Dez crenças improváveis que as pessoas ainda defendem

Pseudociências, opiniões baseadas em fundamentalismo religioso, charlatanismo, desonestidade intelectual e científica, e/ou simplesmente ignorância, fazem com que as pessoas, na era da informação, ainda preservem crenças esdrúxulas, bizarras e tudo mais que puderem fazer e manipular para defendê-las. Existem muitas dessas crenças. Não caberia tudo num único artigo. Aqui enumero apenas as dez que considero mais pertinentes.

10 – Criptozoologia

É um estudo direcionado às espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas e avistadas por testemunhas. Comumente as pessoas dessa área de interesse procuram relações entre essas criaturas mitológicas e animais extintos ou desconhecidos. Para biólogos e zoólogos, a Criptozoologia é uma pseudociência. Embora a existência de espécies maiores ainda desconhecidas não seja algo impossível, dado o atual nível de registros e pesquisadores espalhados pelo mundo, é algo improvável.

9 – Homossexualidade comportamental

O preconceito, seja ele algo do jeito de pensar ou um fundamentalismo religioso, leva as pessoas a procurarem motivos e argumentos para justificar a sua homofobia. Um dos argumentos mais comuns, especialmente da parte religiosa, é dizer que a homossexualidade não é natural, mas um comportamento –  ao dizer que não há “ordem cromossômica gay”. Outros argumentos ainda incluem que existe macho (xy) e fêmea (xx), portanto o homossexual é uma abominação, etc… Isso demonstra mais que ignorância sobre ciência e genética, mas uma total desonestidade com os fatos (sendo que há indivíduos xxy, xyy e até x0). Ainda que genética seja sim determinante, e que alguns caracteres que indiquem uma tendência à homossexualidade possam vir a ser descobertos, ela é apenas parte da história. A outra parte é a formação embrionária, onde a genética pode falhar e falha, e mais outra sendo a vida do indivíduo e a influência do meio (não é questão de escolha comportamental, mas de tendência comportamental em função do meio, e ainda querem dizer que é opção? Uma vida em que a sociedade e a religião o desprezam?).

Quando um indivíduo se forma – estou falando do campo intrauterino – as partes dos sistemas de seu organismo se formam separadamente, a produção hormonal, a formação genital, a formação do corpo em si, tudo isso implica no indivíduo final, e pode haver “desencontros”: corpo de um sexo e cérebro de outro (condição transsexual, que chega a causar sofrimentos maiores que o de um homossexual), e corpo e cérebro de um sexo e desejo sexual de outro (esse o homossexual); o cérebro de um homossexual funciona de forma muito parecida à do sexo oposto. Para a biologia, a questão da homossexualidade é simplesmente natural, é um ponto final. O que define um homossexual não é sua opção, nem seu comportamento, mas seu desejo sexual.

8 – Astrologia

Astrologia é uma das pseudociências mais difundidas e populares, sendo por muitos leigos defendida como se fosse ciência – chegam a confundir com Astronomia. Para a astrologia, as posições relativas dos corpos celestes implicam diretamente em sua personalidade, seu destino e outras questões mundanas e pessoais. A astrologia está entre as pseudociências mais testadas, e mais provadas como falsas; mesmo assim, os meios de comunicação em massa ainda mantém essa mitologia viva em publicações, algo que ajuda em muito a mantê-la ativa no quotidiano das pessoas.

7 – Homeopatia

Tal como a Astrologia, homeopatia é um sistema já testado, provado falso, e ainda assim mantida extremamente popular e defendida com fervor por muitos. Consiste num sistema terapêutico de tratamento com doses de medicações contendo substâncias específicas diluídas num nível infinitesimal. Para a questão química, a homeopatia funcionar é algo totalmente inviável – no entanto, para seus defensores, a crença se baseia no fato de que ela já foi vista realmente “funcionar”… Isso é um erro muito comum em medicinas alternativas – o que todos os testes provaram, é tratar-se nada mais que um efeito Placebo.

6 – Sensacionalismos apocalípticos

Mitos religiosos, sensacionalismos midiáticos, planetas errantes, asteróides e cometas, tudo isso figura em mitos de “fim do mundo” sendo difundidos no contexto popular, especialmente no advento da Internet e das redes sociais, que facilitaram imensamente esse processo. Tudo tem duas causas principais: ignorância científica (e falta de vontade de procurar ou sequer ouvir o que dizem os especialistas no assunto) e o desejo profundo de ver coisas extraordinárias acontecerem.

5 – Atividade Extraterrestre na Terra

Seja no presente ou no passado, a atividade extraterrestre na Terra, observando os seres humanos ou mesmo influenciando ou decidindo o nosso destino, tem se tornado cada vez mais uma nova forma de religiosidade. As pessoas alimentam um profundo desejo de ver UFOs, sendo a vasta maioria pareidolia, ilusões óticas ou charlatanismo; mesmo assim, a crença cresce e tende a crescer mais ainda.

É grande a probabilidade de existência de vida fora da Terra (vemos isso na ciência, Astrobiologia), e há possibilidade de contato com alguma civilização inteligente (SETI), no entanto, nada parece indicar interferência extraterrestre em nossa história e nem no nosso presente, de um ponto de vista realmente honesto e científico. Relatos de pessoas não são algo considerável para o ponto de vista científico, uma vez que há relatos de aparições de tudo: lobisomens, vampiros, sereias, dragões, duendes, deuses, santos, Jesus… E há até testemunhas que dizem ser essas coisas… infelizmente, não dá para levar testemunhos de seres humanos sem provas a sério.

4 – Formas Alternativas da Terra

E se a NASA e todas as agências espaciais e cientistas ao longo da história secular estivessem mentindo sobre a realidade de nosso mundo? É isso que ainda defendem algumas religiões, sociedades e até mesmo pessoas com formação científica… Certamente estão entre as mais bizarras teorias de conspiração, vejamos algumas:

Terra-Jovem: O criacionismo de terra-jovem, uma pseudociência baseada no fundamentalismo bíblico, defende que a verdadeira idade da Terra e do Universo é entre 6.000 e 10.000 anos, de acordo com a cronologia bíblica.

Terra-Plana: é uma espécie de criacionismo que defende que a Terra é um disco plano, e o Sol e a Lua orbitam à sua volta, cruzam por baixo dela e assim voltam no horizonte – conforme descrito na Bíblia.

Terra-Oca: A Terra é esférica, mas na verdade seria oca, e em seu interior teria outro Sol, iluminando uma civilização humana ou humanoide avançada, que envia OVNIs à superfície para observar-nos.

3 – Criacionismo

O Criacionismo é uma pseudociência com fundamentalismo bíblico e cristão, que surgiu para negar todas as evidências da Ciência secular, sobre a evolução e origem da vida, e assim indo contra inúmeros ramos científicos, como biologia, genética, química, geologia, paleontologia, etc.

Há diferentes ramos do criacionismo, entre os quais salientam-se o da Terra-Jovem (que nega a verdadeira idade geológica da Terra) e o da Terra-Antiga (que não nega a verdadeira idade geológica da Terra, mas nega a verdadeira idade da existência da vida).

Muitas pessoas, baseadas em pura motivação religiosa e mínima noção científica, defendem pertinentemente o criacionismo como científico, algo que é um engano terrível – pois o criacionismo não passa nem no primeiro estágio para que algum estudo seja científico: a Metodologia. Não existe criacionismo científico, e seus defensores distorcem os factos, negam a ciência em todas as instâncias e não possuem um único estudo ou pesquisa científica aceite no meio académico.

2 – Deus Pessoal

Não, não é um ataque à religião ou ao teísmo. É uma consideração lógica: o deus pessoal. Imagine um deus que está sempre de acordo com você, com o que você acha certo, e faz tudo pra favorecer você – e assim você agradece. Quando algo dá errado, você agradece ao seu deus pessoal (seja qual for a sua religião) por essa lição. Você não gosta de homossexuais, então seu deus também não gosta; você é homossexual, então seu deus te aceita e as religiões que desprezam você por sua condição estão na verdade enganadas sobre deus… Quando alguém mostra descrença sobre seu deus, você se ofende… mas porquê? A resposta é muito simples – o deus que te privilegia, que te salva dum acidente (mesmo que esse tenha matado outras pessoas, teístas e boas como você), que te aceita, e que partilha de seu julgamento sobre o mundo e as coisas, esse deus pessoal é na verdade uma projeção sua – simplesmente, é você mesmo.

Um deus pessoal, gerenciando sua vida, é completamente antagônico a um deus cósmico (deísmo) cuidando de todos – pois muitas vezes a sua “sorte”, depende do “azar” de outro – o que implicaria que o outro obrigatoriamente seria menos bom do que você – esse ideal, extremamente popular, de deus pessoal, é um egocentrismo – e particularmente ilógico.

1 – Teorias da Conspiração

Uma das bases de toda a pseudociência e formas de sensacionalismos e mentiras é a Teoria da Conspiração: e tem se tornado a forma definitiva para negar a verdade dos factos, e negar o que a ciência diz sobre o mundo.

Teorias da conspiração são espalhadas como um câncer sobre o mundo, e quando encontra algo como o fundamentalismo ideológico, fomenta um processo de profunda marginalização em relação à ciência e aos seus governantes.

Algumas teorias da conspiração não são absurdas, como as que dizem que os governos escondem informações da população (e sim, os governos fazem isso). O problema é que elas se tornam absurdas quando dizem certas coisas que supostamente os governos escondem: como tecnologia extraterrestre, aquecimento global, asteroide a caminho da Terra; os conspiracionistas da Terra-Plana, por exemplo, defendem que a NASA forja informações sobre o Universo, e que vigia e proíbe o acesso às fronteiras desse mundo-disco em que vivemos.

Tem coisas que os governos e os cientistas não poderiam esconder das pessoas, nem que quisessem; um asteroide apocalíptico a caminho da Terra, por exemplo, poderia ser observado até mesmo por Astrônomos amadores, de suas lajes com um telescópio comum – e astrônomos amadores até já descobriram asteróides (até mesmo exoplanetas, cometas e supernovas). Para dizer que o Aquecimento global é uma farsa, teria de ter uma vasta comunidade de cientistas, pesquisas e estudos para ser realmente algo com sentido – mas tudo o que tem é defesas flutuantes, estudos inconclusivos e não complementados, e pura negação de factos.

Teoria da conspiração também é um ótimo recurso para a pseudociência – os criacionistas, por exemplo, defendem que a ausência de trabalhos criacionistas publicados em veículos científicos é uma conspiração dos evolucionistas; o mesmo fazem defensores da astrologia, da homeopatia, etc.

70 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • João Batista on 26/05/2021 at 23:28
    • Responder

    Nem tudo é FAKE!
    Uma das que mais gostei (apesar de pensar diferente) foi a de número 3.
    Acredito que dar uma chance à dúvida ou questionamento… é também dar uma chance ao conhecimento.
    Ou alguém criou alguma coisa, ou tudo surgiu do nada, do acaso, vindo da desordem para ordem.
    Acreditar no surgimento pelo acaso, é como acreditar que um boing 747 surgiu depois de um tornado ter passado por um ferro-velho.
    Tanto evoluçionismo quanto criacionismo são teorias que não tem comprovação científica.
    Por que apenas uma delas é vista como científica? Até hoje com toda tecnologia, ciência… e mentes inteligentes envolvidas, nunca criaram uma simples vida mesmo em laboratório. Como posso acreditar que toda complexidade da vida surgiu do nada?
    As duas teorias demandam de fé pra acreditar em suas crenças porém, uma delas (evolução) precisa mais do a outra.
    Nunca vimos “nada” surgir do nada. Mas a evolução quer uma pequena-grande exceção quando o assunto é ORIGENS.
    Pior que isso, é querer me fazer acreditar que isso é ciência. Esquecem que a ciência tem como pilar o estudo das causas. Eliminar as CAUSAS, é jogar fora a própria ciência.

    1. O evolucionismo é provado todos os dias em laboratório e no nosso dia-a-dia.
      Uma das experiências mais comuns é com moscas da fruta. Pode provar evolucionismo facilmente, se pretender ter conhecimento.

      O novo coronavirus só se tornou uma doença para os Humanos porque evoluiu.

      Acha que o Universo não evolui? Acha que as estrelas não nascem nem morrem?
      Acha que a Terra não evolui?
      Acha que a Terra foi sempre assim, sem dinossauros e com esta percentagem de dióxido de carbono no ar?
      Acha que as pessoas não evoluem ao longo da vida? Acha que as pessoas não nascem nem morrem? Acha que os animais não nascem nem morrem? Acha que uma árvore foi sempre uma árvore e será sempre uma árvore?

      TUDO no Universo Evolui.

      Não precisa acreditar. A ciência, o conhecimento, não se faz de acreditar.

      O Criacionismo não é uma Teoria. Uma teoria (como a Evolução) baseia-se em factos comprovados.
      O Criacionismo é uma crença religiosa. Nada mais. Baseia-se em fé pessoal. Não é conhecimento.

      A Teoria da Evolução não é sobre a origem. É sobre Evolução, que ainda hoje acontece diariamente, e que toda a gente pode comprovar.

      Tudo isto já está explicado em dezenas de artigos aqui no blog, caso os quisesse ler e aprender alguma coisa, em vez de repetir os mesmos comentários de fundamentalistas religiosos que se orgulham da ignorância que demonstram.

      Curioso que o seu comentário começou por: “Acredito que dar uma chance à dúvida ou questionamento… é também dar uma chance ao conhecimento.”
      E depois… deita ao lixo todo o questionamento, preferindo a ignorância, o não querer saber ler, o não querer o conhecimento, o seguir uma ideologia fundamentalista baseada em crenças pessoais.
      E finaliza, afirmando mentiras baseadas na ignorância dos temas. Se quisesse questionar, não afirmava: perguntava. E antes de perguntar, lia, para saber o que perguntar.

    • Leonardo Collins on 19/06/2016 at 16:54
    • Responder

    A principal crença mais improvável que existe, é a da ida à Lua.
    Porque é que ela não aparece aqui???

    1. Porque aconteceu de verdade.

  1. […] “Quando um indivíduo se forma – estou falando do campo intrauterino – as partes dos sistemas de seu organismo se formam separadamente, a produção hormonal, a formação genital, a formação do corpo em si, tudo isso implica no indivíduo final, e pode haver “desencontros”: corpo de um sexo e cérebro de outro (condição transsexual, que chega a causar sofrimentos maiores que o de um homossexual), e corpo e cérebro de um sexo e desejo sexual de outro (esse o homossexual); o cérebro de um homossexual funciona de forma muito parecida à do sexo oposto. Para a biologia, a questão da homossexualidade é simplesmente natural, é um ponto final. O que define um homossexual não é sua opção, nem seu comportamento, mas seu desejo sexual.” (Texto encontrado no astropt.org). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights