5 episódios iniciais da nova série Cosmos

logocosmos

Lançada em 1980, “Cosmos – Uma viagem pessoal”, de Carl Sagan, foi um marco na televisão em divulgação cientifica. Sucesso de público e de crítica, a série foi vista por mais de 750 milhões de pessoas, de várias partes do mundo.

Passados 34 anos da estreia da visionária série, chega a hora de tirar novamente a Nave da Imaginação do hangar espacial. Produção do grupo Fox, em parceria com a Cosmos Studios e Fuzzy Door Productions, é lançada “Cosmos: A Spacetime Odyssey” (Uma odisseia no espaço e no tempo, em tradução literal). Apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, a nova série terá 13 episódios e abordará temas como o Big-Bang, origem da vida e outros mistérios do Cosmos.

A superprodução estreia durante o mês de março de 2014 em 170 países, nos canais pagos NatGeo e Fox. Segue abaixo a lista com nomes* e sinopses, em ordem de exibição, dos primeiros 5 episódios da série:

 

1 – Standing Up in the Milky Way | De Pé na Via Láctea
A Nave da Imaginação, sem restrições de limites comuns sobre velocidade e tamanho, atraída pela música de harmonias cósmicas, pode nos levar a qualquer lugar no espaço e no tempo. Ela está vagando por mais de três décadas, e ainda assim nunca foi ultrapassada. Seu legado mundial continua vibrante. Agora, é hora, mais uma vez, de zarpar para as estrelas.

2 – Some of the Things That Molecules Do | Coisas Que as Moléculas Fazem
A vida é transformação. A seleção artificial transformou o lobo em pastor e todas as demais raças caninas que amamos hoje. E ao longo das eras, a seleção natural tem esculpido o extraordinariamente complexo olho humano a partir de um pedaço microscópico de pigmento.

3 – When Knowledge Conquered Fear | Quando o Conhecimento Venceu o Medo
Houve um tempo, não muito tempo atrás, em que os eventos naturais só podiam ser compreendidos como gestos de desagrado divino. Vamos testemunhar o momento no qual tudo mudou, mas primeiro – a Nave da Imaginação está no chocante e frígido reino da Nuvem Oort, onde um trilhão de cometas esperam. Nossa nave nos leva em uma viagem de arrepiar os cabelos, perseguindo um único cometa em seu mergulho de milhões de anos até o sol.

4 – Hiding in the Light | Escondido na Luz
As chaves para o cosmos estão ao nosso redor para serem encontradas há muito tempo. A luz, em si, tem muitas destas chaves, mas nós nunca percebemos que elas estavam lá até que aprendemos as regras básicas da ciência.

5 – A Sky Full of Ghosts | Um Céu Cheio de Fantasmas
Uma exploração de como a luz, o tempo e a gravidade se combinam para distorcer a nossa percepção do universo. Nós acompanhamos uma série de passeios ao longo de uma praia nas noites de verão no ano de 1809. William Herschel, cujas muitas descobertas incluem a percepção de que os telescópios são máquinas do tempo, conta histórias de ninar para seu filho, John, que vai crescer para fazer algumas descobertas bastante profundas. Uma estranha ameaça espreita nas proximidades. Todos os três estão envolvidos nos truques que a luz desempenha com o tempo e a gravidade.

__
* nomes oficiais dos episódios apresentados no Brasil. Em Portugal pode ocorrer diferença na tradução.

 

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Assisti ontem na FOX HD, mas onde vai passar o segundo episodio em HD??

  2. Gostei bastante do primeiro, fico à espera dos próximos. Gostei, ainda por cima, porque por quatro ou cinco segundos a nossa Invicta cidade do Porto teve o seu tempo de ribalta na série.

  3. Achei uma introdução bastante acessível. Temos que nos lembrar que a ideia é cativar as pessoas para o imenso mundo do conhecimento e transmitir o irresistível “prémio” de irmos descobrindo o que nos rodeia.
    Até um individuo religioso sente-se mais perto de Deus, indo assim de encontro às bases do gnosticismo…

  4. Vi ontem, entre as 23h e as 23h40… Foi simplesmente épico 😀

  5. Promete… 😀

    • Sérgio Martins on 11/03/2014 at 17:21
    • Responder

    O primeiro episódio foi fraquinho e muito impreciso em vários dados apresentados… espero que os próximos sejam bastante mais interessantes.

  6. https://www.youtube.com/watch?v=Tk3SdJPlQs8 – Primeiro episodio – traduções do youtube estão boas nesse vídeo

  1. […] Série Sagan. Richard Feynman. Série Feynman. Série Cosmos – Tyson: Guia de Episódios. 5 episódios iniciais. Religiosos contra. Neil deGrasse Tyson: Facto Mais Impressionante (vídeo), Facto Mais Espantoso […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.