Argumento da Ignorância: Tyson responde brilhantemente a pergunta sobre OVNIs/UFOs

neil

Na fenomenal resposta (com legendagem em português), Tyson começa por lembrar o que quer dizer a sigla OVNI/UFO, explica o popular argumento da ignorância, refere que o testemunho ocular é uma das piores formas de evidência, considera que as ilusões de óptica são falhas do cérebro, fala da importância das evidências, discute o facto dos astrónomos amadores (aqueles que visualizam o céu todos os dias) não verem OVNIs porque têm conhecimento do céu, e finaliza com uma história de um OVNI avistado por um polícia:

8 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Hoje passou um dos satélites iridium sua magnitude luminosa foi de -8.00 +ou- no nordeste esse fenomeno é conhecido como “estrela que muda”kkk mas o importante é que as pessoas são ignorantes e não importa se é nordestino ou novaiorquino em todos os lugares a maioria é composta de idiotas de outro modo o mundo sería outra coisa bem diferente no sentido bom

    • Ricardo Correia on 08/04/2014 at 11:58
    • Responder

    Há um outro video de Neil Degrasse Tyson, em que ele diz :” O DNA dos chimpanzés só difere do nosso em 2% (os outros 98% são iguais). E vejam a diferença que há entre nós. Agora imaginem uma raça com 2% de DNA diferente do nosso, mas superior a nós…”

    Nunca tinha pensado nisso…

    1. A diferença se coloca, pois há um ancestral comum entre humanos e chimpanzés. No caso de um ser não terráqueo já não se pode fazer esta suposição de ancestral comum de forma direta. Um ser alienígena em princípio terá um genoma completamente diferente de qualquer manisfestação de vida na terra. Não há, em pricípio, nenhum motivo para que haja qualquer semelhança. Semelhanças, neste sentido, atestariam para uma única fonte de vida no universo, mas esta suposição é demasiado simplificadora.

        • Gustavo on 07/06/2014 at 11:05

        A ideia que Tyson quis passar no vídeo é justamente essa: Temos um ancestral comum e geneticamente diferimos pouco dos chimpanzés, mas temos uma diferença gritante em relação ao desenvolvimento intelectual. Se pensarmos em uma espécie com uma diferença tal onde nós sejamos os “chimpanzés”, imagine a possibilidade da existência de uma espécie cuja capacidade intelectual seja tão avançada em relação à humana que nem teríamos base de comparação.

    • Cristiano Reis on 05/04/2014 at 04:24
    • Responder

    Uma forma bastante descontraída de explicar assuntos polêmicos, até que eu gostei, ele poderia ser comediante stand up em assuntos voltados à ciência… LOL ! A parte do policial foi infeliz (para o policial), mas imagino que se isso aconteceu com ele, deve acontecer com várias pessoas, mas quem sabe? Eu olho pro céu todas as noites (ou sempre que eu posso) procurando por novas experiências, e vou até contar algo que eu vi com uma certa frequência na madrugada de um dia normal: Estava numa festinha entre amigos e eu aproveitei para observar o céu, por volta das 4 horas da manhã, e de repente, eu vejo um ponto luminoso do mesmo “tamanho” das estrelas que observo no céu, indo em uma única direção ao horizonte, de repente eu vi um outro ponto parecido, “saindo” de outra parte do céu e seguindo uma mesma direção. Vi esse fenômeno de 4 direções diferentes. Isso aconteceu no mês passado, mas em 2013 eu vi com uma certa frequência durante todo o ano, a princípio eu pensei que fosse discos voadores, mas depois de ter assistido um programa de ufologia, percebi que os ufólogos viram um ponto luminoso da mesma forma que eu vi e que se movia da mesma forma da qual eu descrevi e era simplesmente um satélite artificial. Tudo indica que o que vi, eram justamente satélites artificiais, mas eu não tenho certeza. Se eu disse algo errado, fiquem à vontade para me corrigir, e quem sabe, compartilhar um pouco os seus conhecimentos.

    1. Existem satélites a passar no seu céu todas as noites. Vários. Muitos.

      Se é um pequeno ponto luminoso em linha reta, é provavelmente um satélite.
      Se for mais brilhante, pode ser a Estação Espacial Internacional.

      Para saber sobre a Estação no seu céu:
      http://iss.astroviewer.net/observation.php

      Para saber satélites:
      http://www.heavens-above.com/

      abraços!

  1. […] Luminosos Transitórios (Sprites). Abduções (tecnologias, propósito). Detectar. Crítica. Sagan. Tyson. Feynman. Mori. Bill Clinton. Associações. TV com programa. Arquivos. Verdadeiros. Secretos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights