Por que não conseguimos ver evidências de vida extraterrestre?

Chris Anderson e Andrew Park criaram uma animação que responde ao Paradoxo de Fermi.
Vejam/Confiram as possíveis respostas:

(cliquem nas legendas para as ativarem em língua portuguesa)

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A ideia de panspermia parece-me um conceito interessante e ‘acredito’ nessa possibilidade. Mas penso também que ela esbarra com um pequeno problema, parece que o ADN de praticamente todos os seres vivos que teem sido estudados aponta para uma origem comum, e isso não faz sentido no conceito de panspermia em que a vida vai sendo semeada na terra, nessa versão deveria haver várias espécies de seres vivos, com ADN totalmente diferente, evoluídos de diversas “sementes” e de diversas “sementeiras”. Assim, apesar do conceito no meu ponto de vista fazer muito sentido, parece que as evidências não lhe são favoráveis, a não ser que tenha sido uma única ‘semente’ ou que todas as sementes tenham sido iguais, o que já me parece estranho.

    1. Excelente argumento.

      Realmente, nesse caso, deveríamos estar constantemente a ser “semeados”, e com características de vida diferentes.

      abraços!

    2. Não acredito muito na panspermia mas podemos pensar que a chuva de sementes é bastante rara e que as primeiras a vingar se espalharam por todo o planeta impedindo as seguintes de ter sucesso.

  2. Eu que acredito na Panpermia, portanto acredito que vemos formas de vida extra-terrestres, aqui mesmo, nós por exemplo e toda forma de vida por aqui.
    Por mim a Pansmermia ocorre de vez em quando, portanto não foi uma única vez que vieram essas sementes de vida.
    Isto explicaria também como que em certas épocas da Terra parece que some qualquer forma de vida e depois ela “reaparece’.
    Também acho que a Panspermia pode estar ocorrendo ainda agora, mas acaba sendo irrelevante para nós pois a quantidade de “vida nova” é absurdamente ínfima perto da que já tem por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights