Inundações catastróficas em Osuga Valles

Osuga_valles_Marte_HRSC_MarsExpress_071213Osuga Valles numa imagem obtida pela sonda europeia Mars Express, a 07 de Dezembro de 2013.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin.

Osuga Valles é um sistema de estreitos desfiladeiros localizado num pequeno planalto, junto ao extremo sudeste de Valles Marineris. Com um total de 164 quilómetros de comprimento, Osuga Valles parte de uma região de terreno caótico situado a oeste de Eos Chaos, e desemboca a nordeste, numa depressão com cerca de 2,5 quilómetros de profundidade. Na imagem de cima podemos contemplar parte dessa profunda depressão.

perspectiva_Osuga_valles_Marte_HRSC_MarsExpress_071213Perspectiva sobre a secção central de Osuga Valles. Em alguns locais, o sistema de vales atinge 20 quilómetros de diâmetro e cerca de 900 metros de profundidade.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin.

Osuga Valles foi moldado por diversas inundações catastróficas, ocorridas numa época remota da história de Marte. Evidências dessas múltiplas inundações encontram-se nas diferenças de elevação entre os principais vales e na presença de canais entrecruzados no interior das ilhas esculpidas no centro do sistema.

Sulcos paralelos no leito dos vales sugerem que a água fluiu pelo sistema a grande velocidade. As violentas torrentes tiveram, provavelmente, caudal suficiente para desaguarem dentro da profunda depressão localizada a jusante, no entanto, os cientistas não sabem ainda se a água drenou para o interior do subsolo, ou se formou na superfície um lago temporário.

1 comentário

  1. Eu não tenho conhecimento considerável em geologia… mas não consigo imaginar outra coisa senão água fazendo essas marcas… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights