NameExoWorlds: Concurso da IAU permite público nomear Exoplanetas

 

Representação artística de um dos 305 exoplanetas a precisar de um nome! Crédito imagem: IAU / M. Kornmesser / N. Risinger (skysurvey.org)

Representação artística de um dos 305 exoplanetas a precisar de um nome!
Crédito imagem: IAU / M. Kornmesser / N. Risinger (skysurvey.org)

A União Astronómica Internacional (UAI) anunciou, no passado dia 9 de Julho, um concurso internacional que permitirá ao público a possibilidade de nomear exoplanetas e as suas estrelas anfitriãs.

Com o nome NameExoWorlds, o concurso vem responder a uma crescente exigência por parte do público interessado em Astronomia em poder fazer parte do processo de nomeação de corpos celestes.

O concurso de nomeação de exoplanetas acontecerá em 2015, numa parceria com o projecto de Ciência para cidadãos Zoouniverse, em formato de votação pública. Para este concurso, a UAI apresentou uma lista de 305 exoplanetas, distribuídos por 206 sistemas estelares, descobertos antes de 31 de Dezembro de 2008.

No entanto, antes de passar à decisão do público, os nomes a votação serão propostos por clubes de Astronomia e entidades sem fins lucrativos que se poderão inscrever a partir de Setembro deste ano na página oficial. Em Outubro, os membros dos clubes poderão escolher os 20 ou 30 sistemas extra solares que desejam nomear, para em Dezembro os apresentarem. A UAI irá supervisionar as propostas para então abrir a votação a todo o público em Março de 2015.

Os resultados finais deverão ser publicados em Agosto de 2015. Os nomes vencedores serão reconhecidos e legitimados pela UAI, mas não irão substituir a denominação científica original do exoplaneta (ex: Kepler-22b).

As propostas deverão ainda respeitar algumas regras, como:

  • Devem ter 16 caracteres ou menos;
  • De preferência com apenas uma palavra;
  • Pronunciável (em alguma língua);
  • Não pode ser ofensivo;
  • Não pode ser demasiado parecido com outro objeto astronómico;
  • Não pode pertencer a uma pessoa/personagem/figura famosa;
  • Não poderá infringir direitos de autor.

BsIMwwlCQAENALk.jpg large

Curiosamente, e apesar das críticas do público à UAI sobre os seus critérios (e algum elitismo) no processo de nomeação de corpos celestes, esta entidade nunca sentiu anterior necessidade de incluir o nome de exoplanetas na sua interminável lista de corpos celestes, podendo este concurso ser uma resposta ao concurso da Uwingu, do astrónomo Alan Stern, para a nomeação de exoplanetas.

Fonte: Space.com / Universe Today / UAI

2 comentários

1 ping

  1. Sr. Xevious, estais diante de uma bela oportunidade sobre tal.

    😉

    1. É verdade Cavalcanti 🙂

      Mas acho que eles pensam em nomes bonitos, curiosos ou que homenageiam alguém ou algo.
      Os meus “nomes” seriam palavras de 3 sílabas que as vezes poderiam significar algo em alguma linguagem mas na maioria das vezes não.

      Mas certamente uma boa oportunidade de divulgar a ideia da adoção da CUA pela comunidade científica

      (pra quem não conhece a CUA é uma proposta de classificação de todos os astros, por suas características
      pode ler mais a respeito aqui => http://forum.intonses.com.br/viewtopic.php?f=77&t=287247

  1. […] é de somente 2 dias). O nome ainda não é definitivo, e a União Astronómica Internacional já pediu sugestões de nomes para este e para outros […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.