Cientista em série de sucesso

The-big-bang-theory

David Saltzberg é o físico responsável pelas informações científicas na fabulosa série The Big Bang Theory.
Este consultor científico foi entrevistado pela revista Super-Interessante, e a entrevista pode ser lida, aqui.

Da entrevista, realço estas duas respostas:

“(…) quando posso escolher, prefiro colocar coisas sobre física elementar, coisas que você aprende no primeiro ano. Por exemplo, gosto quando Sheldon ensina física para a Penny, como quando eles estão puxando uma caixa para o andar de cima e falam sobre isso. Gosto porque assim a maior parte das pessoas pode entender. Mas também é divertido colocar algo bem específico, novo, porque depois eu recebo e-mail das pessoas dizendo “ei, eu vi isso no programa!”.

“Você é responsável pelas fórmulas escritas nas lousas da série. Qual é o seu critério?
É uma escolha pessoal. Às vezes as equações têm alguma relação com o assunto das discussões que os personagens fazem. Por exemplo, quando Howard estava para ir ao espaço, havia umas equações sobre sondas orbitais. Quando aparecem pedaços de ciência nos diálogos, eu coloco as equações sobre esse assunto. Mas, se não há nada, opto por coisas de física contemporânea ou estudos recentes. Ou coloco coisas que eu gosto mesmo.”

306-p30-o-cientista-do-the-big-bang-theory