A Ucrânia, a Rússia, o Mundo e o Espaço

viktor-yanukovich-ukraine-russia-eu

A decisão da Rússia de retaliar contra os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e outros países que impuseram sanções por causa das actividades russas na Ucrânia não tem, neste momento e ao que parece, qualquer impacto sobre a cooperação espacial existente.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que iria impôr as suas próprias sanções em resposta às sanções impostas pela UE e pelos EUA. No passado dia 7 de Agosto foram revelados os detalhes da contra-resposta russa e verifica-se que concentra-se sobretudo no sector agrícola. Durante um ano, a Rússia vai proibir a importação de carne bovina, suína, aves, carne, peixe, queijo, leite, legumes e frutas dos Estados Unidos, União Europeia, Canadá, Austrália e Noruega. As importações de álcool dos Estados Unidos e da União Europeia não são afectadas. A Rússia planeia aumentar as importações de outros países para compensar.

A Rússia estará ainda e supostamente a considerar sanções acessórias, como a proibição de voos americanos e europeus atravessarem o espaço aéreo russo, bem como sanções para as indústrias de produção de automóveis, construção naval e de aviões, mas não há nenhuma indicação neste momento que a cooperação espacial será prejudicada.

A deterioração das relações em 2014 entre os Estados Unidos e a Rússia, depois da anexação russa da Crimeia (Ucrânia) tem gerado preocupação na comunidade política espacial por causa da dependência dos EUA em relação à Rússia para o transporte de tripulação à Estação Espacial Internacional (ISS) e ainda, por causa dos motores russos RD-180 para o veículo de lançamento US Atlas V. Os Estados Unidos emitiram sanções contra a Rússia várias vezes no passado, mas não parecem ter tido qualquer impacto negativo sobre a cooperação espacial.

Putin reclamou contra as sanções impostas pelos Estados Unidos e aliados, e advertiu que poderão ter um efeito “boomerang”. Ao anunciar as suas sanções retaliatórias, Putin afirmou: “Naturalmente, isso tem que ser feito com muita precisão, de modo a apoiar os produtores nacionais e a não prejudicar os consumidores.” Se o seu desejo de apoiar os produtores nacionais se aplica de forma ampla (e não apenas para o sector agrícola), poderá significar que tentará evitar que empresas russas sejam lesadas, como a Energomash, que produz os motores RD-180, ou as empresas que constroem e lançam o Soyuz à ISS. Contudo, os desejos de Putin não são ainda totalmente claros. A NASA paga a Rússia cerca de 450 milhões de dólares por ano para que os EUA e os outros membros da tripulação não-russos possam voar de e para a ISS. Os dois países, EUA e Rússia, operam conjuntamente a ISS.

A NASA insiste que nada mudou em relação às operações da ISS por causa das tensões geopolíticas, e o lançamento United Alliance (ULA) (que constrói e lança o Atlas V) e o seu cliente Força Aérea vieram já a público dizer que é “business as usualcom os russos . Quanto ao que a ULA paga pelos RD-180s não é público e o senador John McCain solicitou essa informação ao Departamento de Defesa, em Junho passado. Presumivelmente, no entanto, é receita que a Rússia não gostaria de abrir mão

 

(artigo parcialmente traduzido daqui.)

Para saber mais sobre a crise na Ucrânia e as consequências na exploração espacial, clique aqui.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 17/06/2015 at 04:11
    • Responder

    Sugestão:

    Rússia e Estados Unidos competem por parceria espacial com Brasil
    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/06/russia-e-estados-unidos-competem-por-parceria-espacial-com-brasil.html

    • Dinis Ribeiro on 02/06/2015 at 02:25
    • Responder

    Sugestão:

    Can the ISS survive the new cold war?
    https://thenib.com/atmospheric-breakup-49e4a26e9c75

    • BetinhoFloripa on 13/08/2014 at 10:45
    • Responder

    sem falar nas armas atômicas da Rússia..

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL70228-5602,00-GARCOM+DIZ+QUE+ESPIAO+RUSSO+FOI+ENVENENADO+COM+CHA.html

    1. Neste momento o armamento nuclear está em posse de muitos mais países do que a Rússia e os EUA. Vários países europeus têm armas nucleares, até Israel tem!
      Portanto, o armamento nuclear neste momento e neste cenário (UE/EUA vs Rússia) pouca influência têm. Pelo menos por agora. Ninguém quer uma guerra nuclear….

        • BetinhoFloripa on 15/08/2014 at 12:09

        Oi Vera

        Na realidade estav sendo sarcástico qdo falo do suposto assassino do ex-espião russo Alexander Litvinenko, morto em novembro de 2007 por causa de uma grande dose de polônio misturada ao chá que ele tomava. A suspeita é de que Putin teria dado a ordem para matá-lo…portanto, a arma de Putin seria o chá com Polônio…

        Abraços

    • BetinhoFloripa on 13/08/2014 at 10:44
    • Responder

    e o pior é que existe a possibilidade dela voltar…

    http://news.google.com/newspapers?nid=1961&dat=19721118&id=yjojAAAAIBAJ&sjid=vowFAAAAIBAJ&pg=6808,1475892

    1. A Pepsi ou a Coca-Cola?! Nao percebi o comentário….

  1. Infelizmente, a cooperação entre as duas agências espaciais (Roscosmos e NASA) foi afectada não pelas sanções impostas pela Rússia, mas sim pelas sanções impostas pelos EUA. Em princípios de Abril, toda a cooperação entre as duas agências espaciais no que diz respeito às missões não tripuladas e a outros programas não ligados à ISS, foi unilateralmente suspensa por parte dos Estados Unidos.

    1. Olá Rui! : )

      De facto a NASA (e nao o Governo dos EUA) emitiu um comunicado em Abril a impoôr sanções na cooperaçao espacial com a Rússia. Contudo, a NASA tomou essa medida sem o conhecimento do Presidente dos EUA e unilateralmente. A posição inclusive, foi bastante polémica e causou um grande mau-estar na diplomacia norte-americana.
      Não encontrei depois uma posiçao oficial do Governo dos EUA sobre a posição da NASA e se “obrigou” a NASA a rever a sua posição. Contudo, foi uma posição unilateral da NASA e não do quadrante político dos EUA à semelhança das sanções que foram agora aplicadas, tanto pelos EUA e os seus aliados, como por parte da Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights