Inaugurada nova estação Galileu em Santa Maria (Açores)

Galileo é o sistema Europeu de navegação por satélite, do qual se espera um serviço civil de localização global de grande precisão. Crédito: ESA – P. Carril

Galileo é o sistema Europeu de navegação por satélite, do qual se espera um serviço civil de localização global de grande precisão.
Crédito: ESA – P. Carril

A estação da ilha açoriana de Santa Maria do projeto Galileo, o sistema de navegação por satélite da União Europeia, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 26 de Março 2014. Tendo esta estação sido disputada também pela Região da Madeira e das Canárias, com a sua instalação nos Açores, Portugal passa a deter a 12ª estação de uma rede que prevê 15 infraestruturas destas espalhadas por vários países.

O sistema Galileo, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi concebido como um projeto civil em oposição ao GPS norte-americano e ao Glonass russo, ambos de origem militar. As estações Galileo Sensor Station (GSS), como esta agora instalada em Santa Maria, monitorizam a qualidade do sinal e o posicionamento dos satélites Galileo que se encontram em órbita. Neste momento, estão em órbita quatro dos 30 satélites Galileo previstos no projeto. Espera-se o anúncio do início do serviço GSS até ao final de 2014.

Esta estação Galileo em Santa Maria resultou de um investimento de 600 mil euros e criou seis novos postos de trabalho diretos, tendo sido construída num terreno cedido pelo Governo Regional dos Açores por 20 anos, o seu período de vida. Este terreno, num local conhecido por Monte das Flores, cumpre os requisitos da ESA por ser uma zona plana, afastada de zonas com edifícios, oferecendo uma vista livre para o céu em todas as direções.

Estação ESA em Santa Maria (Açores)  Crédito: ESA

Estação ESA em Santa Maria (Açores)
Crédito: ESA

A inauguração oficial ocorreu no dia 26 de Março e contou com a presença de representantes do Governo Regional açoriano, do Estado-maior da Armada, do Gabinete Nacional de Segurança, da NAV, da Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, da ESA e da Edisoft, a empresa portuguesa responsável pela construção e operacionalização desta infraestrutura.

O secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, considerou que o projeto demonstra que “a condição insular” não é “limitadora quando se trata das novas tecnologias e de telecomunicações”. E reiterou a intenção do Governo Regional de fazer dos Açores um “arquipélago tecnológico” e apostar na “especialização inteligente”. Neste contexto, sublinhou que o executivo açoriano pretende canalizar fundos europeus do próximo quadro comunitário de apoio (2014-2020) para investimentos na área da tecnologia e das telecomunicações, apostando por exemplo na formação de recursos humanos. Até 2020, no âmbito da já anunciada Agenda Digital e Tecnológica, prevê investir 40 milhões de euros nesta área.

Mais informações em: ESA / Açoriano Oriental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights