Paineis Solares estão a retirar energia ao Sol?

SolarPanels

O National Report publicou um artigo onde diz que cientistas do Wyoming Institute of Technology descobriram que os paineis solares não só convertem a energia que recebem do Sol mas também fazem com que o Sol perca parte da sua energia. O estudo patrocinado pela empresa Halliburton refere que a solução será não enveredar pelas soluções ecológicas, já que caso todas as casas passem a usar energia solar então as temperaturas do planeta irão decrescer 30 graus Celsius nos próximos 20 anos e o Sol poderá morrer (ficar sem energia) nos próximos 400 anos.

Agora vem a análise crítica:
– o próprio título do jornal é típico dos conservadores americanos;
– sendo os conservadores contra as energias renováveis, um assunto destes seria obviamente apreciado pelos conservadores;
– a parte da Halliburton é bastante estranha, já que essa empresa tem sido motivo de várias controvérsias;
– a parte mais importante é a científica: Não, os paineis solares não vão fazer as temperaturas do planeta diminuírem incrivelmente, e sobretudo os paineis solares não fazem com que o Sol perca a sua energia!

Se isto é mentira, como pode ser publicado na internet?

Bem, olhando para outros locais do mesmo website, vemos um questionário que pergunta quem será o nº 2 de Obama no seu 3º mandato! Ora, como pela constituição americana não pode haver 3º mandato, então obviamente este jornal não é para ser levado a sério.

E confirma-se: o National Report é um jornal satírico! As notícias são inventadas para fazer sorrir as pessoas. Um pouco semelhante ao suposto conservador Colbert Report. Está dentro do género de Fake News – Notícias Falsas.

Infelizmente, há pessoas que não compreendem isto e põem-se a partilhar este tipo de notícias como se fossem verdade. As redes sociais encheram-se com esta suposta notícia. Mais de 300 mil pessoas partilharam esta suposta notícia, enganando assim muitas outras centenas de milhares de pessoas… e com isto aumentaram a ignorância da população e mataram mais alguns gatinhos…

Parem a matança!

Parem a matança!

11 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Uns autênticos “gatinhocidas” esses do National Report!

    P.S.:

    Já agora, acho que detectei um erro no post.

    No primeiro parágrafo é dito que no estudo “as casas passem a usar energia solar então as temperaturas do planeta irão decrescer 30 graus Celsius nos próximos 20 anos” e depois no último item da análise crítica diz ” Não, os painéis solares não vão fazer as temperaturas do planeta aumentarem incrivelmente”. É confusão ou sou eu que ainda estou a dormir às 10h da manhã e estou a interpretar isto mal? 🙂

    1. Qual é a sua interpretação? 😉

      A minha é que a Temperatura Média do Planeta aumentar 30ºC em somente 20 anos é um aumento incrível 😉

      abraços!

        • José Silva on 30/05/2014 at 17:58

        Sim, a interpretação que faço é essa também. 🙂

        O que eu quis apontar foi que no post está escrito “decrescer 30º Celcius” e não “crescer 30º Celcius” o que pode causar confusão quando mais à frente é dito, e muito bem, que os painéis não vão aumentar a temperatura. Não me consegui explicar bem talvez..

        “O estudo patrocinado pela empresa Halliburton refere que a solução será não enveredar pelas soluções ecológicas, já que caso todas as casas passem a usar energia solar então as temperaturas do planeta irão decrescer 30 graus Celsius nos próximos 20 anos e o Sol poderá morrer (ficar sem energia) nos próximos 400 anos.”

        Bem, mas em última análise, não é muito importante para que o post se entenda correctamente. 🙂

        Abraço!

        • Nídia Vilarinho on 30/05/2014 at 18:02

        Boa tarde Carlos,

        Realmente a mim também me parece haver uma contradição, pois no primeiro paragrafo fala que, se usarmos os painéis “…então as temperaturas do planeta irão DECRESCER 30 graus…” e depois no ultimo ponto da análise já diz que o seu uso não fará “…as temperaturas do planeta AUMENTAREM INCRIVELMENTE…”.

        Mas desde já peço desculpas se não estiver a fazer uma leitura correta e aproveitar para dizer que tenho muito respeito e admiração pelo seu trabalho.

      1. ah! Finalmente percebi o seu comentário! 😀

        Claro que é importante! 🙂

        Foi um erro meu! Levei para o “aquecimento global” quando deveria ter levado para o “Big Freeze” 😀

        Isto de escrever às 4 da manhã… 😛

        Mas enfim… não é desculpa… Obrigado por notar e avisar!

        Já corrigido 😉

      2. Nidia, sim, foi erro meu. Peço desculpa 🙂 . Já corrigido 🙂

        P.S.: não tem que pedir desculpa por corrigir algo errado 😉 . Agradecemos as correções.
        Nós estamos sempre do lado da verdade. Se a verdade estiver contra nós, como está neste caso, então temos que o admitir e assumir que erramos 🙂 . Obrigado pela correção.

    • Antonio Garcia on 30/05/2014 at 01:55
    • Responder

    Não duvide.
    A minha notícia era mesmo totalmente inventada 🙂
    Não me lembrei dos gatinhos.

    Não era resposta ao seu comentário.
    Quando escrevi ainda não existia qualquer comentário, era apenas uma piada.

    Cumprimentos

    • António Garcia on 29/05/2014 at 13:50
    • Responder

    Sim. Isto é verdade.
    Também se descobriu recentemente que um mamifero aparentado da toupeira, que vive no deserto do Saara, de nome científico “Talpa Africanallis Bebadus” tem particular apetência por água do mar, que lhe provoca efeitos alucinógenos.
    Segundo os estudos isto está a provocar uma significativa diminuição do nível dos oceanos.

    Cumprimentos.

    1. Estou meio duvidoso da sua notícia Antônio.

      No caso da minha observação, mais acima, tratas-se apenas de uma curiosidade matemática.

      Não cheguei a fazer o cálculo, mas não duvido que o fator que o Sol perca energia com o uso de painéis solares, chegue a um fator de mais de mil zeros .. a direita da vírgula..

      Ou seja na prática, pode-se dizer que é nenhuma influência.

      Sobre a sua notícia ligada a agua, me lembrou que existe uma mulher com alergia a agua.. curioso eim..

    2. O cara gosta de matar gatinhos…:(

  2. Ele perde sim, mas é uma quantidade mensuravelmente infinitamente pequena e a alteração de temperatura seria irrelevante.
    Falo de uma parcela da energia da Terra que volta ao Sol..

  1. […] todos os comentários, respondendo assertivamente com a verdade a quem afirme mentiras, e agradecendo todas as correções que nos fizerem. Para nós, a verdade está sempre acima de tudo. A verdade está inclusivé acima de nós […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.