Escola de Braga lança cápsula para a estratosfera

dmaria

A Escola Secundária D. Maria II – Braga está a festejar, em 4 de Abril de 2014, os seus 50 anos.

Por essa razão, o Clube de Astronomia decidiu, em colaboração com o “Projeto BALUA” sediado no Instituto Superior Técnico de Lisboa e com o apoio da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, lançar uma cápsula para os limites do espaço (estratosfera).

A cápsula é um pequeno satélite de material frangível de baixa densidade e tem um peso total aproximado de 1Kg com a forma de um cubo. No seu interior estão diversos sensores de alta tecnologia, um GPS, um micro-controlador, um conjunto de baterias, um rádio que opera na banda autorizada dos 144.800 e um modem IRIDIUM que envia as coordenadas de GPS que irão permitir a recuperação da cápsula. Exteriormente, vão também afixadas duas câmaras digitais de alta resolução que permitirão captar imagens  durante todo o voo.

A velocidade de ascensão, já com a carga da cápsula, é de cerca de 320 m/min, ou seja 20Km/h. Estima-se que o balão chegue à sua altitude máxima em cerca de 1h30m.

A cápsula irá levar também consigo uma mascote “Dona Maria” comemorativa dos 50 anos. Será ainda permitido o envio de mensagens para o espaço aos elementos da comunidade escolar. Essas mensagens serão, depois de recuperada a cápsula, devolvidas aos seus autores em conjunto com uma imagem da Terra vista do espaço obtida durante o evento e devidamente autenticada.

A hora oficial de lançamento prevista é às 14h30m  No entanto, como estamos dependentes de autorização para utilização de espaço aéreo a hora de lançamento poderá sofrer ajustes de alguns minutos.

Podem acompanhar o lançamento e o projeto aqui: http://www.balua.org/

1 ping

  1. […] brinquedos para o espaço, como o boneco de Lego, uma boneca Hello Kitty, um galo de Barcelos, uma mascote Dona Maria, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights