Marte está hoje mais perto da Terra

mars

Os planetas orbitam o Sol. As órbitas são elípticas.
Hoje, a Terra está de um lado do Sol, Marte está do mesmo lado e os dois planetas estão o mais perto entre si nas suas órbitas. Mesmo assim, Marte está a cerca de 92 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Esta distância mínima entre Terra e Marte foi alcançada às 14 horas de Portugal (10 horas em Brasília).

closeste approach

Estudando as órbitas dos planetas (a Terra tem uma órbita de 365 dias terrestres e Marte tem de 687 dias), percebemos que estes eventos entre Terra e Marte acontecem com uma periodicidade de 778 dias (quase 2 anos e 2 meses).

earthmarsorbittop

Em Agosto de 2003, Marte esteve o mais próximo da Terra nos últimos 60.000 anos. Esteve a somente cerca de 56 milhões de quilómetros de distância.
Na altura, isto levou a que surgisse uma mensagem mentirosa a dizer que Marte iria estar no céu tão grande como a Lua. Era totalmente mentira. Como foi sempre nos anos seguintes em que essa mesma mensagem apareceu sempre em Agosto (podem ler, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui).
Também é mentira hoje como será mentira em Agosto. Esta mensagem mentirosa poderá aparecer novamente em Agosto, mas nessa altura, como devem compreender, Marte já estará mais distante da Terra.
E hoje essa mensagem também é mentira, já que Marte será somente um ponto avermelhado no céu noturno.

Marte irá estar novamente mais próximo da Terra em Maio de 2016, numa altura em que estará a cerca de 75 milhões de quilómetros de distância da Terra.
No final de Julho de 2018 será ainda melhor, porque estará a somente cerca de 57 milhões de quilómetros de distância da Terra.

Imagem retirada do Solar System Scope

Imagem retirada do Solar System Scope

Sugiro que procurem Marte no vosso céu. Vão ao Heavens-Above, coloquem a vossa morada (a cidade mais próxima donde habitam) onde diz “Configuração – Altere o seu local de Observação”, depois confirmem essa configuração, e a seguir cliquem onde diz “Astronomia – Mapa do céu”. Ficarão com o vosso mapa do céu no exato momento em que fizerem isto. Mudem depois em baixo a data ou as horas, para poderem ver quando Marte aparecerá no vosso céu e onde.

Notem que Marte está numa região do céu diametralmente oposta à região do céu por onde anda o Sol, pelo que: quando o Sol nasce, Marte estará a por-se; quando o Sol se põe, Marte nasce; e quando é meia-noite de tempo solar aparente, Marte estará a passar no meridiano.
Neste momento, Marte está aparentemente (para quem observa a partir da Terra) bastante próximo da Lua.

sky

Podem ver Marte no vosso céu, ou se preferirem o conforto de um computador, o Observatório Slooh vai transmitir um evento sobre esta aproximação de Marte à Terra quando forem 23 horas de dia 14 em Brasília (3 horas da manhã de dia 15 em Portugal):

2 comentários

3 pings

    • Madalena O'Neill on 10/03/2016 at 12:04
    • Responder

    Cada vez estou mais interssada em astronomia! É nesse estudo que podemos compreender melhor, quem somos nós.

  1. good 🙂

  1. […] 7 – na realidade, este ano Marte estará bastante longe da Terra. […]

  2. […] 2014, Marte esteve em Oposição no dia 8 de Abril, e esteve mais perto da Terra no passado dia 14 de Abril. Desde essa altura que se tem afastado da Terra e por isso está aparentemente (é uma questão de […]

  3. […] fluir em Marte. Lago na cratera Gusev. Lago na cratera Gale. Vida. Vídeo. Oposição (2014, 2012). Marte perto. Sobrevoar a superfície. Passeio animado. 1.000.000.000 pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights