“Triângulo das Bermudas” espacial sobre o Brasil ?

darkmap

O satélite europeu BeppoSAX deu-nos alguns detalhes sobre uma zona de radiação perigosa algumas centenas de quilómetros acima da costa brasileira. Permitiu-nos saber, por exemplo, que esta anomalia está a mover-se muito lentamente para Leste.

474px-South_Atlantic_Anomaly.svg

A Anomalia do Atlântico Sul (SAA – South Atlantic Anomaly) é a zona onde o Cinturão de radiação de Van Allen mais se aproxima da superfície do planeta. Quando este cinturão de radiação foi descoberto, na década de 1950, os cientistas suspeitaram que a zona SAA poderia colocar algum risco à vida terrestre.

Na verdade, não coloca qualquer perigo a quem está na superfície terrestre. No entanto, aparelhos eletrónicos em órbita têm sofrido alguns problemas nesta zona: os astronautas no vaivém espacial têm reportado que por vezes os seus computadores portáteis deixam de funcionar ao passarem por esta anomalia, e também já reportaram estranhas luzes na anomalia (devido às partículas eletricamente carregadas). O próprio Telescópio Espacial Hubble está programado para desligar os seus instrumentos quando passa perto desta zona (para não danificar os instrumentos).

Existem alguns planos para enviar uma sonda para esta anomalia, de modo a tentar compreender melhor as suas causas e os seus efeitos.

Leiam o artigo científico, na New Scientist, aqui e aqui.

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá Marcos, segundo a fonte que você citou, o site da MNN, a mancha está a se mover para leste, e não para o oeste como você falou. Abraço.

    1. Quem é o Marcos?

      Ela está-se a mover para “fora” do Brasil…

        • Wellington on 01/07/2014 at 01:56

        Opa, desculpe estava conversando em outro blog, em que o autor e dono chamava-se Marcos.

        Reforçando o que eu disse, no fim do primeiro parágrafo, você cita que a “anomalia está a mover-se muito lentamente para Oeste.”, quando na verdade é para leste. Ou seja, para fora do Brasil, sim.

      1. Tem toda a razão.

        Está-se a mover para Leste.

        Erro meu.

        Obrigado pela correção 😉

  2. Mesma posição da grande mancha vermelha de Júpiter?

  3. Desculpem, mas como brasileiro, não pude deixar passar a piada: essa anomalia sobre o Brasil explica bem nosso jeito “estranho” de ser! LOL!
    Abraços ao AstroPt, de quem sou leitor diário!

  1. […] A descoberta de Loi é impressionante, por isso, como sempre em ciência, os seus orientadores foram cépticos. No entanto, ela conseguiu convencê-los da validade da sua descoberta. Agora que a descoberta foi publicada para todos lerem (artigo científico), então certamente que irá existir uma avaliação desta descoberta por parte de outras equipas de astrónomos. De qualquer modo, desde já, é uma descoberta excelente serem “vistos” tubos de plasma gigantes no nosso céu (ao nível das “tempestades de anti-matéria” e do “triângulo das bermudas brasileiro“). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights