Chegada a Kimberley

panorama_Kimberley_MastCam_Curiosity_150314_cAs colinas de Kimberley emolduradas pelas faldas do monte Sharp, num retrato obtido pelo robot Curiosity, a 15 de Março de 2014 (sol 571 da missão). Esta imagem é apenas uma fracção de um extenso mosaico que inclui a quase totalidade da paisagem em redor do robot da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Sérgio Paulino.

Nas últimas semanas, o Curiosity avançou a bom ritmo em direcção a Kimberley, um grupo de pequenas colinas com afloramentos rochosos adequados para a recolha e análise de amostras. Será neste local que o robot da NASA deverá permanecer durante as próximas semanas.

Esta curta paragem não terá, no entanto, objectivos meramente científicos. Durante a permanência em Kimberley, a equipa da missão irá analisar imagens da região, obtidas a partir da órbita marciana, para definirem uma rota segura pelo terreno traiçoeiro que separa o robot da NASA do seu destino principal – as encostas do monte Sharp.

A caminho de Kimberley, o Curiosity obteve este espectacular mosaico que abarca grande parte da paisagem em seu redor. Apreciem:

Panorama sobre o monte Sharp obtido pelo Curiosity, a 15 de Março de 2014 (sol 571 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Sérgio Paulino.

• Fernando Toledo on 02/04/2014 at 16:20

o incrível é uma formação até pequena em relação a imagem que parece uma piramide, como pode entre tantos morros arredondados, um ser tão triangular e pontiagudo.
    fiz um print pra especificar o local.

1. Não é incrível.

Em qualquer local, em Marte, na Terra, ou noutro qualquer sítio do Universo, pode fazer o mesmo…

1. Lugar incrível! Estamos chegando!!

• lucy von beust on 24/03/2014 at 19:46

Belissimo planeta. Sinto uma grande emocao ao ver essas imagens de marte.