Fundador da Wikipedia contra os vigaristas!

A Associação para a Energia Psicológica (sim, não existe vergonha no tipo de associações que se podem criar) decidiu criar uma Petição para que a Wikipedia aceite artigos a defender a “Medicina Energética”, “Energia Psicológica”, “Técnicas de Liberdade Emocional”, e outras expressões treteiras do género. Segundo esta associação, a wikipedia é uma ferramenta bastante utilizada e confiável, e por isso deveria ter mais consideração pelas tretas pseudo-científicas, ou seja, as medicinas alternativas, tais como a homeopatia e parvoíces do género. Podem ler aqui a petição, com o choradinho do costume que, coitadinhos, não são bem considerados pela ciência… ou seja, coitadinhas destas tretas que a natureza e o Universo estão contra elas e por isso todas elas se provam como mentirosas. Aliás, basta olhar para as expressões: como expliquei neste post, as energias que eles alegam não existem.

Jimmy Wales, fundador da wikipedia, deu-lhes uma resposta à altura:

jimmy wales

“Não, só pode estar a brincar. Cada pessoa que assinou esta petição precisa de voltar a pensar e verificar as suas premissas. Deve pensar mais um pouco sobre o que significa ser honesto, factual e verdadeiro.
A política da Wikipedia sobre este tipo de assuntos está totalmente correta. Se você conseguir que o seu trabalho seja publicado em revistas científicas respeitáveis – ou seja, se você tiver evidências factuais que possam ser replicáveis através de experiências científicas, então a Wikipedia vai cobrir esse assunto adequadamente.
O que não vamos fazer é fingir que o trabalho de charlatães lunáticos seja equivalente ao “verdadeiro discurso científico”. Não é.”

Fantástico!
E este é o ponto crucial: forneçam evidências que possam ser reproduzíveis por todos. Senão, não vos serve de nada os choradinhos. O vosso trabalho é baseado em crenças que, após se fazerem as experiências, se mostram como mentirosas. A natureza não quer saber das vossas crenças; e por isso a wikipedia também não quer. Se tudo o que dizem é contrário à realidade da natureza, então são somente alegações de charlatães, lunáticos, e vigaristas.

Como diz a Skeptools:
“(…) the rules of evidence on Wikipedia are pro-skeptic and pro-science. If you are pushing an idea that science rejects, Wikipedia will reject it too. (…)”
A Wikipedia baseia-se em regras baseadas na evidência. A Wikipedia é a favor da ciência e do ceticismo. Se alguém tem uma ideia rejeitada pela ciência, então a Wikipedia também a irá rejeitar.

Mas na página de respostas a esta petição, existiram mais algumas espetaculares.
Por exemplo:

resposta

Por definição, Medicina Alternativa quer dizer que não foi provada que funcione ou que foi provada que não funciona. Sabem como se chama a "medicina alternativa" que se provou que funciona? Medicina!

Por definição, Medicina Alternativa quer dizer que não foi provada que funcione ou que foi provada que não funciona. Sabem como se chama a “medicina alternativa” que se provou que funciona? Medicina!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights