Os Incrédulos

The_Unbelievers_Poster

The Unbelievers é um documentário que segue os famosos cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss em várias palestras públicas, de modo a promover a racionalidade e a salientar a importância que a ciência tem no mundo moderno.

O documentário inclui entrevistas com alguns famosos: Stephen Hawking, Ayaan Hirsi Ali, Sam Harris, David Silverman, Ricky Gervais, Woody Allen, Cameron Diaz, Sarah Silverman, Bill Pullman, Bill Maher, Stephen Colbert, Tim Minchin, Eddie Izzard, Penn Jillette, James Randi, James Morrison, Michael Shermer, Ian McEwan, entre vários outros.

É um documentário chato, que me parece de publicidade aos dois cientistas. Porque digo isto?
Porque duvido que alguém tenha sido “convertido” por este documentário. Ele é visto por quem já gosta de ciência e de racionalidade. É “pregar aos já convertidos pela ciência”.

É verdade que o documentário não tem qualquer debate com substância.
Também é verdade que o documentário tem somente 75 minutos. Mas infelizmente, o documentário contém muitas imagens e música de fundo desnecessárias. Se tirassem essas cenas, se tirassem as apresentações deles nas palestras, se tirassem as imagens deles a viajar pelas ruas, se tirassem as manifestações, se tirassem várias outras cenas desnecessárias, se calhar dava para incluir um debate mais substantivo.

Por outro lado, pareceu-me um documentário com menor preocupação em defender a ciência e o pensamento científico, e com um maior pendor em atacar o pensamento religioso… promovendo o ateísmo.
Eu até percebo isto, dado o clima social nos EUA. No entanto, estava à espera de um documentário de defesa da ciência e não foi isso que vi.

Gostei quando eles discutem um com o outro. Infelizmente, foi só sobre as crenças religiosas dos políticos (e médicos) e se são relevantes ou não para a vida pública.

Gostei quando Krauss afirma que o Multiverso serve o propósito de um deus criador do universo. Ou seja, eu interpretei como a especulação do multiverso ser basicamente uma religião, em que se acredita sem evidências.

The-Unbelievers-Poster

Algumas citações que me parecem relevantes do documentário:

Ricky Gervais: “Crenças pessoais não mudam os factos. Mas numa pessoa racional, os factos mudam as crenças.”

Ricky Gervais: “Todas as pessoas têm o direito de acreditarem no que quiserem. Assim como eu tenho o direito de pensar que uma certa crença é totalmente ridícula.”

Ricky Gervais: “Eu fico espantado quando alguém me diz que toda a gente tem direito à sua opinião e pode dizer o que quiser… e a seguir me diz que eu devo me calar ao promover o ateísmo.”

Ricky Gervais: “Se deus me deu um cérebro para pensar por mim próprio e se me deu livre arbítrio para eu poder fazer as minhas próprias escolhas, então porque me envia para o inferno por utilizar as ferramentas que ele me deu?”

Ricky Gervais: “Os primeiros cristãos eram chamados de ateus pelos Romanos, porque não acreditavam nos vários deuses. E na verdade, é essa a definição de ateísmo: uma pessoa acreditar em menos um deus que outra pessoa.”

Ian McEwan: “As pessoas realmente não acreditam na vida após a morte. Já fui a vários funerais e as pessoas estão sempre a chorar compulsivamente. Eles sabem que perderam aquela pessoa e que nunca mais a vão encontrar.”

Cameron Diaz: “Eu adoro ciência, porque ela dá-te poder, o poder do conhecimento. Ela permite que não fiques parado nas tuas ideias mas que vás evoluindo no conhecimento do mundo à tua volta.”

Cameron Diaz: “Enquanto a religião diz sempre a mesma coisa há séculos, a ciência aprende e evolui. A religião é limitada em relação à ciência que é mais abrangente. A religião começa há 6.000 anos, enquanto a história que a ciência nos conta começa há 4,6 mil milhões de anos. A ciência dá-nos muito mais informação. E isso assusta as pessoas.”

Cameron Diaz: “Os mitos são como drogas. As pessoas preferem tomar a droga chamada mito, que os faz sentir aconchegados, acomodados, em paz com tudo e dormentes, do que olhar para a realidade de um universo gigantesco. Mas um Universo gigantesco é muito cool, é fantástico e faz-te sentir vivo.”

Stephen Hawking: “Numa democracia, como podem as pessoas decidir sobre assuntos científicos se não entendem a ciência?”

Lawrence Krauss: “Um país com uma população desinformada, é uma ameaça à democracia.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights