Porque exploram os americanos o espaço?

moonlanding_nasa_0

Lamar Smith, presidente da Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia do Congresso dos EUA, assinou um artigo de opinião no jornal The Hill que, a meu ver, vale a pena ler.

Lamar defende que Marte é o destino mais adequado para o programa de exploração espacial humana dos EUA. Assim como os primeiros passos na Lua foram pelos americanos, a primeira bandeira a voar num outro planeta do nosso sistema solar deve ser a dos Estados Unidos.

Ao longo do artigo, e tendo em conta o recente 45º aniversário da chegada do Homem à Lua, Lamar compara o feito de 1969 com aquilo que os Estados Unidos podem fazer agora. E coloca quase como sendo uma obrigação dos EUA liderar mais uma vez o mundo: “As grandes nações fazem grandes coisas. O apelo do Presidente Kennedy para a América não era apenas sobre chegar à Lua, foi uma lembrança de que somos uma nação excepcional. Precisamos reacender dentro da NASA o fogo que abriu o caminho para a Lua.”

Podem ler o artigo na íntegra (infelizmente, em inglês), aqui.

1 comentário

  1. Nada como mexer com os brios dos norte-americanos para que abram os bolsos e aumentem os votos de verbas, mas hoje com metas de viagens espaciais mais complexas, o bom senso exige cooperação, não só técnica como financeira, entre vários países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights