A Batalha dos Mares

Battleship (Batalha dos Mares / Batalha Naval) é um filme de 2012.

battleship_ver12

Em 2005, a NASA descobre o planeta G, um exoplaneta habitável semelhante à Terra. Em 2006, o SETI tenta comunicar com possíveis seres nesse planeta (Projeto Beacon). Os extraterrestres recebem esse sinal e enviam 5 naves para invadir a Terra – uma estratégia usual utilizada pelos alienígenas, tendo já invadido outros planetas. Elas chegam ao oceano em 2012.

A partir daí, a Marinha dos EUA luta no Oceano Pacífico contra uma força extraterrestre invasora.

battleship-dvd

O filme foi bom em termos de ação e de efeitos especiais. Também teve um começo excelente, com a procura do burrito de frango.
De resto, a história é péssima e tem tantos “buracos” que faz com que o filme seja mau. É uma desilusão de filme.

Não tiveram em conta o tempo que demora a nossa transmissão a chegar ao Planeta G, e depois o tempo que as naves demoram a chegar à Terra.
Supostamente, as naves chegam aqui em somente 6 anos (2012-2006)
Supondo que as naves alienígenas viajam à velocidade da luz (o que não é possível), então isso quereria dizer que o planeta deles está a 3 anos-luz da Terra. No entanto, a estrela mais próxima da Terra está a um pouco mais que 4 anos-luz.
Concluindo: tempo mal calculado pelos argumentistas do filme.

No filme é dito que os extraterrestres vêm do “sistema solar Gliese”. Isto é um erro.
Gliese não é um sistema solar (com o nosso Sol) nem sequer um sistema estelar (com uma estrela).
Gliese é um catálogo de estrelas próximas do nosso Sol. Este catálogo lista cerca de 4.000 estrelas.

Os alienígenas são… humanoides. Isto é uma falta de imaginação tremenda.
Ao menos usam fatos de proteção… mas nem sempre.

Os alienígenas são sensíveis à luz solar. Porquê? Talvez venham de um planeta em órbita de uma anã vermelha?
Não se sabe, porque o filme não explica.

Se os extraterrestres tinham tecnologia para atacar a partir do espaço (e tinham, porque têm naves espaciais avançadas), porque descem ao “nível dos Humanos”? Como em 99% dos filmes, o realizador assume que os extraterrestres são incrivelmente estúpidos.

Porque as naves extraterrestres invadem mesmo no sítio onde estão a decorrer exercícios militares? Num planeta tão grande, foram atacar no pequeno ponto onde existia uma frota que podia contra-atacar. Não faz qualquer sentido.

Os extraterrestres têm uma nave de comunicações, que ao ser destruída faz com que eles não possam comunicar com o seu planeta.
Isto é uma imbecilidade que se assume em alienígenas inteligentes, porque até as missões Apollo tinham sistemas redundantes, para o caso de alguma parte falhar, os sistemas alternativos entrarem em ação.

Um navio de guerra transformado em museu, é ativado novamente para lutar com as naves extraterrestres, e ganha a batalha contra a nave-mãe extraterrestre. Mais uma total e incrível parvoíce.

Porque se assume que os extraterrestres são uma força invasora?
Na batalha no mar, o que se vê é que as naves extraterrestres só atacam após serem atacadas pelo Humanos. Primeiro existe a provocação humana, e só depois o ataque das naves extraterrestres.

Um homem com uma mala numa montanha corre tanto como um jeep à velocidade máxima…
Preciso de dizer alguma coisa?

Tal como 99% dos filmes, os Humanos ganham no final, apesar da civilização alienígena ser incrivelmente superior em termos tecnológicos.
Os Humanos deviam ser dizimados! Para quando um filme com um final realista?

No mesmo ano, 2012, saiu um outro filme similar: American Warships.
American Warships é um mockbuster do filme Battleship.

Um mockbuster é um filme criado com o simples propósito de “andar às cavalitas” de outro filme que sai na mesma altura, de modo a aproveitar a publicidade ao outro filme e de modo a fazer com que a audiência veja este filme por engano de pensar que está a ver o outro filme.
Um mockbuster utiliza um tema, uma história e um título bastante similares ao filme original que o “carrega”.
Claro que o mockbuster é um filme muito pior e com um orçamento muito mais baixo que o filme original, em que a sua única aposta é que o filme original seja muito bom e tenha muito sucesso de modo a que posso levar um pouco o mockbuster às suas cavalitas.

Neste caso, American Warships é um mockbuster do filme Battleship.
Só que Battleship é um mau filme. O que faz de American Warships um péssimo filme.

affiche-american-warships-2012-1

O tema é o mesmo: uma invasão alienígena chega ao oceano terrestre e é travada por um navio de guerra americano.
Mas se o filme original já tinha inúmeros “buracos”, esta cópia do filme é muito pior.
Neste filme, grande parte do filme original nem existe (a parte, ainda assim, melhor, é aquela que não existe aqui), focando-se somente no navio-museu que é colocado novamente numa situação de batalha. Um enorme disparate.
Mas os disparates são imensos… por isso, nem vale a pena ver o filme (eu vi e perdi o meu tempo).

• Eros S. Silva on 06/09/2017 at 22:00

Fato que os humanos tem tecnologia limitada em relação ao invasores. Tecnologia limitada não necessariamente significa inferioridade considerando que força invasora alienígena é uma civilização mais antiga e passou por etapas proporcionais as nossas. Sendo uma civilização mais antiga e evoluída com certeza domina conhecimento e tecnologia de viagem espacial que ainda desconhecemos.Mas, aquele pouso das naves em queda livre na água é de doer e inadmissível para uma raça avançada! Do ponto de vista deles a viagem até a Terra não durou 3 anos. Quem sabe foram apenas alguns meses em relação ao nosso tempo! O tempo anterior foi discutindo estratégia e mobilizando meios. Concordo que o filme é cheio de furos, pois somente assim a humanidade poderia – mais uma vez – vencer. Quando não é um vírus é a coragem e determinação dos irmãos do norte. Ainda bem que perdemos a Batalha de Pandora em Avatar. Ao menos uma!

1. Se uma espécie pode vir aqui, então pode mandar meia dúzia de bombas que arrasariam um continente inteiro, como a África, e mais uma coisa, se eu fosse uma espécie bem mais avançada (que os humanos) e estivesse procurando um lugar para coletar recursos, eu procuraria em meteoros sem uma gravidade resistente, se estivesse procurando água, então (talvez, vejam “http://www.astropt.org/2014/12/14/rosetta-relanca-debate-sobre-a-origem-dos-oceanos-terrestres/”) pegaria de cometas, e se estivesse com fome, produziria uma artificial ou coletaria de um outro animal, mas se eu estivesse procurando outras espécies, eu NUNCA entraria em guerra com eles, tentaria me comunicar ou algo parecido, e se me atacassem como no filme, eu iria revidar, só que em menor escala, para mostrar minha superioridade tecnológica e para-los.

Outra coisa que me intrigou no filme foi que os marinheiros erravam muitas vezes, era de propósito ou o quê?

• claudio roberto weber on 12/08/2014 at 14:14

O filme GUERRA DOS MUNDOS __ BATALHA DE LOS ANGELES é o único filme de Extraterrenos onde os seres humanos começam e passam todo o filme perdendo, no final, não tem vencedor. Os Extrarrenos permaneçem mandando no fogo cerrado sobre os soldados americanos. Esse filme devia ter maior conceituação, ninguém se lembra quando o diretor de um filme se lembra da nossa fragilidade na Terra. Será que os americanos tem todo esse poderio contra uma invasão que desconhecemos as suas armas? Acho que não! Os políticos tentam destruir qualquer coisa que possa manchar a sua política, com isso, aparecem balões meteorológicos, etc. Nunca são Ovnis, sempre deve a ver uma mentira para o povo. Um dia teremos, quem sabe, uma dessas naves sobre a nossa cabeça e os polític os não poderão mentir, serão os primeiros a correr, chorar e se humilhar diante da bravura de uns poucos abnegados, que ainda pensam em valorizar o seu chão de terra. Esperamos… Alguém tem algo melhor?

1. Sobre OVNIs, tem centenas de artigos na categoria respetiva. Aconselho a leitura desses artigos.

Sobre filmes melhores que esse, tem vários filmes analisados na categoria respetiva.

2. Um filme de “bacoquices”.
    Os EBE’s ou ET’s também ficam sem alguns dentes com um murro bem “aviado” na “carantonha”.
    Os invasores tem um sistema bélico de ataque com “chicote”, que parte tudo à sua passagem. O chicote é feito de uma liga desconhecida neste Universo, pois leva tudo à frente.
    O navio da 2ª Grande Guerra, faz um pião em plena batalha, só com a ancora…???!!!!… e a corrente aguenta-se???
    Uau!!!
    Uma “fita” para comer pipocas, sorrir e “curtir”.

• BetinhoFloripa on 13/07/2014 at 15:03