Terraformação, um conceito inviável

Terraformação é um conceito apelativo, mas extremamente especulativo, e, na minha opinião, totalmente inviável.
É um bom sonho de ficção científica, mas a realidade não se compadece com sonhos e a realidade é que terraformação não faz sentido.

O que é a Terraformação?

A wikipedia diz-nos que:
“Terraformação é a denominação dada ao processo, até agora hipotético, de modificar a atmosfera e temperatura de um corpo celeste sólido (como um planeta ou um satélite natural) até deixá-lo em condições adequadas para suportar um ecossistema com seres vivos da Terra.”

Na prática, Terraformar é tornar algo (um planeta ou mesmo uma grande lua) como a Terra.

Apesar de grandes nomes da ciência e da divulgação científica defenderem esta ideia, parece-me que é um conceito totalmente inviável… a vários níveis.

Existe uma inviabilidade ética inerente a este conceito: porque razão iríamos destruir algo totalmente natural para converter em algo para ficar mais de acordo com aquilo que gostamos? Teremos esse direito no Universo? Não chega já fazermos isso na nossa casa (Terra)? Por exemplo, Marte é um planeta belíssimo. Em termos de geologia, poderá mesmo ser um paraíso para os geólogos. Qual a razão para o destruir?

Um projeto destes seria também terrivelmente dispendioso, mais dispendioso do que qualquer empreendimento até agora realizado. É inviável economicamente.

Um projeto de terraformação demoraria, no mínimo, dezenas de milhares de anos. Provavelmente milhões de anos. Seria, assim, inviável temporalmente. Ninguém continuaria um projeto durante muitos milhares de anos…

Politicamente também é inviável. Sendo que um projeto destes demoraria, no mínimo, dezenas de milhares de anos, então não só seriam precisos milhões de governos contínuos sempre a suportar/apoiar o mesmo projeto, mas até tendo em conta que os sistemas políticos mudam, certamente que este projeto não seria sustentável.

As sociedades vão mudando, as culturas também, e as formas de pensar também. Ter um projeto, com a mesma forma de pensar, estagnado durante milhares de anos, seria suicídio social. Alguém imagina que atualmente pudessemos ter um projeto contínuo, sempre o mesmo e sempre viável, começado por um Australopiteco? Socialmente, é um projeto inviável.

Por fim, o mais importante: tecnicamente é um conceito totalmente inviável.

Etapas da Terraformação de Marte

Etapas da Terraformação de Marte

Marte é o “poster boy” para esta ideia de terraformação, ou seja, é o exemplo mais dado, porque é considerado o planeta mais fácil de terraformar.

Mas alguma vez Marte poderia ser como a Terra? Não.

Marte teria que ter mais massa – foi a falta de massa que levou a que a sua atmosfera ficasse rarefeita (ele não conseguiu mantê-la). De que serviria criar uma atmosfera mais densa em Marte, se voltaria a perdê-la? Como se colocaria massa em Marte?

Marte teria que ter um campo magnético como o terrestre. Como o conseguir?

Por mais dióxido de carbono que tiremos de Marte e por mais oxigénio e azoto/nitrogénio que coloquemos em Marte, precisaríamos não só desses, mas de todos os outros gases existentes na atmosfera terrestre. Mais difícil que isso: precisaríamos das mesmas proporções de gases atmosféricos. Mais uma vez, parece-me inviável…

Posteriormente, Marte precisaria de ter uma temperatura e uma pressão semelhantes à Terra, de modo a conseguir ter água à superfície.

Por fim, precisaríamos de colocar em Marte, vida tal como a conhecemos na Terra. Não poderia ser “vida esporádica”, mas sim um ecossistema inteiro.

Crédito da imagem: Stefan Morrell, National Geographic

Crédito da imagem: Stefan Morrell, National Geographic

Além de todas as razões anteriores, existem mais duas razões genéricas para a Terraformação de Marte não ser possível.

Uma delas é que não conhecemos todas as variáveis planetárias.
Existem demasiadas variáveis, que desconhecemos, e existem inúmeras interações entre elas das quais não fazemos ideia.
Se não sabemos essas variáveis, como podemos querer mudar algo se não sabemos o seu funcionamento?

A outra razão passa por definir o planeta Terra. O que é a Terra?
A Terra não é sempre igual. A própria Terra vai mudando. A Terra no tempo dos dinossauros era diferente de agora, em várias coisas, incluindo na constituição atmosférica (percentagem maior de oxigénio, por exemplo). A Terra há somente 2 mil milhões de anos era incrivelmente diferente de agora… nem sequer havia organismos complexos. A Terra antes da vida era incrivelmente diferente de agora… nem sequer tinha oxigénio na atmosfera! A própria vida (a vida terrestre) mudou totalmente a Terra. Quando se fala em Terraformar nunca se tem em conta que na verdade a própria Terra não é uma coisa fixa. Por isso, não se pode terraformar algo se não se sabe sequer de qual Terra – em qual tempo – estamos a falar.

A verdade é que Terraformar é impossível… ou melhor, é extremamente improvável.

Esta é também a razão para nunca encontrarmos uma outra Terra no Universo.
Nunca iremos encontrar um planeta que seja exatamente igual ao nosso neste momento.
Mesmo que encontremos uma outra Terra, poderá ser uma Terra como era no tempo dos dinossauros, ou no tempo em que existiam somente microorganismos, mas encontrar tudo (desde campo magnético, gravidade/massa, constituição atmosférica, vida como a conhecemos, etc) exatamente igual ao que temos parece-me igualmente impossível… ou melhor, extremamente improvável.
No mínimo, tão improvável como existir um outro Carlos Oliveira exatamente igual a mim (desde sinais, passando por doenças e pelas mesmas experiências pessoais, e acabando no segundo exato em que nasci e irei morrer) na Terra. Não existe.

mars_terre

Existe algum sítio no Universo que possa sofrer uma Terraformação?
Sim, a própria Terra.

A Terra terraforma-se gradualmente e continuamente.
Com humanos ou sem humanos, a Terra está sempre a modificar-se. É uma terraformação contínua que já dura há 4,6 mil milhões de anos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights