Esplêndida vista sobre Larmor Q

LarmorQ_Lua_NAC_LROC_241011Vista oblíqua sobre Larmor Q. Imagem obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 24 de Outubro de 2011.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Larmor Q é uma jovem cratera subcircular com 19,3 por 23,2 quilómetros de diâmetro. Situada a leste de Mare Moscoviense, no lado mais distante da Lua, Larmor Q é um exemplo emblemático de uma estrutura de impacto com uma morfologia de transição entre crateras simples mais pequenas como esta ou esta, e as crateras complexas com um diâmetro maior, como Tycho ou Hayn.

topografia_LarmorQ_Lua_LOLA_LROaMapa topográfico da cratera Larmor Q. Este mapa foi construído com dados obtidos pelo instrumento LOLA da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter.
Crédito: NASA/GSFC/DLR/Arizona State University.

A forma final das crateras de transição é significativamente afetada pelo colapso gravitacional das suas paredes. No caso de Larmor Q, a queda de uma extensa secção da sua orla setentrional contribuiu para o alargamento do seu diâmetro no eixo norte-sul. Estes materiais preencheram grande parte do interior de Larmor Q, e confinaram o lago de rocha fundida formado no chão da cratera, logo após o impacto, a uma pequena área no seu extremo meridional.

orla_meridional_LarmorQ_Lua_NAC_LROC_241011Pormenor do extremo meridional de Larmor Q.
Crédito: NASA/GSFC/DLR/Arizona State University.

Podem observar mais pormenores desta magnífica paisagem lunar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights