: se há bilhões de pessoas acreditando nessas coisas, comprova-se mais uma vez que a espécie humana não teve a influência de um design perfeito nem inteligente.

    1. Já está na lista. Chama-se criacionismo.

        • Gustavo on 24/04/2014 at 17:46

        Na verdade, a teoria “Design Inteligente” não é o criacionismo, pois ela afirma que um ser extraterreno projetou o ser humano, nesse fato, ele pode ser um ser transcedente (deus) ou uma raça antiga, dotada de grande inteligência e com altíssimas tecnologias (Astronauta/alienígena do passado) . Ela deveria constar na lista acima, pois recentemente seus defensores ganharam na justiça o direito de que essa suposta “ciência” fosse ensinada nas escolas junto com a teoria da evolução.

      1. Na verdade, nem é teoria nem é recentemente que ganharam isso. 😉

        De resto, o 3 e o 5 aplicam-se ao seu comentário 😉

        abraços

  18. Este post me tirou muitas dúvidas, obrigado 🙂

  1. […] 20 – Religião: Deus e ETs. Jesus extraterrestre. Papa. Sagan e Espiritualidade. Einstein (mito, verdade). Halo Solar em Fátima. Ignorantes. Richard Dawkins. Super-Humanos. Ciência vs. Religião. Páscoa (aqui). Crenças improváveis. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights