Nikola Tesla

Google-Tesla

Celebra-se hoje, 10 de Julho, o nascimento de Nikola Tesla.

Assume-se que Tesla terá nascido a 10 de Julho de 1856, apesar do seu certificado de nascimento registar o equivalente a 9 de Julho de 1856 e também apesar de na atual Croácia na altura se utilizar um calendário diferente.

N.Tesla

Nikola Tesla foi um importante visionário, génio, inventor, criativo, cientista, pioneiro, imaginativo, e engenheiro do início do século XX.

Contribuiu para a eletricidade, magnetismo, comunicação sem fios por rádio (foi Tesla e não Marconi. Poderia ter tido o Prémio Nobel. Marconi usou vários inventos do Tesla. Edison fez o mesmo), transmissão de eletricidade sem fios, robótica, corrente alternada, controlo remoto (para TVs ou até satélites), motor de indução, lâmpada fluorescente, radar, raios-X (que lhe poderia dar o Prémio Nobel da Física, em vez de Röntgen), “raio mortal” (laser a longas distâncias), energia solar, radiação cósmica (que lhe poderia dar um Prémio Nobel, em vez de Penzias e Wilson), etc.

No entanto, é mal conhecido, popularmente é visto como um cientista louco (ele próprio dava a entender isso, por exemplo quando dizia que recebia mensagens de Marcianos), e tem sido abusado pela pseudociência, por ovniologistas, e até por Hollywood, para criar a noção que ele tinha conhecimentos extraterrestres e paranormais, o que o levava a trabalhar em experiências de teleportação, invisibilidade, telepatia, máquina do tempo, em Tunguska, projecto HAARP, e até em tecnologia que iria acabar com o mundo!
O filme intitulado “Experiência de Filadélfia” é um exemplo do que se diz que ele esteve envolvido, apesar de na altura ele já estar morto.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Aureo A. Karolczak on 11/07/2014 at 19:46
    • Responder

    Suspeita-se que a crença em contato extraterrestre por Tesla se deva a uma má interpretação da “escuta” das radiações eletromagnéticas do cosmos. Os eqptos usados na época eram muito grosseiros e Tesla acreditou que o ruido espacial era uma forma de contato extraterrestre. Convenhamos que foi um erro “aceitável” até porque nem se suspeitava que planetas emitissem radiações eletromagnéticas.

    • José Simões on 11/07/2014 at 16:37
    • Responder

    Contribuiu sem dúvida para a ciência de modo importante.

    Mas algumas ideias meio malucas contribuíram culposamente para alimentar teorias da conspiração aos quilos.

  1. Quando se demitiu da Continental Edison Company, tempos decorridos fundou a sua própria empresa, a Tesla Electric Light & Manufacturing’. Criou um transformador ressonante, denominado Bobina de Tesla, no qual o governo estadunidense adotou, para distribuição de energia elétrica, a corrente alternada (AC) para transmissão de energia, contrário aos interesses do sr. Thomas Edison.

    A densidade de fluxo magnético (B) tem como unidade, no Sistema Internacional, o tesla (T).

    Relacionado ao Projeto Filadélfia, o navio que teria supostamente utilizado para tal objetivo foi vendido como sucata em 1999. Naturalmente, o governo da época não se importou muito em mantê-lo longe dos holofotes para futuras pesquisas…

    O que tornou-se notório à publicidade deste assunto foi o livro The Philadelphia Experiment: Project Invisibility escrito por William Moore e nada mais nada menos que Charles F. Berlitz (autor do best seller que deu origem ao mito do Triângulo das Bermudas, apesar de conter alguns trechos de racionalidade neste).

    • Nuno José Almeida on 11/07/2014 at 09:44
    • Responder

    A par com Einstein, são os dois cientistas que mais admiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights