A Verdade acima de tudo

VERDAD1

Devido a mais um troll crente em parvoíces, deixem-me relembrar: aqui no AstroPT damos sempre o comprimido vermelho, colocando como valor supremo: a verdade, o conhecimento.

As pessoas que entram neste local sabem “à entrada” que a informação é credível e que terão sempre o conhecimento dos assuntos, a verdade sobre os assuntos.
Partilhamos e explicamos notícias de astronomia (e científicas em geral), explicamos conceitos científicos, abordamos e promovemos a literacia científica, fomentamos a literacia funcional, desmistificamos as ideias pseudos, desmascaramos os vigaristas, corrigimos os erros dos ignorantes, alertamos para o sensacionalismo idiota, apontamos a hipocrisia de quem utiliza o conhecimento científico (ex: internet) para negar a sua existência, distinguimos subjetividade de objetividade, diferenciamos crenças, especulação, e evidências, enaltecemos o pensamento racional, exaltamos as evidências, celebramos o conhecimento científico…

Da mesma forma que damos a conhecer a ciência, também não somos tímidos a combater a pseudociência.

Nos comentários passa-se exatamente o mesmo: agradecemos todos os comentários, respondendo assertivamente com a verdade a quem afirme mentiras, e agradecendo todas as correções que nos fizerem.
Para nós, a verdade está sempre acima de tudo.
A verdade está inclusivé acima de nós próprios, obviamente. Daí que quando erramos, reconhecemos o erro, agradecemos a correção e corrigimos o erro. A verdade está sempre acima de qualquer “ego”. É essa atitude pela verdade que esperamos de quem erra ou afirma falsidades.

É verdade que não dizemos não ao saudável aspeto do humor.
Mas temos por missão um objetivo educacional. A educação científica.

Todas as pessoas têm direito a não escolher a verdade. Podem escolher a mentira, as falsidades, os erros dos ignorantes. Podem justificar, dizendo que quem lhe “vende” isso é muito simpático, fala bem ou diz bitaites engraçados. Este é um direito que assiste a todas as pessoas.
O modus operandi dos vigaristas é sempre esse: aproveitarem-se da ignorância das pessoas num determinado assunto, apanhar os mais “inocentes” através das manipulações do discurso, das falácias e das simpatias (incluindo com apelos à emoção). É óbvio que os pseudos e os vigaristas têm que manipular as pessoas dessa forma. Porque a verdade, o conhecimento, as evidências não estão do lado deles. Não tendo o conhecimento do lado deles, têm que burlar as pessoas utilizando estratagemas de marketing em que o conhecimento é posto de lado (ou vilipendiado).
Lembrem-se: os astrólogos, os videntes, os mediuns, os profetas de fim-do-mundo, os homeopatas, os terapeutas reiki, os vendedores de feng shui, os ignorantes, os pseudos em geral são sempre muito simpáticos convosco e são sempre “bem falantes”. Estas são características dos chamados vendedores de banha-de-cobra.

Todas as pessoas têm direito a escolher o que querem: comprimido vermelho ou comprimido azul. A nossa escolha também é clara. Quando entram aqui, a escolha é o comprimido vermelho.

No AstroPT optamos pelo rigor, escolhemos o conhecimento, batalhamos pela verdade.
Este é um espaço científico, um local de defesa da ciência.

Toda a gente é bem-vinda.
O único requisito que esperamos de quem entra nesta casa, é que respeite o local onde está a entrar e que respeite o conhecimento, colocando a verdade acima de tudo. E a verdade não é democrática nem depende de opiniões pessoais. Defendemos assim que deve existir um respeito pela verdade e pelo conhecimento objetivo e uma intolerância contra os vigaristas e demais mentirosos. Não se deve aceitar os insultos à inteligência e à literacia. Ou seja, não se devem aceitar os comentários daqueles que não querem a sociedade devidamente informada.
Ninguém é obrigado a cá vir. Se cá vier, é para ter o comprimido vermelho; este é um requisito obrigatório em quem entra aqui. Se não o quer, é livre de cá não entrar. Não existe qualquer “censura” ao não divulgar insultos ou falsidades; existe sim um filtro de respeito pela verdade e pelo conhecimento. Quem não tem esse respeito, tal como em qualquer local físico (como um Museu, um Planetário, etc), é convidado a ficar do lado de fora. É uma questão de respeito e de educação.

Toda a gente é bem-vinda. Se cá entram ou não, já não depende de nós; a escolha é sempre de cada um.
Esperamos obviamente que os nossos visitantes coloquem sempre a verdade e o conhecimento acima de tudo, e por isso esperamos que nos visitem cada vez mais 🙂

Obrigado!

verdade

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sobre esse tema, coincidentemente estou vendo um filme sobre Blaise Pascal que fala muito neste tema

    • Rudinei Moura on 30/05/2014 at 23:17
    • Responder

    Como prometido, aqui está o texto retirado do Facebook.

    “Desde que encontrei “acidentalmente” o AstroPt, em 2012, este site passou a ser minha fonte absoluta de conhecimento. A veracidade das informações, o modo informal e de fácil compreensão com que as informações são divulgadas, e a atenção que os integrantes do AstroPt dão aos comentaristas, tornam o AstroPt o sucesso que é hoje. Meus parabéns e que vocês continuem o brilhante trabalho.”

    Geralmente eu fujo daquele “Licença Creative Commons” ali embaixo, mas abro uma exceção para o AstroPt, site que merece crescer mais e mais.

    Nota: O comprimido da verdade deveria ser azul, preto e branco, como o meu Grêmio…

    1. Muito obrigado pelas suas palavras 😉

    • Euzebio Santos on 30/05/2014 at 21:56
    • Responder

    Olá sou um leigo que tem dificuldades para saber algo é real ou mentira na rede…. por isso venho agradecer sua ajuda, que é de grande valia para meu crescimento como ser humano laico… Grato e conto com sua ajuda…. tudo de bom…Abraço.

    1. Muito Obrigado pelo seu comentário 🙂

    • Jorge Almeida on 30/05/2014 at 21:44
    • Responder

    Eu preferia que o conhecimento fosse o comprimido azul! Vermelho faz lembrar matança do conhecimento. O azul é que é a verdadeira luz, afinal é muito mais energetico que o vermelho. Esta é verdade que tem sido escondida!! 🙂

    1. Aqueles que vencem e aqueles que lutam pela verdade, são sempre vermelhos:
      http://4.bp.blogspot.com/-ZwGy7xU-pz8/Uds8XFZL5KI/AAAAAAAAr9M/nJbdjpDU_ws/s1600/benfica+7+estadio+da+luz.jpg
      benfica 7 estadio da luz
      😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.