Farsa da ida à Lua?

090719-fake-moon-landing

Não consigo entender a base da suposta conspiração sobre o Homem ir à Lua.
Os crentes conspirativos pensam mesmo que a NASA, que não precisaria divulgar fotos (bastando para isso dizer que as cameras se estragaram), as divulgou cheias de erros para os conspiradores ficarem felizes?
Os crentes conspirativos pensam mesmo que a NASA divulgou fotos cheias de erros básicos, que qualquer engenheiro/cientista percebe que não são erros (bastando para isso perceber de astronomia ou astronáutica), mas que são supostos erros só entendíveis por uma mão cheia de pessoas que a partir de sua casa, sem nunca terem estudado os assuntos, assumem que são erros?
Os crentes conspirativos pensam mesmo que a NASA, cheia de cientistas, carregada de génios (os melhores do mundo na época) e repleta de dinheiro (na época), teria tanto cuidado em tudo, mas deixava passar diversos erros básicos de propósito?
Os crentes conspirativos pensam mesmo que a NASA precisaria enganar as pessoas por 6 vezes, em 6 missões diferentes, com 18 astronautas, sendo que 12 desceram na Lua? Porque não enganar uma vez, em vez de fazer isso por 6 vezes?
Os crentes conspirativos pensam mesmo que a União Soviética (em plena guerra fria e querendo ser a 1ª a chegar a solo lunar), que provou que os americanos estavam mesmo na Lua, não humilharia os EUA caso existissem suspeitas de fraude?

Sobre os argumentos dos conspiradores, um a um foram explicados e refutados neste documento com cerca de 40 páginas.

Agora vejam este programa com apresentação em português:

A parte que mais gostei e que me fez rir?
Quando o conspirador afirma que não existem sombras não-paralelas na Terra se tiverem a mesma fonte de luz, e os mentores do programa vão pela rua e veem as sombras não-paralelas… 😛

23 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Quero dizer que embora a NASA seja uma referencia em todo o mundo, não quer dizer que ela fez o que alega, alias o pais que invadiu o Vietnã, o Iraque, detruiu milhares de vidas inocentes em Hiroshima e afins, jogou o corpo do Osama, maior terrorista caçado a anos no mar, inventou o SANTA CLAUS e vendeu a idéia pro mundo, não podia ficar pra tras nunca, mas só correu atras do prejuizo quando descobriu que os sovieticos estavam 10 anos a frente na corrida espacial tendo sido os primeiros a por um satelite em orbita tanto na terra como na lua, os primeiros a por um cão (LAIKA) e os primeiros a porem um homem no espaço, famoso pela frase ” a terra é azul”, Yuri Gagarin, os russos tambem foram os primeiros a trazer amostras de rochas lunares e a fotografar o lado oculto da lua, também foram os primeiros a aterrizar uma sonda na lua, tudo isso acontecendo a partir de 1959, mas claro, pouco divulgado pelos reis do markting pessoal, que deram ao mundo coisa melhor, como coca-cola e fast-food dizendo que é mais saudavel, e criando uma legião de obesos mundo afora com seus Hut, Mac, Ways etc…
    Obs: Mais recentemente a primeira sonda a ser enviada a marte é Russa, apesar dos Yankes serem os bam bam bam da astronautica…

    1. Confunde NASA com Governo Americano.
      Acha mal a NASA publicitar o que faz e ainda culpa a NASA pelo secretismo da URSS.

      Sobre o post, não disse nada.

      Enfim.. que comentário desajustado.

  2. Sabe, as pessoas dedicam muito tempo pra explicar pra esses lunáticos fatos científicos e apresentando provas que o homem sim, esteve lá.

    Sujeitos como o Anderson Nunes já “estudaram” todas as provas e tem respostas pra todas elas. Afinal, “astronautas de renome”, “engenheiros famosíssimos” e “ex membros da NASA” já confirmaram que foi tudo forjado, mesmo.

    Gasta-se muito recurso pra ensinar ciência a quem não tem o menor gabarito pra entendê-la.

    • BetinhoFloripa on 24/03/2014 at 10:56
    • Responder

    http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html

    • Anderson Nunes on 23/03/2014 at 22:29
    • Responder

    Sim. Os dados sobre a viagem à Marte obtive do astronauta da Costa Rica Franklin Chang-Díaz onde ele lidera uma futura viagem humana a Marte onde ele diz que um sistema de propulsão de plasma de alta temperatura levaria apenas dois meses para fazer uma viagem de ida ao planeta vermelho, enquanto na atualidade o mais rápido seriam mais de seis. (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/apesar-de-problemas-chegada-do-homem-marte-e-questao-de-tempo.html).

    Segundo a História foi após 1530 que ocorreu a posse da terra por Portugal portugueses, mas alguns acreditam que eles já sabiam da existência de nossas terras, antes de Cabral passar por aqui. Muito provavelmente, o Brasil não foi descoberto em 22 de abril de 1500, e sim, tomado posse, analisando os relatos de Vasco da Gama e Colombo (mas isso já é outra história).

    Realmente a NASA diz que já foram feitas outras cinco viagens ao Satélite, o estranho é que somente a NASA foi capaz de tal feito, logo os norte-americanos que gostam de “enfeitar a peteca” nos seus feitos “heroicos”.

    Eu gostaria de acreditar mesmo 100% de que o homem pisou na Lua, mas uma parte de mim me faz cética quanto a isto. Na realidade acho que todos nós deveríamos ter uma parte cética em tudo que ouvimos e aprendemos, pois foi somente assim que grandes paradigmas e teorias foram derribadas na historia da humanidade.

    Mas foi legal levantar essa discussão. É muito bom debater ciência assim.
    Abraços!

    1. É completamente irrelevante isso. Você precisa sempre de 2 anos e 2 meses para que os planetas estejam novamente “alinhados” do mesmo lado do Sol.

      Também é irrelevante isso. Os fenícios, por exemplo, já conheciam. Mas sabe quanto tempo passou desde os fenícios até chegarem novamente às Américas? Esse é o ponto 😉

      Outros podem ir lá. Mas como disse em cima, não existe nada na Lua para lá ir.

      Toda a gente é cética. O ponto aqui é que existem evidências que comprovam que foram.
      Você é cético em relação à existencia de internet ou de eletricidade?

      abraços

    • Anderson Nunes on 23/03/2014 at 17:34
    • Responder

    Não sou adepto de nenhum teoria d conspiração, mas tenho minhas dúvidas, assim como tenho minhas dúvidas sobre diversas outras teorias físicas como buracos negros, origem e expansão do espaço, etc. A pergunta de o porquê a NASA não mandou mais uma viagem tripulada a Lua depois de 45 anos é pertinente sim. Assim como perguntar se depois de 45 anos com toda essa tecnologia por que não mandamos uma viagem tripulada a Marte? sendo que daqui a marte seria 6 meses (3 para ir e 3 para voltar) dependendo da orbita de ambos os planetas? O homem sempre teve o extinto de explorar, lembram da descoberta do Brasil em 1500? quantas vezes depois os portugueses vieram aqui depois de Cabral? E as condições era parecidas só que no lugar de mar – espaço e no lugar de caravelas – foguetes. É estranho com toda essa tecnologia termos ido somente uma vez na Lua e justamente em plena a Guerra Fria em 1969. Estamos em 2014 e nem uma viagezinha a Marte? Nem mesmo tripulada por um cão ou macaco? Cadê o espírito explorador do homem?

    Fico nas palavras do matemático Henri Poincaré (1854-1912) – Matemático francês: “Duvidar de tudo ou crer em tudo, são duas soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir”.

    1. Se ler a revista que consta no link, todas as suas dúvidas ficam dissipadas…

      A NASA pousou 6 missões humanas na Lua, não só uma.

      O Concorde também não voou mais. Será que também nunca existiu?

      A viagem de ida e volta a Marte demora 2 anos. Já foi explicado isso noutros posts.

      Mais uma vez repete que só uma vez fomos à Lua. No entanto se lesse livros, a nossa revista, ou qualquer artigo sobre isso, saberia que 6 missões pousaram, mas 10 missões humanas deram a volta à Lua.

      Cabral e os outros estiveram também anos sem se fazerem ao mar, após as primeiras vezes. Não era todos os anos ou todos os meses, barcos a partir para o desconhecido. A História neste caso é enganadora.

      Não é estranho. A Lua não tem nada de relevante. Não fomos lá fazer nada, a não ser devido à Guerra Fria que os americanos quiseram superar os russos. Só isso.

      O espírito explorador humano continua aí. Como sempre, são os privados que têm que tomar essas iniciativas. E, também como sempre, após a excitação inicial, para-se para pensar e percebe-se que há objetivos muito melhores comercialmente. Por exemplo, a exploração de asteroides 😉
      Por favor, leia os nossos artigos na categoria: Plano Espacial.
      http://www.astropt.org/category/astronautica/nasa/plano-espacial/

      abraços

    2. Os portugueses voltaram ao Brasil porque havia lucro em lá ir. Tirando um pouco mais de conhecimento, a Lua não tem utilidade nem justifica uma viagem perigosa.
      Já agora, pode ter as dúvidas que quiser mas a ida do homem à Lua foi e é uma realidade.

      Quanto a Marte, acho que a viagem não é assim tão rápida com a tecnologia actual. É capaz de ser quase um ano para lá e outro tanto para cá. Sem contar com as enormes dificuldades em “viver” por lá.

        • Anderson Nunes on 23/03/2014 at 22:48

        Concordo Jaculina que a exploração da Lua não traga lucros econômicos. Se bem que do jeito que anda o nosso planeta, um exploração dos planetas vizinhos para aquisição de matéria prima como ferro, enxofre e outros mais pode até se tornar pertinente. No filme Europa, a exploração do Satélite de Júpiter é baseado na curiosidade humana assim como a Lua em 1969, porém no filme Sunshine – Alerta Solar é o caso do Sol desaparecer e com isso a vida humana também.

        Deveríamos já estar preparados para evitar uma catástrofe vindo do Universo?

        Quanto a Marte já acho meio complicado devido a radiação intensa que os humanos estariam sujeitos, mas impossível acredito que não seja…assim como também não acredito que seja impossível o homem ir a Lua…só tenho minhas dúvidas se isso ocorreu mesmo em 1969.

  3. Acho até desnecessário ficar a dar ibope a este pessoal. Se não, daqui a pouco vamos ter que abrir a TV pra mostrar que nao tem ninguem dentro…

  4. Há tempos me fiz a mesma indagação a respeito dos soviéticos … Se fosse farsa eles seriam os primeiros a tentar provar isso e com certeza conseguiriam … Não posso acreditar que há pessoas que perdem seu tempo tentado desmentir uma coisa que está mais que provada e documentada..

    • Nuno José Almeida on 22/03/2014 at 14:44
    • Responder

    Até o Odisseia está estragado!!!!!

  5. Galera assistiu o filme ”Capricorn One” e encarou como se fosse um documentário…kkkkkk

  6. Fábio, acabaste de dar os exemplos que eu tantas vezes dou! O Batiscafo Trieste e o Concorde.
    Tempos virão em que surgirá algum iluminado a afirmar que o Concorde foi mentira e que não era possível voar a Mach 2 na década de 70… Ida do homem à Lua não é para quem acredita, mas para a quem a aceita e compreende. Para os TEÓRICOS DA CONSTIPAÇÃO, é mais fácil e divertido acreditar em farsas do que em entender como se vai ao espaço.

  7. “A mas hoje a tecnologia é mais avançada e ninguém vai lá”… o concorde(avião supersônico) foi fabricado na mesma época da ida a lua, devido aos seus gastos e quantidades absurdas de dinheiro com combustíveis e manutenção a frota inteira foi desativada… hoje temos muito mais tecnologia e não temos nenhum avião supersônico em frota comercial… na mesma época da ida a lua, o homem também desceu ao mais profundo abissal do oceano com um submersível, hoje temos muito mais tecnologia e nunca mais nenhum homem foi mais lá, pois é perigoso caro e muito melhor mandar sondas e robos… a ida a lua foi real, porém cara perigosa, é muito melhor mandar robos e sondas do que pessoas, nosso foco deve ser marte e devemos fazer isso rápido!

    • Felipe Guimarães on 21/03/2014 at 20:43
    • Responder

    Muito bom Carlos!
    Você sabe me indicar algum vídeo que desmistifique essas teorias estúpidas de conspiração sobre o homem na lua? Tem algumas pessoas que preciso mostrar. Grato.

    1. Não entendi a pergunta. Acabei de mostrar o vídeo no post…

        • Bruno on 21/03/2014 at 22:35

        Me parece que ele quer um vídeo que prove que o homem foi a lua, para mostrar para alguém, foi o que entendi.

      1. ahhh ok…

        se é assim, então nesta categoria tem mais de 100 posts, vários deles com vídeos:
        http://www.astropt.org/category/missoes-humanas/lua-missoes-humanas/missoes-apollo/

        Por exemplo:
        http://www.astropt.org/2009/07/20/apollo-11/

        abraços!

        • Felipe Guimarães on 23/03/2014 at 01:47

        Desculpe de ficou confuso meu comentário. Muito grato.
        Abraços!

    2. Felipe,

      Gosto particularmente de um vídeo de há ano de S. G. Collins que aborda este tema de uma perspectiva radicalmente diferente. Ele afirma que na altura era possível enviar o homem à lua mas que, por outro lado, seria tecnicamente impossível fazer um filme que fingisse a ida à lua, que “qualquer pessoa com conhecimento da evolução da tecnologia do filme e do vídeo seria capaz de o reconhecer” .

      São só 13 minutos e vale a pena ver.

      America “did have the technical ability, not to mention the requisite madness, to send three guys to the moon and back. They did not have the technology to fake it on video.
      “Moon Hoax Not”: Short Film Explains Why It Was Impossible to Fake the Moon Landing

      1. Sim 🙂
        http://www.astropt.org/2013/01/22/porque-nao-foi-encenado/

        E na revista, há um argumento que precisamente prova que isto não poderia ser encenado 😉

  1. […] Missões Humanas à Lua: Kennedy. Missões Apollo. Módulos. Apollo 11. Aldrin. Cernan. Provas. Farsa. Em Órbita. Carlos Oliveira. MythBusters. Conspirações. Tabloides. Astronautas. Documentários. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.