Fantástico: a pirâmide flutuante

20140623piramide1

Chegaram ao AstroPT várias perguntas sobre o recente programa Fantástico, promovido pela Globo, onde de forma imbecil se engana a população com “cirurgias espirituais” e “pirâmides de 400kg suspensas no ar”.

Quanto ao disparate das “cirurgias espirituais”, realizadas por uma pessoa que se auto-intitula “Deusinha”, e que custam 700 reais, é uma total vigarice. É uma burla que a única coisa que faz é “separar otários de seu dinheiro”.

James Randi explica como se faz estas burlas:

Quanto às pirâmides flutuantes, que supostamente curam todas as doenças, melhor do que a minha explicação, deixo partes do texto que consta do website Meio Bit:

“Elas flutuam? Com certeza, não é truque, os curandeiros deixam os jornaleiros passarem uma corda em volta para demonstrar como não há nada físico entre as pirâmides de alumínio de 400 kg e as 4 bases. Para os desenganados que jogam dinheiro fora financiando essa gente parece realmente impressionante. (…) Em um raro momento de lucidez o jornaleiro da Globo desvenda o truque, mas nem percebe, quando diz: “A pirâmide parece realmente estar solta, suspensa por um campo magnético.”
Sim, seu fugitivo da escola primária que passou a infância soltando pipa no ventilador. QUALQUER CRIANÇA que já desmontou um alto-falante para brincar com imãs sabe disso. É o truque mais velho do mundo. É ciência básica, magnetismo descrito por Tales de Mileto em 600 AC. PIOR, enquanto em 2014 você se DESLUMBRA com um brinquedo de criança, em 600 AC um GÊNIO indiano chamado Sushruta Samhita não só entendia imãs como os usava como ferramenta. Ele era médico e removia farpas e estilhaços de metal de seus pacientes. Com imãs. (…)
As tais pirâmides (note que estou abusando do pejorativo “tal”) estão contidas por barras de ferro, para que não sejam repelidas lateralmente, como todo mundo que brincou com imãs (você não, jornaleiro da Globo) sabe. Eles até removem as barras e demonstram a pirâmide sair de alinhamento e cair.
(…)
Um físico foi aporrinhado pelo Fantástico, e obviamente em 5 segundos deduziu o funcionamento do brinquedo, fez até um modelo em laboratório demonstrando a tal pirâmide flutuante, que o Fantástico INSISTE em tratar como mistério.”

Levitação magnética não é novidade para ninguém que seja minimamente informado. Há brinquedos em papelarias baseados nisso. Esse aqui é especialmente legal”

eHow:
“Como fazer levitação magnética caseira.
Uma das demonstrações mais populares do magnetismo é a levitação magnética. Com uma organização bastante simples, pode-se fazer com que um ímã faça outro levitar (flutuar em pleno ar) e até mesmo carregar um determinado peso. Isso acontece por que todo ímã possui dois polos magnéticos e os polos iguais se repelem. A levitação magnética é uma excelente demonstração dos poderes relativos de duas forças fundamentais: o magnetismo e a gravidade. Embora toda a Terra atraia gravitacionalmente o ímã flutuante e sua carga, um simples e pequeno ímã consegue superar essa atração para baixo com o magnetismo e fazer com que ele flutue.”

“Ao deixar na dúvida a ciência e não questionar os esquemas de cura e as pirâmides mágicas o Fantástico praticamente assinou embaixo do esquema todo. O número de visitantes aumentará imensamente. (…)
O Fantástico, ou por má-fé ou ignorância ou os dois se deslumbrou com truques de aula de ciência de escola pública (…)”

“Aqui, Fantástico. Uma demonstração de magia muito mais impressionante do que uma porcaria de um imã: um fogão mágico Illuminati que só esquenta a panela (…)

O nome da mágica? Fogão por Indução, algo tão incrivelmente avançado que você compra no Ponto Frio. O campo eletromagnético aquece o metal na panela mas como revistas, ovos e chocolate não são afetados por campos magnéticos fracos, nada acontece com eles, então são literalmente cozidos pela metade.

Não é magia, Fantástico, é Ciência, e é capaz de produzir demonstrações muito mais impressionantes do que os picaretas que vocês tanto gostam.”

Deixem-me sublinhar novamente que devem ler todo o artigo do Meio Bit, aqui.

Por fim, refiro que a verdade é que se está na presença de uma seita religiosa, com crenças anti-conhecimento.
Os crentes do “Santuário Místico do Roncador” (só o nome já nos diz que é uma seita religiosa) acreditam que seguem os ensinamentos de uns Mestres Intraterrenos que existem numa outra dimensão, mas que passam para a nossa dimensão através de uma porta invisível e sem evidências que supostamente existe numa caverna desconhecida na Terra. Os tais “mestres” são “Seres de Luz” e dão as leis aos humanos através da tal “Deusinha”.

Na prática, uma pessoa com problemas mentais (acredita mesmo nas vozes na sua cabeça) ou totalmente vigarista (sabe que não existe, mas engana os outros) diz que fala com seres invisíveis, e tem uma série de seguidores que acreditam nela. Se ela dissesse que as vozes eram do Papai Noel (Pai Natal), do Napoleão, de Hitler, etc, seria internada num hospício; se disser que é Deus ou extraterrestres, tem logo seguidores acéfalos. As evidências são iguais (não existem), a única diferença é o que se chama às vozes na cabeça.
Entretanto, entram no terreno alguns “jornalistas” sensacionalistas e deixam-se enganar por truques fáceis e brinquedos de crianças.

Com este tipo de programas, quem fica a perder é a população brasileira.
Isto promove a estupidez e a iliteracia nas pessoas.

Se existisse justiça, tanto os vigaristas como os protótipos de jornalistas, promotores destas farsas, deveriam ser responsabilizados por burlarem a população.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Aquela pirâmide levitando por campo magnético semelhante ao funcionamento de um alto falante. Alto falante possui uma bobina dentro de um forte campo magnético permanente, quando se faz passar um sinal elétrico na bobina o alto falante converte o sinal em vibrações mecânicas. A pirâmide magnética suspensa, o que faz é amplificar vibrações, devido a dimensão do objeto deve ter sido calculado para uma frequência de ressonância na faixa dos infrasons.

  2. Também aqui:
    http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/06/cura-por-piramides-flutuantes13.html

    “(…)
    Minha principal crítica à reportagem é essa: ela poderia ter sido mais incisiva na investigação das supostas “curas” alegadas pelo grupo, talvez comparando exames de pacientes antes e depois da intervenção de Deusenir Esteves, a “Deusinha” da comunidade.

    Por fim, um comentário sobre a mitologia do grupo: a afirmação de que existem Mestres Secretos que orientam a humanidade, transmitindo seus ensinamentos por meio de um matriarca/profetisa, lembra a conversa fiada da grande charlatã Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), fundadora da Teosofia.

    Já a ideia de que esses mestres são parte de uma raça que habita as entranhas da Terra traz à lembrança os delírios de Richard Shaver (1907-1975), um escritor de ficção científica – e provável esquizofrênico – que alegava que suas histórias sobre uma supercivilização subterrânea eram baseadas em fatos reais. Com a ajuda do editor Ray Palmer (1910-1977), o chamado “Mistério de Shaver” floresceu, nas décadas de 40 e 50, numa subcultura que misturava os escritos de seu guru a temas como ufologia, esoterismo e teorias da conspiração.”

  3. Conforme o artigo abaixo do Prof. Fernando Lang da Silveira: “Assim sendo, não resta dúvida que temos no vídeo feito pela Globo e na imagem abaixo (retirada do vídeo e mostrando a pirâmide levitando em uma vista por baixo dela) todos os indícios da existência efetiva dos super ímãs ocultos. As hastes metálicas percebidas atrás das colunas são imprescindíveis para manter o alinhamento dos super ímãs superiores, ocultos na base da pirâmide, com os super ímãs ocultos no topo de cada uma das quatro colunas de sustentação. Como estes super ímãs tem dimensões semelhantes a da largura da base da pirâmide ou da coluna, é fácil perceber que a força magnética repulsiva que sustenta a pirâmide somente acontece com a intensidade necessária quando a base da pirâmide se encontra a cerca de não mais do que 20 cm do topo da coluna. No vídeo fica mais do que evidente a necessidade das hastes metálicas para o alinhamento dos super ímãs.”

    http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=839

    • Alexsandro P. Dubinski on 29/06/2014 at 05:00
    • Responder

    E o mais incrível, é que curandeirismo é crime no Brasil:

    “Art. 284 – Exercer o curandeirismo:
    I – prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;
    II – usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;
    III – fazendo diagnósticos:
    Pena – detenção, de seis meses a dois anos.
    Parágrafo único – Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.”

    Mas, com sempre, não serão presos, pois vão chamar essa coisa de religião, e o artigo 5º da nossa constituição diz que é “garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights