Vendo as profundezas do céu

potw1428a

Consegue contar o número de pontos brilhantes nesta fotografia?
(…)
Alguns dos pontos de luz visível mais distantes observados nesta imagem são galáxias cuja luz viajou nove ou dez mil milhões de anos antes de chegar até nós.
Ao estudar galáxias com diferentes idades, os astrónomos podem perceber como é que elas evoluem no tempo, desde as galáxias mais próximas e maduras semelhantes à nossa própria Galáxia, a Via Láctea, até às mais jovens situadas no Universo longínquo, que nos dão informação sobre a infância do cosmos.

Leia o artigo completo, no website do ESO, aqui.

1. Todos esses biomas distantes me dão ao mesmo tempo uma alegria de saber que não estamos sós e uma tristeza de saber que jamais encontraremos nossas caras-metades. Mas pensando bem, e se eles forem como os argentinos? Ah, quer saber? Melhor deixar quieto…

2. Imagem muito bonita. Imagino quantas coisas ainda estão para serem descobertas em um universo tão grande.

3. Todas essas Galáxias, contém centenas de Sóis com Planetas orbitando em sua volta, mundos incontáveis com habitantes.